Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

O SOBE E DESCE DA SEAB: AGORA SÃO 5.860 CASOS ATIVOS DA COVID NA BAHIA

Continua internado na UTI do Sirio Libanês, em SP, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, acometido da Covid
07/01/2021 às 10:33
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.980 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.431 recuperados (+0,5%). Dos 505.918 casos confirmados desde o início da pandemia, 490.725 já são considerados recuperados e 5.860 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,45%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.442,79), Muniz Ferreira (8.609,54), Conceição do Coité (8.517,98), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.096,20).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 895.305 casos descartados e 123.275 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (7).

  5. Na Bahia, 37.300 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       ******

   8. O prefeito Colbert Filho nomeou, nesta quinta-feira, 7, mais dois integrandes do governo para ocupar o primeiro escalão.  Jairo Carneiro Filho foi reconduzido ao cargo de secretário de Cultura, Esporte e Lazer, e na Superintendência Municipal de Manutenção e Operações, o novo titular é o engenheiro João Vianey Marval Silva. 

   9. A Lei Aldir Blanc garantiu repasses financeiros para área da cultura dos estados e municípios de todo país. Na Bahia, uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) disponibilizou canais de atendimento aos municípios para orientações sobre a efetivação da Lei. Os atendimentos foram realizados via videoconferência, sala virtual, whatsapp e/ou por telefone.

  10. Entre os meses de agosto a novembro, a UPB montou plano especial de atendimento para orientar os municípios. O órgão disponibilizou todo o passo a passo do cadastramento operacional para que os municípios se habilitassem ao recebimento do recurso. Foram realizados eventos de capacitação e criação de sala virtual para ampliar o contato dos técnicos da UPB com as equipes das prefeituras. Os assuntos recepcionados que não se caracterizaram como demanda técnica ou jurídica foram direcionados para OGE.

   11. A Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (FDMCB) foram fundamentais para a efetivação e realização dos eventos de capacitação e disseminação dos canais de atendimento junto aos municípios.

  12. Uma infinidade de cores e formas de todo tipo invadiram o histórico bairro do Comércio para celebrar com vida, arte e religiosidade a chegada do novo ano. Paredes grafitadas, postes, bancos, asfalto, chão e calçadas inteiras servem de tela para os artistas participantes do RUA – Roteiro Urbano de Arte, projeto da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

  13. A iniciativa será entregue em cerimônia simbólica nesta sexta-feira (8), às 9h, na Rua da Grécia – esquina com o Terminal da França, com a presença do prefeito Bruno Reis.

   14. O objetivo é tornar o Comércio uma galeria a céu aberto, requalificando, enriquecendo e humanizando ainda mais o bairro. O projeto foi desenvolvido para o eixo de economia criativa do programa #vemprocentro, que visa transformar e dinamizar o centro de Salvador, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

   15. Após 38 dias de funcionamento, a iluminação natalina da cidade começou a ser desmontada nesta quinta-feira (7). As lâmpadas e objetos decorativos que alegraram o natal dos soteropolitanos serão retirados até a próxima segunda-feira (11) pelos profissionais da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

   16. Apenas a parte central da Vila da Esperança, no Campo Grande, que inclui a catedral e a árvore do caboclo, terá um prazo maior – de até 20 dias – para ser desmontada. A previsão é que a Praça 2 de Julho seja reaberta na próxima segunda-feira e que sejam isoladas as partes que ainda estiverem sendo desmontadas.

   17. Apenas no Campo Grande, mais de 1,7 milhão de lâmpadas foram espalhadas por toda a praça. A grande atração do local, que nesta edição foi batizado de Vila da Esperança, foi o túnel de luz sincronizado com canções natalinas, todo em LED, com 310 metros – um dos maiores do mundo neste gênero. Bem no meio da praça, a árvore de Natal também chamou a atenção, com seus 22 metros de altura.

  18. Por causa da alta demanda, o Vereador André Fraga (PV), divulgou nesta quinta (07/11), uma mudança nas datas das próximas fases do processo seletivo que vai selecionar a equipe de trabalho do mandato.

  19. “Estamos extremamente contentes com o resultado da primeira fase da seleção e as novas datas vão servir para selecionar as pessoas mais preparadas, respeitando nossos requisitos de paridade de gênero e raça”, conta o vereador André Fraga que é o primeiro a propor esta prática na Câmara Municipal de Salvador. 

  20. São 6 vagas, no total, que contemplam as funções de: Coordenação Jurídico-Legislativa, Assistente de Apoio Operacional, Assessoria de Governança e Planejamento, Assessoria de Desenvolvimento Comunitário, Assessoria de Conteúdo e Mídias Sociais e Assessoria de Design e Criação.

  21. O resultado final do processo seletivo será divulgado nas redes sociais do próprio André Fraga, no dia 18 de janeiro de 2021. Dúvidas e outras informações sobre a seleção, basta enviar um e-mail para formacaoandrefraga@gmail.com