Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPOIS DA COVID, ANVISA ALERTA PARA SUPERFUNGO DETECTADO NA BAHIA

Enquanto em outros países há consenso e organização, no Brasil o governo federal não se entende com os estados e a vacina contra covid não deslancha
08/12/2020 às 19:28
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.330 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 3.686 recuperados (+0,9%). Dos 428.034 casos confirmados desde o início da pandemia, 408.837 já são considerados recuperados,10.723 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,94%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.678,68), Itabuna (7.063,03), Aiquara (7.040,04), Almadina (6.918,01), Madre de Deus (6.893,28).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 822.258 casos descartados e 116.380 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (08/12).

  5. Na Bahia, 33.356 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                         ******
  8. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta ontem (7) sobre uma investigação do primeiro caso positivo no país de Candida auris, fungo resistente a medicamentos que representa uma séria ameaça à saúde pública em virtude da taxa de letalidade próxima a 60%.

  9. O fungo foi detectado na última sexta-feira (4) no cateter de um paciente internado em um hospital privado da capital baiana. Foram realizadas duas contraprovas, sendo uma no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e outra na Universidade de São Paulo, que é a referência nacional do Ministério da Saúde, testando positivo em todas as ocasiões.

  10. De acordo com o alerta da Anvisa, o fungo apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos comumente utilizados para tratar infecções por Candida. Ele pode causar infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas, sendo fatal, sobretudo, em pacientes com comorbidades. Também há uma propensão em causar surtos em decorrência da dificuldade de identificação oportuna pelos métodos laboratoriais rotineiros e de sua eliminação do ambiente contaminado.

  11. A identificação desse fungo requer métodos laboratoriais específicos uma vez que a Candida auris pode ser facilmente confundida com outras espécies de leveduras, tais como Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisiae. Além disso, pode permanecer viável por longos períodos no ambiente (semanas ou meses) e apresenta resistência a diversos desinfetantes, entre os quais, os que são à base de quartenário de amônio.

  12.O fungo foi identificado pela primeira vez em 2009 no canal auditivo de uma paciente no Japão. Desde então, houve casos identificados em países como Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.
                                                        ******
  13. Já está tudo pronto para a realização da edição especial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que acontece de 10 a 13 de dezembro, em formato em on-line, seguindo o protocolo de segurança em combate à pandemia do novo coronavírus. O Pelourinho, o coração cultural de Salvador, será o grande homenageado da festa literária.  

 14. Mesas temáticas, atividades formativas, saraus, espetáculos adultos e infantis, contação de histórias e shows com artistas baianos fazem parte da extensa programação. Tudo será transmitido ao vivo pelo canal www.youtube.com/flipelo. A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

   15, “A FLIPELÔ acontecerá em uma versão que estamos chamando de especial e vamos fazer uma grande homenagem ao Pelourinho, grande cenário da obra de Jorge Amado, berço cultural da nossa cidade”, declara Angela Fraga, diretora da  Fundação Casa de Jorge Amado. 

  16. “Queremos mostrar ao mundo, com esta edição on-line, como é rica a cultura produzida no Pelourinho, para que no próximo ano mais gente possa estar presencialmente vivendo a FLIPELÔ”, completa Angela Fraga.

   17. O diretor regional do Sesc, José Carlos Boulhosa Baqueiro, destaca as atividades e convidados da FLIPELÔ e reafirma o compromisso do SESC-Bahia no estímulo à produção e difusão artístico-cultural ao celebrar a literatura em mais uma edição da FLIPELÔ, como entidade correalizadora. 

  18. “Neste ano o formato virtual propiciará a realização de mais de 47 atividades online e a participação de 64 convidados, tendo como um dos cenários o Teatro Sesc-Senac Pelourinho”, declara o diretor regional do Sesc.

  19. A Prefeitura já conta com toda estratégia e a estrutura necessária para iniciar a vacinação contra a Covid-19 na capital. Para viabilizar de forma mais ágil a proteção dos soteropolitanos de maneira escalonada, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) elaboraram um Plano Municipal de Imunização que define as etapas da mobilização, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município.

  20. “Estamos com toda estratégia desenhada e preparados para iniciar a imunização assim que o governo federal, por meio da Anvisa, credenciar as doses no país. Já mantemos tratativas com alguns laboratórios produtores da vacina contra a Covid-19 que apresentaram eficácia satisfatória na proteção contra o vírus para aquisição dos imunobiológicos assim que houver a liberação no Brasil”, destacou Leo Prates, titular da SMS.

  21. Para o armazenamento e distribuição das doses, a SMS já dispõe de quatro ultrafreezers de -86°C para o acondicionamento corretos das vacinas que precisam ser conservadas em baixíssima temperatura. Além disso, a pasta vai lançar um registro de compra para a aquisição de outros quatro ultrafreezers, como medida para acelerar a vacinação.

  22. Com a estrutura atual, a rede de saúde de Salvador tem capacidade de armazenar até 160 mil doses em temperatura abaixo de -75°C de uma só vez. Para as vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios que não demandam armazenamento em baixa temperatura, a rede municipal já dispõe de infraestrutura através de câmaras e freezers científicos para acondicionamento e distribuição para a estratégia de imunização.

  23. O governador Rui Costa estará em Candeias nesta quarta-feira (9), às 9h, para inauguração da Unidade Básica de Saúde do município, que servirá à população da região com atendimento médico e odontológico, medicamentos e vacinas, fortalecendo a rede de atenção básica no estado.

  24. A ordem de serviço para a construção da nova unidade de atendimento foi assinada em fevereiro deste ano. Entre obras e equipamentos, o investimento total foi próximo de R$2,5 milhões.

  25. A nova Unidade Básica de Saúde está localizada no Condomínio Nossa Senhora das Candeias I e II, no bairro do Massuim, município de Candeias. O assessor de imprensa Daniel Senna vai acompanhar o governador no local e estará acessível pelo telefone (71) 98232-1944.

  26. A pandemia da Covid-19 exigiu o isolamento social em massa, colocando a população de diversos países em quarentena e levando o sistema de saúde ao máximo em diferentes locais, no Brasil e no exterior.

   27. No meio desse cenário, os exames radiológicos desempenharam um papel fundamental para o entendimento da nova patologia e também para diagnóstico e acompanhamento de pacientes.

  28. A suspeita de que a pandemia resultou em um aumento na procura por exames radiológicos foi confirmada com a realização de um estudo científico específico sobre o tema.

  29. Estudo revela crescimento na realização de tomografias durante pandemia da Covid-19

  30. A pesquisa “Aumento da demanda por TC de tórax devido ao COVID-19 no Brasil” publicada na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical contou com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e da The Masters School (EUA) e também com médicos da Telelaudo.