Na Bahia, 13.238 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. P
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (BRASIL): Nesta quarta-feira (22), o Brasil registrou um novo recorde de número de casos da Covid-19 : em 24 horas, o país teve 67.860 novos infectados, totalizando 2.227.514. O último recorde era de 54.771 casos, registrados no dia 19 de junho. Hoje o mundo alcançou a marca de 15 milhões de casos , segundo a Universidade Johns Hopkins.
2. A pasta afirma ainda que o número de óbitos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) é de 82.771, sendo que 1.284 foram registrados nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade caiu para 3,7%.
3. A contagem de casos realizada pelas Secretarias Estaduais de Saúde inclui pessoas sintomáticas ou assintomáticas; ou seja, neste último caso são pessoas que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença.
4. (BAHIA): A instabilidade e lentidão no sistema e-SUS VE do Ministério da Saúde, que vem ocorrendo desde o último sábado (18), impossibilitou que os municípios baianos registrassem em tempo oportuno, os casos ambulatoriais de coronavírus (Covid-19). Neste sentido, com a retomada do sistema nesta quarta-feira (22), ocorreu o lançamento dos casos acumulados, gerando um crescimento que não representa a realidade das últimas 24 horas.
5. Em virtude dessa falha no sistema ministerial, hoje foram registrados 6.401 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +5,0%), 52 óbitos (+1,8%) e 4.042 curados (+3,6%). Dos 133.245 casos confirmados desde o início da pandemia, 116.246 já são considerados curados, 14.011 encontram-se ativos e 2.988 tiveram óbito confirmado de Covid-19.
6. Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (37,67%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.283,65), Itajuípe (2.776,83), Ipiaú (2.352,15), Dário Meira (2.268,91) e Aurelino Leal (2.150,72).
7. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página.
8. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia.
9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 276.316 casos descartados e 76.944 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (22).
10. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 2.988 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
*****
11. A Estação da Lapa será um dos locais que contará com um posto de vacinação contra sarampo e a influenza. A ação é realizada pelo Distrito Sanitário Centro Histórico - DSCH e acontece na próxima sexta-feira (24), das 9h às 16h.
12. A vacinação contra o sarampo é voltada para adultos de 20 a 48 anos, enquanto a vacina contra a influenza é direcionada para a população em geral. O número de casos suspeitos e confirmados das duas doenças vêm crescendo na Bahia.
13. Desde fevereiro de 2018 o sarampo voltou a circular no Brasil e, até março deste ano, o país registrou 29.233 casos confirmados e 30 óbitos em decorrência da doença. Segundo o Ministério da Saúde, há surtos que permanecem ativos em pelo menos 10 estados.
14. Já a influenza, que também é uma infecção viral aguda, atinge diretamente o sistema respiratório e é considerada uma doença com alta transmissibilidade e com distribuição global ampliada. Possui características tendenciosas a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias.
15. Com o objetivo de evitar deslocamentos e contatos físicos durante a pandemia, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) informa que as prefeituras baianas podem encaminhar por e-mail, até o dia 30 de julho, solicitações de relatórios do IVA - Índice de Valor Adicionado dos Municípios Provisório 2019. O endereço eletrônico é o atendimentoasprefeituras@sefaz.ba.gov.br.
16. A solicitação pode ser enviada e recebida somente pelas prefeituras, secretarias municipais de Fazenda, de Finanças e de Administração ou pelo procurador do município, com ofício timbrado, assinado e anexado em formato PDF.
17. Se o prefeito, secretário ou procurador responsável pelo envio da solicitação possuir e-mail oficial individualizado, com domínio terminado em ba.gov.br, será possível receber da Sefaz-Ba neste endereço os relatórios das bases econômicas do IVA.
18. Caso não atenda aos requisitos para recebimento por e-mail, a prefeitura deve indicar a unidade de atendimento da Sefaz-Ba para recebimento do material solicitado de forma presencial. Mais informações sobre o IVA Provisório 2019 podem ser obtidas no site www.sefaz.ba.gov.br, clicando-se em “Finanças Públicas e Controle Interno”, em seguida em “Informações” e finalmente em “Municípios”.
19. Localidades da região de Cajazeiras receberão, a partir desta sexta-feira (24) e pelo prazo inicial de sete dias, medidas restritivas setorizadas e ações de proteção à vida contra o crescimento da Covid-19. Vão entrar na lista Cajazeiras 7, 8, 10 e 11, além da Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4.
20. As medidas foram prorrogadas em Águas Claras (que integra a mesma região), Castelo Branco e Nordeste de Amaralina, sendo encerradas na Liberdade, Coutos, Fazenda Coutos e Itapuã.
21. O anúncio foi feito na manhã de hoje (22) pelo prefeito ACM Neto, na coletiva em que apresentou veículos e fardamento da equipe de iluminação pública da cidade, no estacionamento do novo Centro de Convenções, na Boca do Rio.
22. "A reabertura de atividades que estavam suspensas para conter o avanço do novo coronavírus, que deve entrar na primeira fase na sexta (24), não vale para os bairros onde há medidas mais restritivas. Essas ações regionalizadas irão continuar mesmo com a retomada, com intensa fiscalização", ressaltou o gestor.