Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CASOS DE COVID-19 CAEM PARA 1.856 NA BAHIA E NÚMERO DE MORTOS SÃO 72

Na Bahia, 18.898 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
23/08/2020 às 10:40
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.846 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 4.247 curados (+2,0%). Dos 236.050 casos confirmados desde o início da pandemia, 218.508 já são considerados curados e 12.637 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,50%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.941,43), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.257,36), Itapé (4.189,02) e Ibirataia (4.120,95).

   4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 437.657 casos descartados e 85.499 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (23).

   5. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 73 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                  *****
   6. Recordações de uma vida dedicada à busca pela Justiça e agradecimentos à família, aos colegas do Ministério Público estadual e aos membros da magistratura, marcaram o discurso de posse do promotor de Justiça Luiz Eugênio Miranda no cargo de procurador de Justiça.

  7. Ele foi empossado no cargo durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça presidida pela procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti, que destacou a atuação “ética, honesta, discreta e eficiente” de Luiz Eugênio no seu trabalho no MP. A PGJ ressaltou sua satisfação pela promoção do colega.

  8.  “As pessoas chegam sempre na hora exata no lugar em que são necessárias. Nesse momento, em que sua trajetória tem um novo começo, no ponto mais alto da carreira ministerial, sei que sua honestidade e ética serão fundamentais para a nossa instituição”, salientou Norma Angélica.

  9. Numa cerimônia mais discreta que as posses convencionais, em respeito às normas sanitárias de distanciamento social adotadas pelo MP durante a pandemia do novo coronavírus, Luiz Eugênio, promovido por antiguidade, foi convocado a assinar o termo de posse pelo secretário geral do MP, promotor de Justiça Alexandre Cruz. 

   10. Em nome da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), o promotor de Justiça Adriano Assis, presidente da entidade de classe, saudou o novo procurador. “Esse momento marca o coroamento de uma carreira marcada por uma afabilidade e uma qualidade técnica que raramente se associam numa mesma pessoa e são uma marca do caráter do colega Luiz Eugênio”, destacou o promotor. 

   11. Luiz Eugênio recebeu da sua filha Alice Vilas Boas Miranda a Medalha da Ordem do Mérito e o correspondente diploma. No seu discurso, o procurador destacou a sua atuação na área de registros civis e fundações e agradeceu o apoio da família e dos amigos.

  12. “Ao longo da minha vida profissional, sempre pautei minha atuação na busca de evitar judicializar questões que poderiam ser resolvidas de forma mais célere, o que hoje é uma orientação nacional do Ministério Público”, afirmou o procurador, destacando a importância de observar sempre com acuidade as normativas legais e o amor que tem pelo Ministério Público e pela carreira ministerial.

   13. A Bahia criou 3.182 postos de trabalho com carteira assinada em julho de 2020. O resultado decorre da diferença entre 34.820 admissões e 31.638 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados nesta sexta-feira (21) e sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

   14. “Este é um resultado importante, que marca o crescimento da geração de postos de trabalho na Bahia em comparação ao mês anterior e também a julho de 2019, lembrando que estamos em um contexto sanitário mundial atípico, da pandemia do Covid-19. Vale lembrar que lideramos no Nordeste e ocupamos a quinta posição no país, quanto à geração de empregos formais em 2019”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

   15. O resultado ficou acima do verificado em julho de 2019, quando 2.275 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo. O resultado também é superior ao registrado no mês anterior, quando 2.533 postos celetistas foram encerrados.

   16. Sete setores geraram postos: Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.692 postos), Indústria geral (+1.359 postos), Construção (+787 postos), Administração pública (+521 postos) postos, Informação, comunicação e outras atividades (+21 postos), Outros serviços (+5 postos) e Serviços domésticos (+1 posto). 

   17. Alojamento e alimentação (-971 postos), Comércio (-181 postos) e Transporte, armazenagem e correio (-52 postos) contabilizaram saldos negativos no mês de julho de 2020.

  18. Análise RMS e Interior – Analisando-se os dados referentes aos saldos de empregos distribuídos no estado, em julho de 2020, constata-se ganho de emprego na RMS e no interior. De forma mais precisa, na RMS foram criados 392 postos de trabalho no sétimo mês do ano e no interior foram geradas 2.790 posições celetistas.