Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO NOVOS CASOS COVID BA AUMENTA E AULAS SEGUEM SUSPENSAS ATÉ 2/12

O ano letivo na Bahia está perdido nas redes públicas estaduais e municipais
13/11/2020 às 19:30
 1. O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (14) e vale até o dia 2 de dezembro.

   2. O decreto, que venceria neste domingo (15), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas.

   3. A publicação também suspende o recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário nos meses de março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

  4. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.119 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.612 recuperados (+0,5%). Dos 371.378 casos confirmados desde o início da pandemia, 356.425 já são considerados recuperados e 7.051 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  5. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  6. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,48%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.992,95), Madre de Deus (6.703,65), Itabuna (6.702,37), Almadina (6.680,09), Aiquara (6.567,70).

  7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 76.4568 casos descartados e 88.861 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (13).

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                      *******

   9. Com o investimento superior a R$ 8,1 milhões entre obras e equipamentos, o vice-governador, João Leão, e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguraram nesta sexta-feira (13), em Jaguaquara, a duplicação do Hospital Municipal, que é fruto de um convênio entre a prefeitura e o governo baiano.

  10. O vice-governador João Leão destaca que o investimento demonstra o compromisso do Governo do Estado com o povo. “Principalmente com aqueles que dependem exclusivamente do SUS”, afirma João Leão, ao destacar que a unidade passou de 30 para 50 leitos.

  11. Já o titular da pasta estadual da Saúde, pontua que “o governador Rui Costa tem ampliado e descentralizado a assistência à saúde, possibilitando que a população residente na região Sul, cujos municípios de referência são Jequié, Itabuna e Ilhéus, tenham acesso a todas as áreas, desde a maternidade, passando pela pediatria e cirurgias de alta complexidade cardiológicas e neurocirúrgicas e em oncologia”, destaca Vilas-Boas.

  12.Ainda de acordo com o secretário, a unidade duplicou a área construída, passando de 1,5 mil metros quadrados para mais de 3 mil. Por se tratar de uma construção antiga, foi realizada uma reforma completa para adequar o hospital as normas sanitárias vigentes. 

  13. “As intervenções contemplaram rede de gases, alvenaria, pintura, serviços elétricos, hidráulicos, climatização, além da ampliação do centro cirúrgico e da emergência, com a implantação de uma sala de estabilização, bem como a readequação das áreas do ambulatório, cozinha e refeitório”, detalha Vilas-Boas.

  14. A última quarta-feira foi dia de alegria para a Bahia, os baianos e, especialmente, para a mineração. Finalmente o Ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União - TCU apresentou seu voto sobre o processo de licitação da FIOL 1.

  15. Alegria, por que o mesmo já se encontrava há quase 02 anos no TCU e, agora, a continuidade do maior projeto de desenvolvimento econômico da Bahia enfim vai poder ser licitado.

  16. Campanha boa é aquela que transmite esperança, fé, alegria e, é claro, apresenta propostas reais, factíveis. Acreditando ter feito isso Isidorio e Eleusa agradecem de coração a atenção dos eleitores, da imprensa, da sociedade civil organizada, dos sindicatos, associações, enfim, de todas as forças vivas da sociedade soteropolitana. 

  17. "Caso tenha a bênção de ser prefeito da minha cidade natal, Deus continuará sendo meu dono e o povo será sempre o meu único patrão. Estou convicto que junto com o Deputado Estadual Pastor Isidorio Filho, os Senadores Coronel, Otto e Wagner; e nossa vice Eleusa, combatemos o bom combate, terminaremos a campanha guardando a minha fé", diz Isidório.

  18. (FEIRA) Considerando o atual cenário da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, reforça as medidas de higiene e segurança à saúde que o eleitor deverá adotá-las no próximo domingo, 15, dia do pleito municipal. 

  19. Os eleitores deverão, obrigatoriamente, usar máscaras nas seções eleitorais e álcool em gel antes e depois da votação. A recomendação é que o uso da máscara deve ser colocada ao sair de casa, e não apenas ao chegar no local.

  20. Também deverá ser respeitado o distanciamento mínimo de um metro das demais pessoas nas filas e dos mesários, e é recomendado que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

  21. Pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado para Covid-19 nos últimos 14 dias antes da votação não deverão comparecer para votar, procedendo com a justificativa e posterior junto ao Tribunal Regional Eleitoral. 

  22. Dez anos depois da última edição do Terra Madre Brasil e 20 anos após a fundação do movimento Slow Food no país, o tão esperado Terra Madre Brasil 2020 inicia no dia 17 de novembro, às 14h, no YouTube do Slow Food Brasil. O Terra Madre é o maior encontro mundial dedicado à biodiversidade e às culturas alimentares.

   23. A mesa de abertura conta com a presença de Carlo Petrini, presidente do Slow Food Internacional; de Georges Schnyder, presidente da Associação Slow Food do Brasil; de Dionete Figueiredo, gestora da cooperativa Copabase, de Arinos, Minas Gerais, e representante da Fortaleza do Baru; de Wilson Dias, diretor da SDR/CAR, co realizadora do evento; e de Bela Gil, cozinheira, apresentadora, ativista do Slow Food e grande defensora do acesso aos alimentos bons, limpos e justos para todos.

  24.  Com objetivo de impactar positivamente cada vez mais instituições ao redor do País, a Ambev acaba de abrir as inscrições da quarta edição do VOA, programa voluntário de compartilhamento de conhecimento em gestão de recursos e processos para ONGs. 

  25. São mais 50 vagas para organizações de todo o Brasil, que tenham todo e qualquer impacto positivo para a sociedade. A iniciativa, que é gratuita, tem objetivo de apoiar e estruturar melhor as entidades para que elas ampliem sua atuação nas comunidades que trabalham.

   26. Para aqueles que tiverem interesse em participar, é importante que preencham os requisitos do processo seletivo, sendo eles:  (I) Organizações sem fins lucrativos (OSCIP, ONG, OS, Institutos, Instituições, Fundações, etc.) ou qualquer tipo de organização social, incluindo empreendedores sociais e negócios sociais, desde que eles estejam relacionados com os objetivos do programa.  (II) Tempo de existência: (maior ou igual a) >= 2 anos.  (III) Hierarquia participantes: Alta liderança. (IV) Disponibilidade dos líderes da organização para participação nos treinamentos, mentorias e projetos que acontecerão em 2021 online e, também, com encontros presenciais.