Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COMÉRCIO SALVADOR MAIS PERTO ABRIR: TAXA OCUPAÇÃO COVID CAI PARA 77%

Número de infectados no Brasil já passa de 2 milhões de pesspas
18/07/2020 às 10:03
 MIUIDINHAS GLOBAIS:

  1. (BRASIL) O Brasil tem 78.097 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h deste sábado (18), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Veja os números consolidados: 78.097 mortes; 2.053.174 casos
Às 8h, o consórcio publicou a primeira atualização do dia com 77.964 mortes e 2.049.140 casos.

  2. Na sexta-feira (17), às 20h, o balanço indicou: 77.932 mortes, 1.110 em 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.058 óbitos, uma variação de +2% em relação aos dados registrados em 14 dias.

   3. Sobre os infectados, já são 2.048.697 brasileiros com o novo coronavírus, 33.959 confirmados no último período. A média móvel de casos foi de 34.908 por dia, uma variação de -7% em relação aos casos registrados em 14 dias.

   4. O Brasil levou 4 meses para chegar a 1 milhão de infectados, e bastaram 27 dias para o número dobrar (país passou a marca de 1 milhão de infectados em 19 de junho).

   5. (BAHIA): Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.581 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,3%), 55 óbitos (+2,0%) e 4.781 curados (+5,0%). Dos 120.238 casos confirmados desde o início da pandemia, 99.704 já são considerados curados, 17.741 encontram-se ativos e 2.793 tiveram óbito confirmado de Covid-19.

  6. Os casos confirmados ocorreram em 403 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (39,28%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.033,67), Itajuípe (2.547,46), Ipiaú (2.068,76), Lauro de Freitas (1.862,02) e Madre de Deus (1.853,70).

   7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 258.708 casos descartados e 77.179 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (18).

   8. Na Bahia, 12.314 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

   9. Óbitos: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 2.793 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo. Taxa de ocupação de leitos caiu para 77%.
                                                        *****
  10. Até o dia 25 de julho está disponível, no site da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a consulta pública para a construção do Plano para os Bairros de Itapagipe. O plano surge a partir da necessidade de preparar a região para os possíveis impactos e demandas do turismo religioso local, que tem crescido após a canonização de Irmã Dulce. 

   11. A população local pode preencher o formulário disponível no site do órgão (www. fmlf. salvador. ba. gov. br) com sugestões de ações e de melhorias nas áreas ambiental, social, econômica e urbanística. O documento abrange os 13 bairros da península itapagipana: Boa Viagem, Bonfim, Calçada, Caminho de Areia, Mangueira, Mares, Massaranduba, Monte Serrat, Ribeira, Roma, Santa Luzia, Uruguai e Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro.

   12. “Esse plano é fruto de um pedido do prefeito ACM Neto em razão da canonização de Irmã Dulce, levando em consideração os impactos do crescimento do turismo religioso no local. É preciso pensar tanto na valorização dos impactos positivos, como o da geração de renda, quanto nas demandas que podem surgir, como a necessidade da existência de pousadas, hotéis, restaurantes e da ampliação de transporte público para atender aos visitantes do Santuário Santa Dulce e da Colina Sagrada”, afirma a presidente da FMLF, Tânia Scofield. 
 
  13. A Amab informa a morte por Covid do juiz aposentado Manoel Augusto Cunha Cavalcanti. Sepultamento no domingo, Jardim da Saudade, 10h. 

  14. A Prefeituras do Estado da Bahia têm decretado o fechamento de postos de combustíveis durante a pandemia, contrariando o Decreto federal 10.28/20 que regulamentou a Lei 13.979/20, incluindo a produção de petróleo, distribuição e comercialização de combustíveis, gás liquefeito e demais derivados de petróleo como atividades essenciais. Sobre os decretos municipais, o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, declara que são absurdos e ilegais.

    15. “A restrição ou fechamento de postos de combustíveis na pandemia é ilegal e absurdo, particularmente o decreto municipal de Feira de Santana. Estamos vivendo tempos difíceis e temos que colaborar para evitar a disseminação do vírus, mas fechar os postos de uma cidade tão importante para a Bahia, no maior entroncamento rodoviário do Nordeste, é inadmissível”, comenta Tannus, acrescentando: “ temos deixado de atender ambulâncias, transportando paciente;  e viaturas policiais. Além disso, como ficam os caminhoneiros sem um lugar para passar a noite, para descansar?”, questiona.    

