Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA CORONAVIRUS ENFRENTA ONDA DE CALOR EM SALVADOR NESTE OUTUBRO

Na Bahia seguem infectados pela covid 19 um total de 6.595 pessoas e a Sesab informa hoje 36 óbitos
07/10/2020 às 19:53
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.834 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.633 curados (+0,5%). Dos 319.981 casos confirmados desde o início da pandemia, 306.365 já são considerados curados e 6.595 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,49%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.955,33), Almadina (6.551,98), Madre de Deus (6.167,92), Itabuna (6.167,25), São José da Vitória (5.532,97).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 641.241 casos descartados e 78.200 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (7).

  5. Na Bahia, 26.639 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 36 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

   7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *****
  8. Em comemoração ao Dia das Crianças, a Polícia Militar da Bahia, por meio do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), distribuirá 600 brinquedos para crianças atendidas por duas instituições na capital baiana. Nas ações, palhaços e o animador Chiquinho estarão presentes para alegrar a criançada.

   9. A primeira entrega dos 300 brinquedos será realizada nesta quinta-feira (9), às 10h, para mais de 100 crianças com necessidades especiais atendidas pela ONG Lar Vida, localizada na Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada Velha do Aeroporto. Já a segunda distribuição será realizada na próxima semana em data a ser definida.

   10. A arrecadação dos brinquedos é resultado de uma doação espontânea de policiais militares, de empresas que aderiram à ação e da comunidade em geral. Os eventos de distribuição atenderão aos protocolos de segurança estabelecidos para o período da pandemia do novocoronavírus (Covid-19).

  11. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, nesta semana, uma série de atividades voltadas à campanha do Outubro Rosa. Até sexta-feira (9), lives e encontros virtuais serão realizados com a promoção de ações que intensifiquem o cuidado à saúde das mulheres, como a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como debate sobre a violência contra a mulher.

   12. Realizado pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, iniciativa desenvolvida pela SEC, o bate-papo "Maria da Penha no Outubro Rosa" acontece nesta quarta-feira (7), às 17h, no canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no endereço https://bit.ly/3iww4Yt. 

  13. A live vai contar com a comandante da Ronda Maria da Penha - Salvador, Major Flávia Barreto, e a mediação da psicóloga Jaqueline Noronha, além das participações da superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, e da coordenadora do Programa Saúde do Professor, Elisabete Dias.

   14. No mesmo ambiente virtual, acontece na sexta-feira (9), às 16h30, o bate- papo "Prevenção do câncer de mama, tire suas dúvidas", com a mastologista do Centro Estadual de Oncologia (CICAN) e do Hospital Aristides  Maltez, Thaís Argolo, com mediação da psicóloga Ariana Arantes.

   15. Ainda na programação, acontecem encontros com educadoras dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), que serão conduzidos pelas profissionais da equipe de Atenção Integral à Saúde do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (PLANSERV), pela enfermeira Marleide Silva e pela assistente social Denise Ferraz. Os encontros acontecem pelo Google Meet, em três sessões: terça-feira, dia 6/10, às 16h30 (NTE 01 ao 09); quarta-feira, dia 07/10, às 10h30 (NTE 10 ao 18); e quinta-feira, dia 08/10, às 16h30 (NTE 19 ao 27).
12. plo disso 

   16. Mais do que um problema de saúde pública, a pandemia do novo coronavírus se revelou também um grande desafio à economia. Só na Bahia, 86% das empresas tiveram redução no faturamento durante a crise provocada pela pandemia, de acordo com dados do Sebrae no estado. Os efeitos não param por aí. 18,7% dos baianos perderam seus empregos no período, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

   17. Diante desse cenário, buscar maneiras de se reinventar para lidar com a nova realidade socioeconômica tem sido uma saída. O administrador e professor da UNIFACS, Anderson Freitas observa que tanto os negócios quanto as pessoas podem encontrar novas oportunidades em meio aos desdobramentos da pandemia.  

