Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB APONTA QUE SOMENTE 2 MUNICÍPIOS NA BAHIA NÃO HÁ CASOS DE COVID

Na Bahia, 20.217 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
27/08/2020 às 07:37
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.832 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,2%) e 3.147 curados (+1,4%). Dos 247.853 casos confirmados desde o início da pandemia, 231.153 já são considerados curados e 11.522 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 415 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (30,64%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (5.655,20), Ibirataia (5.237,72), Dário Meira (4.808,59), Itabuna (4.666,94) e Salinas da Margarida (4.608,41).

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 459.780 casos descartados e 86.555 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (27).

   4. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 62 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                     ******
  5. Esta sexta-feira (28) será a última oportunidade este ano para se imunizar contra a gripe em Salvador, com a finalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Iniciada em 23 de março, a estratégia alcançou a meta de 90% da população imunizada com mais de 831 mil doses aplicadas.

   6. As doses estão disponíveis em todas as 142 salas de imunização da rede municipal, das 8h às 17h, além dos outros três pontos que funcionam em sistema drive-thru, das 8h Às 14h: na Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula, no Atacadão Atakarejo de Fazenda Coutos e no Outlet Center.

  7. O empenho das equipes na ação e a procura da população evitou sobrecarga dos leitos de hospitais e emergências nesse momento delicado de pandemia do novo coronavírus.

  8. "É importante aproveitar esse último momento para atualizar a proteção ao sistema imunológico, para evitar que a doença não se propague com intensidade, ainda mais na estação mais fria do ano”, explicou a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos.  

  9. Devem receber a dose idosos, trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte público e portuários, além de gestantes, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), pessoas com deficiência e crianças de seis meses a menores de seis anos.

  10. O Governo do Estado inicia na próxima segunda-feira (31), a testagem para o novo Coronavírus no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Esta é a primeira etapa da testagem de estudantes, professores e funcionários na capital, depois que a ação foi realizada em Ipiaú, Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Uruçuca e Jequié, municípios com altos índices de contaminação. 

   11. A iniciativa faz parte de uma série de protocolos que vem sendo realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) de retomada das atividades letivas, mesmo sem a data de retorno ainda definida. Uma novidade é que diferente dos outros municípios onde foi feita a testagem rápida, em Salvador, serão realizados testes do tipo PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

   12. A testagem envolverá, nesta primeira etapa, 12 escolas estaduais localizadas no subúrbio, com a previsão de alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. A testagem será feita das 8h às 12 e das 14 às 18 horas. De acordo com a programação, cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar, de modo a evitar aglomerações.

  13. (FEIRA) O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) vai disponibilizar neste sábado, 29, e domingo, 30, postos de vacinação contra raiva através de drive-thru, na Praça Coronel Tertuliano Almeida, mais conhecida como Praça da Kalilândia, no estacionamento da UniFTC, bairro SIM, e na sede do CCZ. O atendimento será das 8h às 13h.

  14. A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, salienta que a vacinação é importante para garantir a prevenção de animais e humanos contra a raiva. “Ao vacinar o animal, a pessoa estará protegendo o pet e também a sua família, pois estamos falando de uma zoonose que acomete todos os mamíferos e que é letal em seres humanos”.

  15. Esse ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a imunização de cães e gatos também pode ser feita no esquema drive-thru, na sede do CCZ, localizada na Av. Eduardo Fróes da Mota, s/n, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Durante a campanha de vacinação, o atendimento aos sábados será das 08h às 13h.

  16. Tudo começa com um cigarrinho. Muitas vezes pela influência em ter visto alguém próximo fumar. Em questão de tempo, no entanto, começa a se tornar hábito, a trazer um falso alívio para a ansiedade e vai deixando o corpo dependente da nicotina. O problema é que o cigarro provoca dezenas de doenças e pode levar à morte.

   17. É por isso que o dia 29 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado para conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo. De acordo com o estudo Vigitel 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, Salvador é uma das cinco cidades com menor índice de fumantes com idade a partir de 18 anos, com 5,4% da população. No Brasil, esse número é de 9,8%.

   18. Para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o baixo índice é resultado da existência do Programa de Controle do Tabagismo na cidade, aliada à legislação municipal. Uma delas é a 7.651/2009, que proíbe o uso de cigarro ou qualquer outro derivado do tabaco em ambiente coletivo total ou parcialmente fechado.

   20. O diretório do Partido Republicanos na Bahia manifestou o apoio integral à pré-candidatura de Son Gomes para a prefeitura de Itabuna e defendeu uma ampla mobilização das lideranças itabunenses da agremiação para viabilizar a sua candidatura, com a ajuda  dos vereadores e pré-candidatos à Câmara Municipal.

  21. O presidente do Repúblicanos, deputado federal Márcio Marinho  falou do carinho e do respeito que tem por Itabuna, cidade polo do Sul da Bahia e tem merecido atenção especial do partido,  o qual tem investido no seu crescimento e no seu fortalecimento econômico e político.

  22. Ele fez estas declarações ao lado do deputado estadual Jurailton Santos, que também é uma das lideranças do Republicanos na Bahia, destacando após uma reunião do diretório estadual a decisão  toda a sustentação que a pré-candidatura de Son Gomes merece, inclusive com o apoio do presidente do diretório municipal José Carlos Trindade. A pré-candidatura tem o apoio de outros  quatro partidos.