Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

POVO FURA BLOQUEIO E VAI À PRAIA MESMO PROIBIDO BANHO DE MAR DOMINGO

Na próxima segunda-feira, 26, a ABIH-BA e a Sefaz vão se reunir por videoconferência com os hoteleiros da capital com foco no incentivo à adesão ao Programa Especial de Incentivos Fiscais à Atividade Turística – Proturismo.
25/10/2020 às 09:32
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 691 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 1.157 recuperados (+0,4%). Dos 344.705 casos confirmados desde o início da pandemia, 330.540 já são considerados recuperados e 6.690 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,41%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.209,25), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.462,72), Madre de Deus (6.367,04), Apuarema (6.030,01).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 702.270 casos descartados e 83.402 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (25).

  5. Na Bahia, 28.395 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.     
                                                                      *****
  8. Uma pequena parte da população de Salvador fura bloqueio e vai às praias, o que demonstra falta de educação. Na praia, ao lado do Farol, chegaram a derrubar a placa barreira (vide foto) de proibição do banho de mar aos domingos.

  9. A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e antecipou futuros. Agora, o cidadão pode usar o celular ou computador, agendar dia e horário, e receber atendimento do SAC sem sequer sair de casa. Isso é possível e faz parte do presente. 

  10. A partir de segunda-feira (26), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também passa a atender através de chamada de vídeo na Rede SAC. O objetivo é orientar, analisar e intermediar reclamações individuais de consumidores. O atendimento deve ser agendado através do SAC Digital.

  11. "Após o agendamento, o Procon-BA entrará em contato com o consumidor por telefone ou e-mail para análise da documentação e descrição dos fatos, visando dar o melhor encaminhamento à demanda. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento e a solução de problemas dos consumidores", explica a diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes.

  12. Além do atendimento do Procon-BA, a Rede SAC já disponibiliza, desde o mês de agosto, atendimentos do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). Um exemplo é o caso de Durcilene Santos, 57 anos, que é uma das quase 600 pessoas com pedidos de pensão recepcionados pela Superintendência de Previdência (Suprev) desde o início da pandemia.

  13. Durante passeio de moto em Brasília neste domingo, 25, o presidente Jair Bolsonaro irritou-se com o pedido de um homem, não identificado, sobre o preço do arroz. O chefe do Executivo fez um passeio hoje por regiões do Distrito Federal acompanhado dos ministros Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, e Braga Netto, da Casa Civil.

  14. Enquanto se preparava para sair da Feira Permanente do Cruzeiro, o mandatário ouviu uma cobrança relacionada à alta no preço do arroz, registrada desde o início de setembro. "Bolsonaro, baixa o preço do arroz, por favor. Não aguento mais", disse o homem.

  15. O presidente respondeu prontamente e em tom irritado: "Quer que eu baixe na canetada? Você quer que eu tabele? Se você quer que eu tabele, eu tabelo. Mas vai comprar lá na Venezuela". Em seguida, sem receber outro comentário do homem, que deixou o local, Bolsonaro disse: "Fala e vai embora". Pouco depois, o mandatário também saiu do local e retornou ao Palácio da Alvorada.

  16. Alguns hábitos e comportamentos, realizados no ‘automático’ devem ser observados e devidamente evitados. Abrir portas, buscar apoio no corrimão de uma escada rolante ou se agarrar nas barras dos ônibus.

  17. O problema é que dezenas, centenas de mãos tocam o mesmo local, todos os dias. Em um destes, a pessoa pode estar com a infecção no organismo e não saber. Como se sabe, o vírus sobrevive durante horas nestas superfícies.

  18. A mudança e adoção de novos hábitos previnem da Covid-19, como levar papel toalha no bolso ou na bolsa, evitar o contato direto da mão com a maçaneta e tentar se equilibrar nos degraus da escada rolante para não tocar no corrimão.

   19. Não da para andar de ônibus em pé sem segurar nas barras. Neste caso, a necessidade exige que o passageiro leve, no bolso ou na bolsa, um frasquinho com álcool em gel para higienizar as mãos imediatamente após desembarcar do veículo.

  20. Durante o período em que estiver na rua ou dentro de um veículo de transporte de massa a pessoa não deve colocar a mão na boca ou tocar nariz e olhos, que são portas de entrada para este e outros vírus. Tirar o corpo do automático.

  21. A adoção de hábitos simples no dia a dia ajuda a prevenir a infecção, visto que a vacina ainda demandará tempo para ser oferecida à população. Álcool em gel, máscara, distanciamento é a combinação perfeita para não pegar a Covid-19.

  22. Na próxima segunda-feira, 26 de outubro, às 16h, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia – ABIH-BA e a Secretaria da Fazenda Municipal de Salvador – Sefaz vão se reunir por videoconferência com os hoteleiros da capital baiana com foco no incentivo à adesão ao Programa Especial de Incentivos Fiscais à Atividade Turística – Proturismo. 

  23. Os hotéis têm até o dia 30/10 para se cadastrarem no Proturismo e garantirem desconto de 40% no IPTU de 2021. Durante o encontro também serão esclarecidas dúvidas sobre o Programa de Parcelamento Incentivado – PPI.

   24. De acordo com Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA, este benefício foi solicitado pela entidade à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult e a demanda foi atendida pela Prefeitura de Salvador e Câmera de Vereadores. “Nossa preocupação agora é orientar os hotéis que ainda não fizeram a adesão para que não percam o benefício. O IPTU é uma das maiores despesas dos hotéis e poder obter 40% de desconto é, com certeza, um dos incentivos necessários para a retomada do segmento”, explica.

   25. O pedido de adesão ao Proturismo é realizado junto à Sefaz Salvador com o preenchimento de dados cadastrais atualizados do requerente e do imóvel. Para mais informações acesse o site da ABIH-BA por meio do link encurtador.com.br/sxMZ9.