   18. Um exemplo disso foi a aposta no incremento do serviço de entregas em domicilio por parte de muitos negócios: houve desde aqueles que não trabalhavam com o regime de entrega e passaram a adotar até outros que já usavam, mas ampliaram o serviço. Projeções da plataforma Statista indicam que o mercado de delivery deve faturar US$137,6 bilhões até 2023.  

   19. Outro exemplo de reinvenção pode ser observado no mercado de eventos Nesse período, muitos prestadores de serviço da área passaram a oferecer os chamados “eventos na caixa”, quando os serviços de ambientação/decoração e buffet são contratados e entregues em casa. Assim, as pessoas podem celebrar no próprio lar e por meio da tecnologia se conectarem com amigos e familiares para comemorar aniversários, casamentos, formaturas e bodas.  

   20. Os próprios prestadores do serviço podem entregar kits do evento como plaquinhas, doces e bebidas nas casas dos convidados indicados pelo contratante. Abaixo, o professor da UNIFACS elenca algumas possibilidades para quem está em busca de alternativas para as adversidades decorrentes da pandemia.  

  21. Contribuintes com crédito do Nota Salvador têm até o dia 31 de outubro para transferir o valor para o IPTU a ser pago em 2021 de qualquer imóvel residencial ou comercial localizado em Salvador. O imóvel, inclusive, não precisa pertencer ao CPF cadastrado no programa.

  22. Não existe valor mínimo para transferência. O CPF do detentor dos créditos, ou do proprietário do imóvel, caso sejam pessoas diferentes, não pode ter pendências no Cadin (cadastro informativo municipal). O Nota Salvador é o programa municipal que oferece benefícios e prêmios para quem solicitar a nota fiscal em serviços tributados pela Prefeitura.

  23. Os soteropolitanos que estavam com saudade de aproveitar dias mais quentes na cidade já podem usufruir destes momentos neste início de outubro. E a previsão é que o calor continua ao longo de todo o segundo mês de Primavera, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal). 

  24. Segundo o meteorologista do Cemadec Giuliano Carlos do Nascimento, a elevação na temperatura ocorre em função da transição entre o Inverno e a Primavera, bem como a proximidade cada vez maior do Verão. “Com isso, as massas de ar quente e seco que normalmente surgem sobre o continente favorecem o bloqueio atmosférico, impedindo a formação de nuvens e assim elevando as temperaturas”, disse Nascimento.

  25. O profissional explicou ainda que a expectativa é que durante este mês as chuvas se mantenham dentro da normalidade climatológica ,que é de 95,2 mm. Esse índice é definido com base em um arquivo de dados meteorológicos de determinada região ao longo de 30 anos. 

   26. “Essas chuvas são mais frequentes durante a madrugada e no início da manhã, com intensidade fraca, mas não se descarta a possibilidade de chuvas com intensidade moderada. No entanto, essas precipitações costumam ser mais presentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”, pontuou.

  27. A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) convoca, nesta sexta-feira (9), para aferição de sua declaração por Comissão de Heteroidentificação, os candidatos que se autodeclararam negros no concurso para Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, assim como do concurso para Oficial Médico e Odontólogo da PM.

  28. A convocação será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta (9), com um total de 2.447 candidatos que se autodeclararam negros e foram aprovados na 2ª Etapa (prova discursiva) dos Concursos regidos pelos Editais Saeb 02/2019 e 03/2019. Destes, 2.417 são candidatos a Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros, enquanto 30 são candidatos a Oficial da Polícia Militar.

  29. Os convocados devem seguir os procedimentos para heteroidentificação divulgados no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br ) e no site da realizadora do concurso (www.ibfc.org.br).  Em virtude dos riscos à saúde pública gerados pela Pandemia da COVID-19 e como forma de prevenir a disseminação da doença, a verificação da autodeclaração será realizada de forma on-line. 

  30. Para evitar aglomerações, os 2.447 candidatos deverão encaminhar toda a documentação, inclusive fotos e vídeos, através de um sistema virtual, disponibilizados pela realizadora do concurso.