Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OCUPAÇÃO DE LEITOS COVID SALVADOR SOBE PARA 73% E AMEAÇA 2º FASEAMENTO

Abertura de bares e restaurantes poderá ser adiada se a taxa se mantiver acima de 70% da ocupação de leitos UTI adulto
01/08/2020 às 13:07
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BRASIL) O Brasil atingiu 92.789 óbitos e 2.675.676 contaminações pela Covid-19, com 221 novos óbitos e 9.378 novas infecções desde as 20h desta sexta-feira, informa o boletim das 13h do consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

   2. Desde o primeiro boletim do dia, divulgado às 8h, as secretarias de Saúde de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Distrito Federal atualizaram os dados. O balanço anterior, divulgado às 8h, contabilizava 92.585 mortes e 2.667.241 casos confirmados.

   3. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.772 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,7%) e 3.455 curados (+2,3%). As 54 mortes (+1,6%) registradas neste boletim não representam o quantitativo de óbitos nas últimas 24 horas. A taxa de ocupação de leitos UTI adultos na capital voltou a subir para 73%. 

  4. Dos 168.926 casos confirmados desde o início da pandemia, 151.473 já são considerados curados, 13.936 encontram-se ativos e 3.517 tiveram óbito confirmado para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (34,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (3.861,64%), Dário Meira (3.622,78%) Gandu (3.598,43%), Itajuípe (3.391,73%)  e Ipiaú (3.080,24%).

  5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, à base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página.

  6.  A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia.

  7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 334.831 casos descartados e 84.047 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (01/08).

  8. Óbitos:  A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 3.517 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
                                                                   *****
  9. Em um momento de união entre órgãos em favor da ciência, a solidariedade prevaleceu e deu origem ao projeto Tele Coronavírus, que reuniu estudantes de medicina voluntários para atender pessoas remotamente que tivessem sintomas ou dúvidas a respeito da Covid-19. 

  10. Através do Disque 155, mais de 110.679 pessoas foram atendidas remotamente, quando receberam orientações médicas, evitando o risco de contágio ao sair de casa. Em seus 125 dias em operação, o serviço foi uma das medidas articuladas pelo Governo do Estado para diminuir o número de pessoas nas ruas e assim minimizar a quantidade de casos positivos da doença, enquanto centenas de leitos foram inaugurados ao redor da Bahia.

   11. Apesar do encerramento do Disque 155, os serviços de atendimento à população continuam, de acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pinheiro. 

  12. “A disponibilidade do Tele Coronavírus permanece através do aplicativo Monitora Covid-19 em articulação com equipes de profissionais de saúde, atuando como promotores do bem-estar, identificando precocemente casos suspeitos da doença, facilitando o isolamento prévio desses casos e dos que são enquadrados como suspeitos”, disse. Ela também destacou o espírito de solidariedade e união de todos que fizeram parte do projeto. “Fica aqui o exemplo de que sempre que a sociedade precisar, a comunidade acadêmica, os profissionais de saúde, o poder público e os institutos de pesquisa estarão prontos para se reunir e atender à população”, complementou.

  13. As vagas foram distribuídas entre as ruas Dr. Evandro Baltazar (sete), Pasquale Magnavita (18), Vidigal de Freitas Guimarães (14), Osmar Macedo (20), Mamede Paes Mendonça (20) e Alameda Miami (20). O horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo, de 7h até 0h. 

  14. O pré-candidato a vereador de Salvador, Pedro Godinho (DEM), participou nesta sexta-feira (31) da solenidade de entrega do novo Jardim Brasil, na Barra. Godinho acompanhou a inauguração da requalificação ao lado do prefeito ACM Neto (DEM) e do vice-prefeito Bruno Reis (DEM). A cerimônia foi realizada em respeito às medidas restritivas de segurança, tomadas por conta da pandemia da Covid-19. 

  15. “Fico muito feliz em acompanhar os avanços que a nossa cidade vem alcançando. O nosso Jardim Brasil ficou realmente muito lindo e a população merece”, disse Godinho. 

