Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ZEBROU: TAXA DE OCUPAÇÃO LEITOS SOBE PARA 75% E BARES NÃO VÃO ABRIR

Pergunta socrática: se o número de casos novos na Bahia caiu para 1.550 por que a taxa de ocupação de leitos UTI em Salvador subiu para 75%?
02/08/2020 às 14:49
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. (BRASIL) O Brasil registrou 541 novas mortes e 25.800 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo balanço divulgado neste domingo (2) pelo Ministério da Saúde. Com os novos números, o país tem agora 94.104 óbitos e 2.733.677 infectados desde o início da crise sanitária.

  2. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.550 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%) e 2.125 curados (+1,4%). As 55 mortes (+1,6%) registradas neste boletim não representam o quantitativo de óbitos nas últimas 24 horas.

   3. Dos 170.476 casos confirmados desde o início da pandemia, 153.598 já são considerados curados, 13.306 encontram-se ativos e 3.572 tiveram óbito confirmado para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (34,03%). 

  4. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (3.861,64%), Dário Meira (3.632,12%) Gandu (3.601,52%), Itajuípe (3.445,42%) e Ipiaú (3.099,86%).

   6. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, à base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia.

   7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 338.355 casos descartados e 82.684 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (02/08).

   8. Na Bahia, 15.412 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  9. Óbitos: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 3.572 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
                                               ****
   10. Com um aumento de 13% na quantidade de novos casos de covid-19 em relação à semana anterior, o período entre 24 e 31 de julho apresentou o menor crescimento do mês em Mata de São João. O percentual ficou bem abaixo da média das últimas quatro semanas, que foi de 22%,2%. Já a quantidade de pacientes recuperados apresentou um aumento de 55% no mesmo período.

    11. Entre os dias 1 e 31 deste mês, o percentual de curados superou o de contaminados. Em comparação com junho, houve aumento de 193,7% na quantidade de recuperados, frente a 131,5% de novos casos. De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica, 70% dos testados como positivo no município não têm mais a doença.

   12. Esses resultados, aliados às ações de prevenção e a estruturação da Rede Municipal de Saúde, respaldaram a gestão municipal para liberar hoje a retomada gradual de segmentos econômicos que estavam fechados. Nesta primeira fase serão reabertos os restaurantes, os parques temáticos e os pontos turísticos. O prefeito Marcelo Oliveira explica que esta etapa inicial da retomada estava prevista para acontecer há 15 dias.

   13. “Porém o aumento da curva, registrada na primeira quinzena do mês, provavelmente em decorrência do período  junino, nos fez esperar”, explica o prefeito. “Estamos fazendo a retomada, com muita cautela, porque a situação em Mata de São João está controlada, por enquanto, e porque temos um protocolo com regras bem rígidas de segurança sanitária à serem seguidas”, alerta Oliveira.

   14. Se você mora na Bahia, certamente teve ou conhece alguém que foi diagnosticado com chikungunya este ano. O estado registrou mais de 10 mil casos da doença nos últimos meses, representando um aumento de mais de 800% em relação ao mesmo período no ano passado, segundo a Secretária de Saúde da Bahia (Sesab). 
  
   15. A doença, além de desencadear uma série de sintomas já conhecidos pela população, também chama a atenção de especialistas por outra característica que pode ser desenvolvida: a uveíte.

   16. De acordo com Dr. Frederico Faiçal, oftalmologista da Oftalmoclin e HOBrasil, empresas do Grupo Opty, a arbovirose pode provocar uveíte, doença que pode ser inicialmente confundida com conjuntivite viral, mas na verdade é uma inflamação intraocular que, se não tratada, pode comprometer totalmente a úvea, que é uma camada vascular média dos olhos que inclui a íris (parte colorida dos olhos), o corpo ciliar (músculos que controlam os olhos) e a coroide (estrutura que abastece a região com sangue). A inflamação pode atingir ainda o nervo óptico e a retina.

