Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE PACIENTES ATIVOS COM COVID CAI PELA 1º VEZ NA FAIXA DE 5.318

Número de mortos de várias datas foi de 23 segundo boletim da SESAB
03/11/2020 às 10:59
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 407 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.158 recuperados (+0,3%). Dos 354.983 casos confirmados desde o início da pandemia, 341.975 já são considerados recuperados e 5.318 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,97%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.620,69), Almadina (6.606,88), Itabuna (6.558,86), Madre de Deus (6.485,56), Aiquara (6.185,34).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 726.100 casos descartados e 81.135 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (03/11).

  5. Na Bahia, 29.061 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 23 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                                  ****
  8. Está cancelada a entrega da obra de contenção de encosta na Avenida Heitor Dias, em Salvador, que seria realizada pelo governador Rui Costa na manhã desta quarta-feira (4).

  9. A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para uma vaga de Agente Atendimento Manutenção Elétrica para atuar com manutenção corretiva e preventiva de sistemas como subestações e rede aérea, por exemplo. O cargo exige curso técnico em eletrotécnico completo, experiência em manutenção de sistemas elétricos e disponibilidade para trabalhar em regime de escala. Também é desejável que o candidato tenha carteira de habilitação D e experiência com o pacote office.

  10. Os interessados devem efetuar as inscrições no site www.ccrmetrobahia.com.br, até o dia 5 de novembro. O salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma. 

  11. A CCR Metrô Bahia é uma empresa do Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina. Desde 2013, a concessionária é responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

  12. O Shopping Bela Vista é o primeiro shopping do estado a receber o selo Safeguard do Bureau Veritas. A certificação resulta do trabalho de excelência realizado pelo Bela Vista ao reiniciar suas operações após período de quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, oferecendo condições adequadas de saúde, segurança e higiene. 

  13. Considerado uma referência mundial, o selo Safeguard ajuda na prevenção de riscos específicos em todos os lugares, com equipes altamente treinadas em boas práticas de higiene, garantindo que medidas de proteção sejam adequadamente configuradas e implementadas de maneira transparente.

  14. Jailton Jajai (PTB), atual gestor municipal e candidato a prefeito de Madre de Deus, tem como um dos tópicos de seu Programa de Governo intitulado como "Madre de Igualdade e Inclusão Social".

  15. O acolhimento às famílias de baixa renda é um foco do Programa de Governo. "A nossa candidatura tem passado com muito respeito pelas residências das famílias de nossa cidade. Somos muito bem recebidos, pois a nossa proposta é de defesa e valorização das pessoas . E o cuidado com essas pessoas passa por ações sociais para os lares onde vivem cidadãos com baixa renda", frisou Jailton Jajai.  

  16. Neste sentido, serão realizadas ações de capacitação voltada para os servidores públicos com o objetivo da gestão municipal ser cada vez mais inclusiva. "Também temos como meta melhorar a infraestrutura de atendimento ao cidadão, investindo no acolhimento", frisou.

  17. Salvador tem muito a evoluir em governança ambiental, ações integradas de gestão de impacto de resíduos, eficiência energéticas e educação ambiental. Justamente para suprir tantos e tão relevantes desafios é que o Plano de Governo de Isidório e Eleusa cita inúmeras ações neste área chave do desenvolvimento do século 21.

  18. "Vamos fazer da política de redução de resíduos um dos muitos mecanismos de justiça social da Prefeitura de Salvador e por em prática o projeto CIDADE VERDE alicerçando-o em 4 programas integrados e muito importantes:

  19. Com atividades gratuitas para agricultores familiares, educadores, formadores de opinião e cozinheiros, vem aí a 3ª edição do Terra Madre Brasil (TMB), que acontece entre os dias 17 e 22 de novembro de 2020, em formato online. É o maior evento da gastronomia mundial, e vai reunir as Comunidades Slow Food no Brasil.

  20. Inteiramente dedicado à comida de verdade, o Terra Madre traz rodas de conversa, diálogos, oficinas do gosto, espaços educativos dedicados à cultura alimentar, apresentações artísticas, entre outras atrações, que têm o intuito de compartilhar ideias e questões, projetos da sociedade civil, políticas públicas e alianças com o setor privado, na busca de estratégias comuns, em um contexto de celebração da riqueza, da sociobiodiversidade de diferentes culturas alimentares do Brasil.