  16. As obras foram realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada e tiveram um investimento de mais de R$ 2 milhões. Entre as principais mudanças estão a pavimentação em intertravado, meio-fio em granito, passeio em concreto lavado vermelho, urbanização, iluminação, paisagismo e pintura da Igreja Jesus Maria José, além de nova e moderna iluminação da região. Além disso, as ruas Recife, Belo Horizonte, Belém do Pará, Aracajú e Carrascosa também receberam um novo asfalto. 

  17. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) regulamentou, nesta quinta (30), 99 novas vagas de estacionamento rotativo, distribuídas entre seis ruas no bairro da Praia do Flamengo. Do total de vagas regulamentadas,  5% são reservadas para idosos e 5% para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A sinalização horizontal e vertical dos espaços está a cargo da Gerência de Sinalização (Gesin). 

   18. As vagas foram distribuídas entre as ruas Dr. Evandro Baltazar (sete), Pasquale Magnavita (18), Vidigal de Freitas Guimarães (14), Osmar Macedo (20), Mamede Paes Mendonça (20) e Alameda Miami (20). O horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo, de 7h até 0h. 

   19. A modalidade será multi-hora (2h, 6h e 12h). O pagamento junto aos operadores pode ser feito com cartões de débito ou crédito, além de dinheiro em espécie. O condutor pode ainda utilizar o app Zona Azul Digital para adquirir créditos.

  20. A Prefeitura realizou 7.044 testes rápidos para detecção de coronavírus nos bairros do Nordeste de Amaralina, Águas Claras, Cajazeiras VII, VIII, X e XI , assim como na Fazenda Grande I, II, III e IV, desde o último dia 24 até hoje (31). Nessas localidades, cujas medidas restritivas e de proteção à vida foram prorrogadas até a próxima quinta (6), os exames diagnosticaram 1.995 casos da doença. 

   21. A testagem tem sido um importante meio para avaliação da circulação viral na cidade, possibilitando identificar e encaminhar de imediato ao isolamento as pessoas infectadas. A ação, portanto, tem minimizado o risco de disseminação do vírus e salvado vidas. 

  22. Na região de Águas Claras/Cajazeiras VII, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 1.181 testes rápidos, contabilizando 345 casos positivos. Já nas Cajazeiras VIII e X, 1.179 pessoas foram submetidas ao procedimento de detecção, somando 314 casos positivos para a doença. Em Cajazeiras XI, a Prefeitura fez 1.159 testes, identificando 298 pessoas contaminadas. 

  23. Na Fazenda Grande I e II, a testagem foi feita em 1.165 pessoas, sendo que 250 delas tiveram resultados positivos para a Covid-19. Na Fazenda Grande III e IV foram 1.179 testes oferecidos à população, alcançando 311 casos positivos. E no Nordeste de Amaralina, foram 1.181, com total de 477 positivados. 

  24.  A testagem rápida ocorre de forma simples e prática, sendo feita de duas formas: ou através da coleta de sangue retirada do dedo do paciente ou de secreção (swab). Técnicos da SMS fazem a triagem para identificação dos indivíduos com sintomas gripais. Logo depois, uma amostra laboratorial é recolhida e em até 30 minutos é analisada pelos profissionais. 

  25. O resultado é encaminhado ao paciente via mensagem de texto no celular. Em caso positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a SMS entra em contato com a pessoa para realizar as devidas orientações e medidas de controle. 

  26. O youtuber e influenciador digital Felipe Neto aceitou o convite do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para participar de uma reunião na próxima semana que vai discutir o projeto de lei (PL) das fakes news. O PL 2630/2020, que visa combater a disseminação de notícias falsas, já foi aprovado no Senado Federal e está em tramitação na Câmara.

  27. O político e o youtuber trocaram mensagens públicas pelo twitter nesta quinta. Maia saiu em defesa de Felipe Neto, que tem sido alvo de ataques após se posicionar contra o presidente Jair Bolsonaro. Recentemente, o influenciador digital gravou um vídeo para o jornal americano The New York Times em que classifica Bolsonaro como o "pior presidente do mundo" e o compara ao presidente americano Donald Trump.