Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA MAIS 2.105 NOVOS CASOS DA COVID COM 27 ÓBITOS NA TERÇA

Sesab realizará, na próxima quinta-feira (14), a primeira audiência da Consulta Pública para concessão administrativa da implantação, gestão, operação e ampliação do Hospital
12/01/2021 às 20:00
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.105 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.842 recuperados (+0,4%). Dos 515.861 casos confirmados desde o início da pandemia, 499.577 já são considerados recuperados e 6.804 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.553,81), Muniz Ferreira (8.663,43), Conceição do Coité (8.533,00), Jucuruçu (8.174,45) e Itabuna (8.152,97).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 904.662 casos descartados e 122.463 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (12).

  5. Na Bahia, 37.811 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 27 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                      *****
  7. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizará, na próxima quinta-feira (14), a primeira audiência da Consulta Pública para concessão administrativa da implantação, gestão, operação e ampliação do Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas. A audiência acontecerá virtualmente, das 9h às 12h, através da plataforma Teams: bit.ly/PPPHospitalMetropolitano.

  8. “A unidade possui 265 leitos, mas será ampliada pelo parceiro privado, alcançando 330 leitos, sendo 75 de UTI. Estamos em fase de consulta pública e já identificamos o interesse de instituições renomadas no país para gestão”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

  9. De acordo com o secretário, o Hospital Metropolitano será referência para transplante de fígado no estado. A unidade terá ainda dez salas cirúrgicas, serviço de hemodinâmica, unidade de emergência 24 horas referenciada e serviços diagnósticos — laboratório, radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear.

  10. Entre obras e equipamentos, foram investidos mais de R$ 173 milhões. Um dos destaques do projeto é a Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes com casos isquêmicos, hemorrágicos ou acometidos por ataque isquêmico transitório na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa.

  11. Para ter acesso aos estudos técnicos, edital, contrato e anexos, clique aqui. Os documentos também podem ser obtidos na sede da Sesab ou através do e-mail dlc.licitacao@saude.ba.gov.br. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 3115-4195/9693.
                                                    *****
  12. (FEIRA) A realização de festas, shows  e transmissões de jogos em bares e restaurantes permanecem suspensos até dia 25. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico nesta segunda-feira, 11. 

  13. Os estabelecimentos devem encerrar as atividades até as 21h. A decisão vale para lanchonetes, serviços de alimentação buffets, casas de recepções e similares e lojas de conveniências localizadas nos postos de abastecimento de combustível. Todos eles devem seguir alguns protocolos de prevenção a Covid-19 (confira aqui).

  14. Conforme o decreto também foi prorrogada a proibição de venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos localizados em praças públicas, centros comerciais e feiras livres.

  15. O descumprimento das medidas implicará na interdição do estabelecimento, bem como a suspensão e posterior cassação do alvará de funcionamento.

  16. Empresa que presta serviço para a prefeitura de Salvador, a ‘Viverde Serviços Ambientais’, não paga os salários dos trabalhadores terceirizados desde o último dia 6 de janeiro. Os vencimentos são referentes ao mês de dezembro de 2020. Quem não gostou nada da notícia foi o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que recebeu grupo de profissionais para debater o assunto nesta terça-feira (12).

   17. “Ao menos a Secretaria de Administração da prefeitura tem essa empresa como contratada para os serviços internos. O grande problema é o atraso salarial, já começaram bem o ano de 2021. Uma crise infernal que vivemos e os trabalhadores sem seus vencimentos em conta. Tem gente devendo ainda as feiras do Natal e do Réveillon, isso é um absurdo”, declara Suíca.

   18. O edil petista já acionou o SindilimpBA para ajudar a acompanhar o caso. Ele critica a administração do prefeito Bruno Reis (DEM) neste início de ano e utiliza frase do grupo de trabalhadores para pedir mais atenção da empresa com os profissionais. 
  
   19. A primeira-dama de Goiás e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do Governo goiano, Gracinha Caiado, fez uma visita hoje a Salvador para conhecer de perto o programa habitacional Morar Melhor. Gracinha foi recebida no gabinete do Palácio Thomé de Souza pela vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos, e pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

  20. Durante a reunião de apresentação do Morar Melhor, feita pela diretora de habitação e gerente do programa, Cláudia Cavalcanti, houve uma troca de experiências entre as ações executadas em Salvador e as de Goiás. Gracinha Caiado obteve informações detalhadas sobre o Morar Melhor e pôde elucidar dúvidas. 

  21. O objetivo, a partir da visita, é levar a experiência exitosa da capital baiana para o estado vizinho. A primeira-dama também contou um pouco sobre alguns trabalhos sociais que vêm sendo desenvolvidos por ela em Goiás.
20.