O Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia
https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.
2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,46%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.344,83), Muniz Ferreira (8.515,23), Conceição do Coité (8.445,93), Jucuruçu (8.152,53), Pintadas (8.019,55).
4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 886.572 casos descartados e 122.447 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (04).
5. Na Bahia, 36.841 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
*****
8. O Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (5) e vale até o dia 15 de janeiro de 2021.
9. O decreto, que venceria nesta segunda (4), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.
10. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.
11. A Embasa prorrogou até o dia 29 de janeiro as condições especiais de pagamento de contas atrasadas para os usuários de seus serviços, a exemplo de prazo para pagamento da entrada, anistia de multa e juros, entre outras facilidades.
12. “Esta campanha foi pensada para contemplar os usuários dos serviços da Embasa que querem por em dia suas contas atrasadas e precisam de um apoio, pois estão reerguendo suas finanças aos poucos”, explica Thalita Vieira, gerente comercial da empresa.
13. “A pandemia do novo coronavírus ainda está afetando muitas famílias e alguns setores do comércio devido às perdas financeiras provocadas pelos vários meses de isolamento social, em 2020, e pela desaceleração da atividade econômica no chamado novo normal”.
14. As condições especiais de pagamento podem ser simuladas na Agência Virtual Embasa com acesso via web ou por aplicativo ou pelo teleatendimento (0800 0555 195). “Esses canais permitem que o usuário ache a oferta que melhor se adeque à sua condição econômica com segurança e comodidade”, explica Vieira.
15. Para quem preferir atendimento presencial, os postos da Embasa na rede SAC estão funcionando em todo o estado através de agendamento. Além das várias opções de acesso a atendimento e simulação do pagamento facilitado de contas atrasadas, os usuários dos serviços da Embasa ainda podem fazer o pagamento da conta por cartão de crédito ou cartão Elo Caixa do Auxílio Emergencial.
16. A simulação do pagamento na Agência Virtual Embasa permite que cada usuário com débito conheça as facilidades oferecidas e organize, de acordo com sua conveniência e capacidade de pagamento, a melhor forma de quitar suas contas atrasadas.
17. Ainda vivendo uma fase de crescimento de casos de coronavírus, as diferentes regiões do país experimentam protocolos distintos, mas uma coisa é fato comum a todas elas: estabelecimentos como bares, restaurantes e botequins seguem amargando prejuízos acumulados desde março do ano passado.
18. O #GPcomVC, lançado em setembro, que tem por objetivo apoiar esses estabelecimentos visando uma reabertura segura quando ela puder ser realizada – inicia agora uma fase prática junto aos locais que foram selecionados em cada estado. Ao todo, são cerca de 40 mil estabelecimentos beneficiados e um total de investimento de R$ 40 milhões no programa, que é promovido pelo Grupo Petrópolis; que tem em seu portfólio as marcas Itaipava, Petra, Crystal, Cacildis, energético TNT, entre outros.
19. Em alguns desses estabelecimentos, o apoio chegou em momento oportuno. São os casos, entre outros, do Refúgio Restaurante (Itabuna, BA), do bar La Casa (Taubaté, SP) e do Itapuama (Itapissuma, PE). Para os donos e funcionários desses locais, o #GPcomVC acertou em cheio ao identificar a dificuldade de pagamento de folha de funcionários. Agora, com o apoio, o Bar Itapuama, em Pernambuco, terá a segurança pelos próximos meses, de que poderá garantir o sustento de seus colaboradores.
20. "O pessoal do Grupo Petrópolis trouxe para cá para o nordeste a mesma ajuda que foi oferecida lá no Rio, em São Paulo, graças a Deus. A gente está sendo muito bem assistido pelo grupo. Com certeza eu acredito que essa ajuda está sendo uma fortificação para muitos outros pequenos empresários que, como eu, estão muito necessitados", explica Evanildo Alves de Carvalho, proprietário do Bar Itapuama.
18,
21. A campanha “Pés que procuram tênis, tênis que procuram pés” segue recebendo doações até o próximo dia 18. Promovida pela Diretoria de Esporte e Lazer, vinculada à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, a ação tem como objetivo a arrecadação de calçados tipo tênis, que serão destinados a crianças e jovens de sete a 17 anos que moram em bairros carentes de Salvador.
22. As arrecadações serão higienizadas e destinadas para as escolinhas esportivas promovidas pelas comunidades e apoiadas pela pasta. São sete urnas de arrecadação espalhadas pela cidade e a meta é conseguir 270 pares de tênis.
23. De acordo com a coordenadora de Esportes e Lazer, Petruska Araújo, a motivação para a campanha é oriunda da vivência do setor por meio do apoio às atividades esportivas nos bairros. “A inexistência do calçado adequado e protetor durante os treinos e atividades esportivas expõe nossas crianças e jovens a incidentes diversos que podem até mesmo comprometer a funcionalidade dos pés, nos casos mais graves", sinaliza.
24. Quem quiser participar fora deste período da campanha ou saber da atualização dos pontos de entrega, basta entrar em contato com a diretoria de Esportes e Lazer, via WhatsApp, através do número (71) 99640-4742.
Locais e horários para doações:
Associação Atlética da Bahia
Endereço: Rua César Zama, 316 - Barra
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30
Responsável: Fuvio
Clube Bahiano de Tênis
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525 – Barra
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Responsável: Inayara ou Rodrigo
Clube Espanhol
Endereço: Avenida Oceânica, 1404 – Ondina
Horário: De terça a sexta-feira, das 7h às 19h
Responsável: Shirlei ou Tatiana
Costa Verde Tênis Clube
Endereço: Avenida Orlando Gomes, 323 – Piatã
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; e domingos, das 8h30 às 13h
Responsável: Raquel (manhã) e Scarlet (tarde)
Yacht Clube da Bahia
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 3252 – Barra
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h30 às 11h30
Loja do Esquadrão – Dique do Tororó
Endereço: Ladeira da Fonte das Pedras, 432 – box 1 – Nazaré
Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17h30, e aos sábados, das 10h30 às 15h30