Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CASOS ATIVOS DE COVID NA BAHIA SOBE PARA 15.420 E 67 ÓBITOS EM 24 H

Na Bahia, 17.611 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
13/08/2020 às 18:49
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.935 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,9%) e 2.889 curados (+1,6%). Dos 206.955 casos confirmados desde o início da pandemia, 187.333 já são considerados curados e 15.420 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 414 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (32,38%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.612,01), Dário Meira (4.481,79), Gandu (3.919,39), Itapé (3.823,76) e Itajuípe (3.767,51).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 395.261 casos descartados e 82.842 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (13).

   5. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 67 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                      ******
  6. A retomada das aulas presenciais na Bahia pode ser uma realidade a partir do mês de setembro, segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas. A declaração foi dada em entrevista ao CORREIO, realizada na manhã dessa quarta-feira (12). “Inicialmente, se está pensando em retornar progressivamente a partir do mês de setembro, mas isso depende de como vai se comportar o número de óbitos. Se não for em setembro, vai ser em outubro”, afirmou.

   7. Para o secretário, a volta às aulas pode acontecer ainda esse ano, mesmo em plena pandemia do novo coronavírus, se for feita de forma organizada. A definição dos protocolos de retomada e da data exata de retorno será feita por um grupo de estudo composto por outros agentes do governo estadual. “Não sou eu quem define a previsão. Isso está sendo discutido dentro de um grupo que envolve também a Secretaria de Educação e o próprio governador”, explicou.

  8. Um dos homens públicos à frente das decisões referentes ao combate ao coronavírus no estado, Vilas-Boas não tem tido muito tempo livre. Mesmo assim, encontrou um espaço na agenda para receber a reportagem enquanto se deslocava do Hospital Ernesto Simões Filho, na Caixa D’agua, para o seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

   9. Ele tinha acabado de entregar as obras de requalificação do Complexo de Saúde César de Araújo, em Salvador, que abriga, dentre outros hospitais, o Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), que é uma das unidades de saúde baianas, referência no combate à covid-19. No total, são 80 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para o combate à doença no local.

  10. Até as 14h dessa quarta-feira, 12, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no estado é de 61% e, segundo o secretário, tem caído progressivamente. “O fato de você ter mais leitos disponíveis não torna a população menos aderente às medidas de proteção. Ninguém sai para a rua, pois sabe que vai ter leito de UTI, se precisar. As pessoas que estão deliberadamente se expondo ao risco de se contaminarem fazem isso de forma irresponsável e inconsequente”, defendeu.

  11. Em nota enviada a imprensa, a Embaixada da Rússia no Brasil afirmou que está negociando um acordo sobre a vacina recém-registrada contra a covid-19 com o governo do Estado da Bahia. Sobre isso, Fábio Vilas-Boas disse que as negociações estão paradas, pois o estado aguarda o envio dos estudos científicos da vacina por parte do governo russo. “Só vamos avançar a negociação após eles enviarem os estudos”, garantiu.
                                                                      *****
  12. O Parque Social é uma das entidades participantes da segunda etapa da pesquisa nacional Atlas das Juventudes. A intenção do estudo é mobilizar jovens de diversos perfis da sociedade e identificar a situação e atuação das diferentes realidades das juventudes brasileiras.

   13. Devido à pandemia, a pesquisa será online, entre hoje e 21 de agosto, no site oficial do Parque Social, no endereço www. parquesocial. org. br, ou diretamente pelo link cutt.ly/ atlasdasjuventudes, para que todos os jovens entre 15 e 29 anos falem sobre suas narrativas e compartilhem experiências, desafios e sonhos.

   14. As temáticas envolvem o que é ser jovem; estilo de vida, educação e trabalho; vida financeira; futuros e sonhos; e Brasil, além das considerações sobre esse momento provocado pela Covid-19. A iniciativa é coordenada pela rede Em Movimento e pelo Pacto das Juventudes seguindo as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  15. Após o quarto dia do início da fase dois de retomada das atividades em Salvador, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes infectados com Covid-19 segue no patamar determinado para o momento seguinte de reabertura. O percentual foi de 57% na segunda (10), na terça (11) e na quarta (12). Hoje (13), subiu para 60%. 

   16. Para a cidade ingressar na fase três da retomada, é preciso, além de cinco dias com a taxa de ocupação dos leitos em até 60%, que haja um intervalo de 14 dias entre as fases. Dessa forma, pelo protocolo elaborado conjuntamente pela Prefeitura e governo do Estado, o terceiro momento da reabertura só pode acontecer a partir de 24 de agosto. 

   17. Com cautela, o prefeito ACM Neto salientou hoje (13), durante a inauguração das obras do Caminho da Fé, que as equipes técnicas do município têm acompanhado a evolução dos impactos da retomada diariamente. 

   18. "Vamos ter cautela quando falamos em fase três da retomada. Ainda vamos avaliar os impactos da fase dois no sistema de saúde. Estamos com ampla presença na cidade em termos de fiscalização, de operação, para que os protocolos sejam cumpridos. Ainda temos muito tempo pela frente para analisar o comportamento dos números e taxa de ocupação". 

  19. Dos 692 leitos de UTI adultos que a cidade dispõe para tratamento do novo coronavírus, 397 estão ocupados hoje. Ainda segundo a SMS, das 27 vagas de UTI pediátrica, 11 estão com pacientes. Desde a montagem do plano de reabertura das atividades, a Prefeitura tem ampliado a oferta, o que deu segurança à retomada de atividades econômicas, culturais e religiosas. Somente em julho, antes da fase um, iniciada no dia 24, foram entregues 99 novos leitos.