   17. Segundo Frederico Faiçal, catarata, glaucoma podem ocorrer secundário ao quadro inflamatório. Cegueira é um desfecho possível sobretudo nos casos mais graves e naqueles tratados de forma inadequada, fato que demonstra a necessidade de avaliação com médico oftalmologista a todos os pacientes que apresentem sintomas oculares durante as manifestações clínicas da chikungunya.

  18. Para Marta Hercog, oftalmologista da Oftalmoclin, “embora a uveíte tenha causas diversas, como as infecciosas, a exemplo da chikungunya, dengue e zika, seus sintomas são basicamente os mesmos: vermelhidão, dor nos olhos, sensibilidade à luz (fotofobia), baixa visão e moscas volantes, que são relatos de manchas escuras flutuantes no campo visual”. 

   19. Por isso, o problema precisa ser tratado de forma precoce e, havendo qualquer sinal de dor, embaçamento ou vermelhidão, a dica é procurar imediatamente um oftalmologista. Outra orientação no caso das arboviroses é usar repelente e eliminar a água parada, principal ambiente de reprodução do agente transmissor – o Aedes aegypti.

  20. A palestra magna de abertura do Seminário Salvador Cidade Inovadora, promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), será realizada pelo co-fundador do Hack Town Santa Rita Sapucaí, Ralph Peticov. O evento ocorrerá no próximo dia 5 de agosto, das 9h às 21h e  as inscrições devem ser efetuadas através do link https:// doity. com. br/seminario-salvador-cidade-inovadora#about. 

  21. Segundo Peticov, a palestra vai mostrar como a pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí, situada no sul de Minas Gerais, conseguiu se posicionar como cidade inovadora diante de grande metrópoles brasileiras. “A cidade tem 130 dias de eventos por ano, o que significa quase um terço do ano é voltado a cultura, empreendedorismo, tecnologia, música, arte...", completou. 

  22. Avaliando as potencialidades de Salvador, ele afirma que ainda é possível explorar os mercados locais de forma criativa. “Salvador já é mega cultural, e eu acredito que pode explorar mais outras indústrias, trabalhar mais cultura e o entretenimento. Falta explorar mais o Carnaval, extrapolar o tempo, ter outros eventos de cultura e entretenimento o ano todo". 

  23. O tema desta edição do seminário será “Inovação e Sustentabilidade na Real”. O objetivo é debater assuntos e desafios relacionados à temática da sustentabilidade, abordando práticas e soluções inovadoras realizadas por pessoas, cidades e empresas no Brasil e no mundo para serem sustentáveis. 

  24. Representantes da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) foram ao município de Pé de Serra, localizado a aproximadamente 220 quilômetros de Salvador, com o objetivo de entregar 150 cestas básicas a famílias carentes da localidade. As doações, fruto do Projeto “Reconhecimento Solidário” promovido em parceria com um grupo privado de empresas composto pela Ambev, Bauko e Ghisolfi, foram entregues neste sábado (1º de agosto). 

  25. Desde sua chegada ao município, o vice-presidente da ACEB, Marcelo Ramos, ex-jogador de futebol ídolo de times com o Bahia e o Cruzeiro e atual treinador das categorias sub-12 e sub-13 do Esporte Clube Bahia (ECB) foi muito bem recebido pelos moradores da cidade. Ao seu lado, a Coordenadora de Empreendedorismo e Ação Social da Associação, Anne Cristina, fizeram as entregas às famílias pré-cadastradas para recebimento das doações. 

  26. Além de Pé de Serra, foram ou serão contemplados pelo Projeto que está “unindo pessoas por um mundo melhor” famílias dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Vera Cruz e São Sebastião do Passé. Segundo Anne Cristina Ramos, o Projeto “Reconhecimento Solidário” representa uma grande união de forças mais do que necessária para promoção da solidariedade neste momento difícil da história da humanidade. 

  27. “A pandemia de Covid-19 trouxe para nós a oportunidade de ajudar em grande escala aqueles que mais precisam. As ações sociais que promovemos até o início desta crise nos deram a base que precisamos para fazer mais neste tempo em que tantas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade social. A solidariedade  precisa ser mais forte do que a pandemia”, declarou a acebiana.