Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR NÃO ABRE FASE 3 E PREFEITO CONTRARIA SEU PRÓPRIO DECRETO

As provas do ENEM, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
24/08/2020 às 10:45
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.158 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.433 curados (+0,7%). Dos 237.208 casos confirmados desde o início da pandemia, 219.941 já são considerados curados e 12.286 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,49%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.941,43), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.257,36), Itapé (4.189,02) e Ibirataia (4.120,95).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 440.173 casos descartados e 84.172 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (24).

  5. Na Bahia, 18.929 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 76 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                     *****
  7. O prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que não há pressa em autorizar a fase 3 da flexibilização das atividades econômicas em Salvador. Neto ressaltou que os últimos números de ocupação de leitos, mesmo com a oscilação dos fins de semana, deixam a prefeitura mais tranquila, porém sem a euforia de poder liberar de forma apressada a retomada de todas as atividades na cidade.

   8. “Não precisamos ter pressa em autorizar atividades como parques, cinemas, teatros ou clubes. Tivemos neste último fim de semana, do sábado, 22, para o domingo, 23, a taxa de 54% de leitos ocupados. Isso ainda mostra que precisamos ter calma”, disse.

   9. Neto comentou ainda sobre a liberação de atividades em clubes sociais. Atividades que possam ser controladas já foram autorizadas em algumas entidades, porém atividades coletivas, que geram aglomerações, ainda estão proibidas.

  10. “Atividades controladas internamente, nós liberamos. Uma coisa é o indivíduo ir ao clube realizar uma atividade, outra coisa é a pessoa ir tomar cerveja com a turma na beira da piscina”, pontuou durante evento nesta manhã, quando a gestão municipal entregou a 590 famílias do Alto do Cabrito, aquela que é considerada a maior geomanta instalada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) na capital baiana.

  11. A Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou cerca de 15 mil cães e gatos em Salvador na primeira semana da estratégia iniciada no último dia 17. O número é considerado baixo, uma vez que, a meta é vacinar, pelo menos, 180 mil animais na cidade, portanto, os tutores dos bichos devem estar atentos ao calendário vacinal.

  12. A partir desta sexta-feira (28), a Campanha acontecerá de forma pioneira na modalidade de drive-thru, onde os animais serão vacinados exclusivamente dentro do carro, para facilitar o acesso as doses. Esse serviço funcionará nos próximos quatro finais de semana, sempre às sextas, sábados e domingos, das 09 às 16:00 em dois pontos da cidade: Arena Fonte Nova e na Praça do Sol, no bairro de Periperi.

  13. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos e sagüis, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato.

  14. “Neste momento de pandemia vamos ampliar os horários para que não haja nenhum tipo de aglomeração em filas com o sistema drive-thru. A vacinação é a única forma de prevenir a raiva, uma doença com quase 100% de letalidade, por isso, após dois anos sem a mobilização na cidade, os ‘pais’ dos bichos devem aproveitar a oportunidade para demonstrar o cuidado com seus ‘filhos’”, explicou Danielle Dantas, chefe do setor de raiva e veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

  15. Além dos drives, a ação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h em mais de 92 postos de saúde espalhados pela cidade. Neste período de Campanha, os agentes de combate às endemias percorrerão as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes nas quintas e sextas-feiras.

  16. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, nesta terça-feira (25), mais uma aula on-line voltada para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo  Projeto ENEM 100%. A aula será com o professor de História, Paulo Serrão, com  transmissão pelo canal do YouTube "Educação Bahia".

   17. As aulas virtuais do Projeto ENEM 100% acontecem sempre às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h, e seguirão até 18 de setembro, envolvendo diferentes  componentes curriculares.  A iniciativa faz parte de uma série de atividades lançadas pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o exame. No Portal da Educação, o estudante ainda tem à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas. 

   18. As provas do ENEM, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

  19. Mais um foragido da Justiça foi preso com apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Polícia Militar da Bahia, no último sábado, 22/08, em Teixeira de Freitas/BA. Réu em ações penais por participação em crimes como tráfico de drogas, roubo e homicídio, L.R.F.S vinha sendo investigado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e pelo GAECO - Regional de Montes Claros, em apoio à Promotoria de Justiça de Bocaiuva/MG, comarca onde os crimes foram praticados.

   20. No ato da prisão também foram apreendidos cartões bancários referentes a contas aparentemente criadas mediante uso de documentos falsos. A primeira tentativa de captura foi realizada no estado de São Paulo, mas o criminoso conseguiu se evadir, juntamente com outros foragidos da Justiça mineira também investigados e réus em procedimentos extrajudiciais e ações penais por tráfico de drogas e homicídio.

   21. Outros dois foragidos da Justiça mineira também foram presos com atuação do MPBA, no dia 10/08, na cidade de Teixeira de Freitas/BA, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal da Bahia: S.P.B, foragido da comarca de Montes Claros/MG, e A.A.S.F foragido da comarca de Janaúba/MG. A ação foi resultado do desdobramento da primeira fase de diligências iniciada pelo MPMG.

  22. O MPMG solicitará o recambiamento dos criminosos capturados para que respondam pelos delitos em apuração ou objeto de ação penal perante a Justiça mineira.