Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS PACIENTES COVID EM SALVADAOR MANTÉM 77%

Na Bahia, 12.466 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
19/07/2020 às 10:09
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. (BRASIL)  O Brasil tem 78.871 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h deste domingo (19), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Desde o balanço das 8h, o DF e quatro estados atualizaram seus dados: BA, GO, MS e TO. Veja os números consolidados: 78.871 mortes; 2.076.635 casos

   2. (BAHIA): Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.931 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,6%), 47 óbitos (+1,7%) e 4.840 curados (+4,9%). Dos 122.169 casos confirmados desde o início da pandemia, 104.544 já são considerados curados, 14.785 encontram-se ativos e 2.840 tiveram óbito confirmado de Covid-19.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 404 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (38,52%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.049,10%), Itajuípe (2.596,26%), Ipiaú (2.079,65%), Dário Meira (1.942,11%) e Aurelino Leal (1.925,24%)

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 262.322 casos descartados e 75.159 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (19).

   5. Óbitos: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 2.840 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.

   6. Um decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT) prorroga o toque de recolher em 14 cidades baianas a partir do último sábado, 18. São elas: Camaçari, Candeias, Conde, Dias d’Ávila, Ibirataia, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.

   7. O toque de recolher é vigente até o dia 26 de julho de 2020, segundo publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Com isso fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h.

  8. Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

  9. Contudo, ainda segundo decreto, ficam autorizados nestes municípios durante os horários de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

  10. Em razão do aumento contínuo de casos de Coronavírus em Mata de São João, a Prefeitura Municipal decidiu manter o toque de recolher até a próxima quinta-feira (23), das 18h às 05h. Esta será a terceira vez em que o município adere à essa medida preventiva. 

  11. De acordo com o Decreto, está liberado o trânsito de pessoas e veículos apenas das 05h às 17h, além do funcionamento de mercados, farmácias, indústrias, bancos, oficinas mecânicas, ótimas, lojas de materiais de construção, estabelecimentos voltados à alimentação e cuidados a animais, postos combustíveis, serviços de segurança privadas serviços e funerários. 

  12. Os demais estabelecimentos só poderão funcionar por delivery, com horário ampliado até às 24h.

  13. O deputado estadual, Marcell Moraes (PSDB), cobrou celeridade na votação do projeto de lei que prevê um auxílio financeiro aos protetores de animais durante a pandemia do coronavírus que assola a Bahia desde março. Durante uma live na TV Assembleia, o parlamentar complementou que, além do benefício, também protocolou a criação de um plano de ação para distribuição de rações para animais de rua. 

  14. “Espero que próxima semana, meus colegas da Assembleia Legislativa, que tem feito um excelente trabalho em meio a essa crise, votem no projeto e reconheçam a urgência que é apoiar os protetores, que em sua maioria, são autônomos e estão passando por dificuldades neste momento, sendo assim, não conseguem ajudar a população de bichos de rua”, apelou Marcell. 

  15. De acordo com a Brigada K9, vinculada ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvador, na capital baiana, o abandono desde o início do isolamento ultrapassou 800%. “Infelizmente, os donos dos animais estão passando por dificuldade econômica, além da ignorância de muitos, em pensar que os animais possam transmitir a doença. As pessoas estão em casa, mas os pets estão na rua sentindo fome, frio e com medo, assim como todos nós, por isso, precisamos nos unir”.

  16. Em meio à pandemia da Covid-19, o Hospital-Dia do Hospital Geral Roberto Santos (HD-HGRS) completa dois anos em pleno funcionamento.  Já são 15.933 cirurgias de diversas especialidades, tais como urologia, proctologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, cirurgia de cabeça e pescoço, mastologia, cirurgia vascular e oncologia.

  17. Hospital-dia, conforme classifica o Ministério da saúde, é o regime de assistência intermediário entre a internação e o atendimento ambulatorial, criado para atender a casos que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas. Na Bahia, o HD-HGRS é a única unidade deste modelo com assistência geral.

  18. Para o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho, o hospital-dia é um projeto inovador para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois, sem a necessidade de manter internado o paciente, a unidade consegue aumentar a produtividade e o giro de leitos para priorizar quem realmente precisa permanecer internado.

  19. “Trata-se de uma unidade bem estruturada, com profissionais extremamente qualificados. Ao todo, temos 26 cirurgiões especialistas e 23 médicos anestesiologistas, além dos enfermeiros e técnicos, que, juntos, somam 28”, conta o gestor, que acrescenta: “assim, entregamos ao cidadão baiano a possibilidade de um tratamento rápido e eficaz, ao mesmo tempo em que garantimos mais resolutividade para a rede estadual de saúde, já que não há necessidade de utilização de toda estrutura hospitalar. Em tempos de pandemia, isso faz toda diferença”.

  20. 20. A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), realizará novo sorteio do programa federal Minha Casa, Minha Vida no próximo dia 30. O objetivo da seleção é apenas complementar as vagas do cadastro reserva para os empreendimentos habitacionais Sol Nascente I, II e III, em Barro Duro; Franco Gilbert, em Boca da Mata; e Vivendas do Mar, em São Tomé de Paripe. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (17).

    21. Para participar do sorteio eletrônico é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado nos últimos dois anos. Esse procedimento ou a inscrição podem ser efetuados até às 23h59 do próximo dia 29 ou através do site do programa, no endereço eletrônico www. casavida. salvador. ba. gov. br .

   22. No site também está disponível o edital completo, com mais detalhes sobre a documentação necessária, critérios, número de vagas, condições de realização do sorteio por conta da pandemia do coronavírus, dentre outras informações.

   23. Um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo foi flagrado humilhando um guarda civil municipal de Santos, no litoral de São Paulo, após ser multado por não utilizar máscara enquanto caminhava na praia. 

  24. Corregedor Nacional de Justiça intima desembargador que humilhou guardas em SP a prestar esclarecimentos sobre conduta.