   16. O presidente do sindicato dos revendedores de combustíveis da Bahia chama a atenção para o fato da revenda ter um protocolo de procedimentos para funcionar durante esse período de pandemia com o segmento laboral e o Ministério Público Federal. “Estamos falando de um serviço essencial para a população”, ressalta Tannus.

  17. O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Allan Santos Gois, acionou o Estado da Bahia e o Município de Aurelino Leal requerendo, em caráter de urgência, que o Hospital Geral de Aurelino Leal destaque, em cada plantão, um médico exclusivamente para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19, com o objetivo de garantir o atendimento adequado desses pacientes. 

   18. O pedido levou em conta deficiências na estrutura do hospital detectadas em investigação do MP, que, segundo o promotor, “comprometeriam diretamente a segurança de pacientes suspeitos ou diagnosticados com o novo coronavírus, bem como da equipe médica”. 

   19. Na ação, Allan Santos Gois pede ainda que sejam realizadas na unidade hospitalar melhorias na lavanderia, aquisição de mais equipamentos de proteção individual para os funcionários, armazenamento e descarte adequado do lixo hospitalar, bem como a realização periódica de testes rápidos em toda equipe do hospital para a detecção do coronavírus. 

  20. A ação levou em conta dados da própria Prefeitura de Aurelino Leal, que registrou, no dia 14 de julho, 186 casos confirmados de Covid-19. Um dos casos, salienta o promotor na ação, é o da ex-diretora do Hospital Geral de Aurelino Leal, que morreu vítima da doença. 

   21. Nesta sexta-feira (17), o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) oficializa a adesão à campanha “Sinal vermelho contra a violência doméstica”, uma iniciativa em benefício das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Brasil, especialmente durante o período de isolamento social em meio à pandemia de Covid-19.

   22. A campanha, já bem aceita pela sociedade civil e instituições que devem combater a violência doméstica, é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e teve adesão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) e dos afiliados MPs em cada estado. 

   23. Para a procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti, “o MP, como guardião dos direitos humanos, adere à campanha ciente da sua responsabilidade de combater este mal que acomete muitas mulheres dentro do seio familiar. Trata-se de uma grave face da nossa realidade social que deve ser banida com todo rigor da lei".

  24. A população de Salvador passa a contar com mais 20 leitos de UTI exclusivos para tratamento de casos de Covid-19, instalados pela Prefeitura na segunda tenda do Hospital de Campanha (HCamp) Wet’n Wild, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). A nova estrutura foi entregue pela manhã com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, além do corpo técnico e imprensa.

   25. Com ordem de serviço que autorizava a instalação assinada em maio último, quando foi inaugurada a primeira etapa do HCamp Wet’n Wild, a segunda tenda da unidade de saúde também vai abrigar 80 leitos de enfermaria, que deverão entrar em funcionamento na próxima sexta-feira (24). Com as duas estruturas, o hospital terá capacidade de atender 190 pacientes no total, sendo 70 para leitos de UTI e 120 de enfermaria, encaminhados através do sistema de regulação da saúde.

   26. De acordo com o prefeito, a entrega imediata dos 20 leitos de UTI é fruto do esforço da gestão em oferecer logo este tipo de equipamento, já que a taxa de ocupação na capital, registrada ontem, foi de 78%. “Sobretudo depois que a Prefeitura e o Governo do Estado anunciaram os critérios para a retomada das atividades econômicas, e foi condicionado que a primeira etapa seria iniciada a partir do alcance de 75% da taxa de ocupação dos leitos de UTI por cinco dias.”

 

Segundo o secretário Leo Prates, a cidade passa então a ter 631 leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19. “Isso vai possibilitar que a nossa taxa possa descer para 75% de ocupação. Além disso, os 25 leitos implantados em parceria entre Prefeitura e governo do estado no Hospital de Campanha Arena Fonte Nova deverão ser abertos até amanhã (18), o que baixaria a taxa para 72% e ampliaria o número para 656 leitos deste tipo.”