Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CALÇADÃO DA BARRA É ISOLADO NO ENTARDECER DA VIRADA DIANTE DA COVID

Bahia tem controle das festas de réveillon para não aumentar infectados pela Covid
31/12/2020 às 11:55
   1. No calçadão da Barra e adjacências entre o Clube Espanhol e o Porto da Barra todos os bares, restaurantes, lojas e outros foram fechados pela fiscalização da Prefeitura a partir das 17h. Como se pode ser na foto a situação é essa: um vazio assustador diante da ameaça da Covid 19, segunda onda. As familias que moram na Barra e no Rio Vermelho - outro bairro onde tudo foi fechado têm acesso às suas residências.

  2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.862 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.587 recuperados (+0,5%). Dos 493.400 casos confirmados desde o início da pandemia, 478.198 já são considerados recuperados, 6.073 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  3. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.318,70), Muniz Ferreira (8.420,91), Conceição do Coité (8.376,87), Pintadas (8.019,55), Jucuruçu (7.944,33).

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 884.927 casos descartados e 123.183 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (31).

  6. Na Bahia, 36.655 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  7. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  8. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                                   *****
  9. O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis, será empossado no cargo em solenidade nesta sexta-feira (01), às 14h30, no plenário da Câmara de Vereadores, na Praça Municipal. Na ocasião, o novo chefe do Executivo municipal vai ler a tradicional mensagem ao Legislativo. O credenciamento para este evento é de responsabilidade da Câmara.

  10. Logo após a posse na Câmara, acontece a solenidade de transmissão de cargo do atual prefeito, ACM Neto, para Bruno Reis, em evento que será realizado na área externa do Palácio Thomé de Souza, também na Praça Municipal. Na mesma ocasião, Bruno Reis empossa os secretários da nova gestão. A solenidade é aberta à imprensa (com identificação funcional), sem necessidade de credenciamento.

  11. Para evitar aglomerações e eventos festivos na virada do ano, a Prefeitura de Lauro de Freitas montou uma operação especial de fiscalização na orla do município, que é tradicionalmente destino de muitos turistas e moradores da região. Por meio de decretos, a Prefeitura proíbe acesso às praias, a realização de shows e festas com aglomerações. A Operação Réveillon terá início às 00h do dia 31 (meia noite desta quarta-feira), sendo finalizada às 23h59 do dia 03 de janeiro.

  12. Com coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTOP) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), a Operação atuará em toda a cidade, mas com foco prioritário nos bairros de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. O secretário da SETTOP, Smith Neto, explica que esses bairros terão uma fiscalização reforçada, por serem os locais que mais apresentam fluxo em feriados e épocas festivas.

  13. “Nosso objetivo é monitorar a cidade inteira, garantindo que as medidas de combate ao coronavírus sejam respeitadas. Montamos essa operação pensando nas características e necessidades de cada região. Manteremos diálogo com a população, para conscientizar e alertar. Mas quando necessário, também haverá punições para aqueles que insistirem em descumprir as normas”, disse.

  14. No bairro de Ipitanga, serão fechados os estacionamentos que ficam em frente ao Centro Pan Americano de Judô. Em Vilas, será realizada blitz educativa, acesso controlado para moradores, bloqueio no entorno do Clube de Vilas e implantação de barreiras nos acessos às praias. 

  15. Já em Buraquinho, haverá restrições educativas até as 16h e bloqueios a partir desse horário. O estacionamento de veículos na região também estará proibido durante todo o período da Operação. As barracas de praias também serão monitoradas, com permissão de funcionamento até às 17h.

  16. A operação também contará com o apoio das demais secretarias municipais, da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Lauro de Freitas e da Guarda Municipal. Além das câmeras instaladas na orla do município, que poderão ajudar a identificar aglomerações e festas irregulares. De acordo com o major Everton Monteiro, comandante da 52ª CIPM, todo o planejamento para o Réveillon visa garantir a segurança pública e a saúde pública do município.

  17. Vanderley Luxemburgo volta ao time do Vasco da Gama como técnico.

  18. Os jogadores do SP e o técnico Fernando Diniz deram um exemplo de como não se deve encarar uma derrota. Partiram para agredir o juiz que, por sinal, marcou o jogo SP 0x0 Grêmio muito bem. Renato Gaúcho ainda deu uma licão a Diniz como se arma um time defensivo para anular o adversário. O Bahia que se cubra. O Grêmio é seu próximo adversário no Campeonato Brasil. O jogo contra o SP foi pela semi-final da Copa do Brasil. No outro lado, venceu o Palmeiras ao América MG, 2x0.

  19. ACM Neto honrou o mandato até o final entregando obras para a cidade. É isso que vale num prefeito e não conversa fiada.

  20. O prefeito ACM Neto oficializou, nesta quarta-feira (30), o novo sistema de licenciamento de Salvador, o BIM (Building Information Model – Modelagem da Informação da Construção). O sistema permite que o licenciamento de construções de alta complexidade seja realizado de forma mais rápida, eficiente e sustentável. Com a ferramenta, o tempo de análise e concessão de alvará para esse tipo de construção passa a ser de 120 dias e não mais de um ano.

  21. A oficialização foi feita pelo prefeito durante a entrega do corredor viário do BRT, na Avenida Juracy Magalhães Júnior, em frente ao Centro Médico Salvador. Essa é mais uma ação do eixo Simplifica do Salvador 360, o maior programa de desenvolvimento econômico, social e de geração de emprego e renda do país.

  22. “Sonhamos isso durante os últimos quatro anos. Essa foi uma das ações previstas no programa Salvador 360, com o objetivo de ativar a economia, de facilitar empreendimentos de grande porte em nossa cidade e de trazer a mais moderna e atual tecnologia a serviço da facilitação do empreendedorismo, da geração de emprego e da dinamização econômica para Salvador”, disse ACM Neto.

  23. Para o prefeito, o sistema fará toda a diferença na hora de o empresário decidir onde vai investir e para onde vai levar o seu empreendimento, além de trazer outro ganho fundamental, que é o da transparência. 

  24. “Tudo será analisado com transparência, objetividade, clareza, rapidez e precisão. O maior ganho para a cidade está relacionado à área da construção civil, que é uma das mais empregadoras. Nós temos uma perspectiva de superação da pandemia, de retomada da atividade econômica, de expansão da construção civil, inclusive do mercado imobiliário, e agora, com o sistema BIM, tudo isso vai ficar muito mais fácil”, afirmou.

  25. Para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, a implantação do sistema é mais um marco de uma gestão moderna que prioriza a tecnologia para promover o desenvolvimento da cidade.

   26.  “Esse sistema é pioneiro no Brasil e vai revolucionar a forma como licenciamos os empreendimentos em Salvador, trazendo mais agilidade, precisão e conquistando ainda mais a confiança do empresário”, disse o secretário.