Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID: NÚMERO INFECTADOS ATINGE 15.897 BA E PROFESSORES SÃO TESTADOS

O tributarista Edvaldo Brito estará mais uma vez com seus seguidores amanhã, sábado (15.08), às 11 horas, na terceira aula do curso gratuito sobre tributos no Instagram dele @professoredvaldobrito
14/08/2020 às 18:51
   1. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.038 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,0%) e 3.492 curados (+1,9%). Dos 210.993 casos confirmados desde o início da pandemia, 190.825 já são considerados curados, 15.897 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (32,26%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.740,12), Dário Meira (4.509,80), Itapé (3.960,74), Gandu (3.931,73) e Salinas da Margarida (3.842,47).

   4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 401.255 casos descartados e 83.308 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (14).

  5. Na Bahia, 17.813 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. o  boletim epidemiológico de hoje contabiliza 69 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

   7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     ******
   8. Homologada e publicada pela Assembleia Legislativa da Bahia no Diário Oficial de ontem (13), a Lei 14.274 de 12 de agosto de 2020 coloca ordem a partir de agora na prática de homenagear personalidades com nomes de ruas, praças, escolas e prédios públicos. A normatização é de autoria do deputado estadual Zé Raimundo, que apresentou projeto de lei desde 2013 e foi aprovado recentemente por unanimidade.

   9. E não são só personalidades, como também fatos históricos, bens culturais e naturais, tudo agora tem critério definido e regras claras. Com a nova lei, fica definitivamente proibido dar nome de pessoas vivas, uma distorção que vinha sendo recorrente no estado, infringindo a legislação federal. 

   10. “A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público, móveis ou imóveis, tem sido uma preocupação das autoridades que zelam pelo que é de todos, certamente para impedir a privatização do patrimônio público, ou com outras palavras, a sua patrimonialização. Trata-se de um típico ato de improbidade, porque atentatório à administração pública e cercado de maior gravidade, porque propaganda ostensiva e permanente”, argumenta.

   11. O volume de serviços avançou 3,7% na Bahia em junho, em comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (13), através da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

  12. “Essa é a segunda variação positiva consecutiva, e a terceira positiva no ano de 2020. O resultado se deve a uma manutenção da recuperação do setor iniciada em maio, devido às medidas de enfrentamento ao coronavírus que o governo do estado da Bahia vem adotando”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

   13. Os efeitos da pandemia sobre o setor de serviços começaram a ser sentidos nos últimos 10 dias do mês março e se aprofundaram nos dois meses subsequentes. Diante deste cenário, na comparação com junho de 2019, o volume de serviços na Bahia caiu 23,1%, o indicador acumulado no ano retraiu 16,5% e o indicador acumulado em 12 meses decresceu 9,9%. 

   14. Já a receita nominal de serviços cresceu 2,1%, na comparação com maio de 2020, com ajuste sazonal. Na comparação com junho de 2019, caiu 24,3%, o indicador acumulado no ano retraiu 15,3% e o indicador acumulado em 12 meses decresceu 7,6%.

   15. A pedido do Ministério Público da Bahia, a 1ª Vara da Fazenda Pública determinou a extinção do cargo do prefeito eleito de Itabuna, na região sul do estado. Além da perda do mandato, Fernando Gomes (PTC) também teve a suspensão dos direitos políticos por três anos por improbidade administrativa.

   16. O presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Ricardo Xavier (Cidadania), já foi notificado oficialmente sobre a decisão do judiciário e deverá notificar o vice-prefeito, Fernando Vita, para que o mesmo possa ser empossado.

   17. No início do mês de julho, durante um anúncio feito nas redes sociais sobre as ações de abertura do comércio no município durante a pandemia do novo coronavírus, Fernando Gomes fez um comentário que causou polêmica. O até então prefeito de Itabuna declarou que iria reabrir o comércio local “morra quem morrer”.

  18. O tributarista Edvaldo Brito estará mais uma vez com seus seguidores amanhã, sábado (15.08), às 11 horas, na terceira aula do curso gratuito sobre tributos no Instagram dele @professoredvaldobrito. O tema será “Afinal, o que são e para que servem as taxas?” Segundo Brito, muita gente não faz diferença entre taxa, contribuição e imposto, e isso muitas vezes prejudica o posicionamento do cidadão em relação às investidas dos governos no bolso dos contribuintes. 

   19. O curso já foi visto por quase duas mil pessoas e centenas estão interagindo, fazendo perguntas e comentários, além de tirar dúvidas. As aulas continuarão até o final do mês, sempre aos sábados. “Estou muito satisfeito com a aceitação e a interatividade dos participantes. Creio que essa é uma grande contribuição para esclarecer e fortalecer o cidadão”, comemora Brito.  

   20. O  Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade Baiana de Direito e Gestão retomou com os atendimentos pausados por conta da pandemia. O NPJ oferece serviço jurídico à comunidade carente de Salvador, sem qualquer custo. 

  21. Com o novo normal, estabelecido com a pandemia, a partir de agora, o atendimento do NPJ aos assistidos ocorrerá de forma virtual, através de uma plataforma própria da faculdade. Os atendimentos podem ser agendados de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h no telefone: 71-99910-3321

  22. De acordo com o coordenador do NPJ, professor Antonio Adonias, os atendimentos já estão ocorrendo, no entanto, como não é possível recolher os documentos e assinaturas de representação - necessários à propositura da ação -, o NPJ ainda não pode ajuizar as demandas.  

   23. O NPJ conta com toda a estrutura necessária para o atendimento dos assistidos e para o fornecimento do estágio aos estudantes da Faculdade "Buscamos prestar um serviço de excelência, atuando nos moldes de um escritório modelo, voltado para a eficiência e o acompanhamento individualizado dos casos que lhe são submetidos", explica Adonias.