Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SUCESSÃO DE ACM NETO SERÁ POLARIZADA ENTRE CANDIDATOS DO DEM E PT (TF)

Resta saber quais percentuais de transferências de votos para seus candidatos Denice Santiago (PT) e Bruno Reis (DEM)
02/05/2020 às 12:57
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Já havíamos comentado neste Bahia Já que as eleições municipais em Salvador têm dois grandes cabos-eleitorais, o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) e a segunda rodada da pesquisa A Tarde/Data Poder 360 só confirma nossa assetiva na medida em que a população aprova em 77% (ótimo/bom) a atuação do gestor municipal no combate ao Covid 19 e do gestor estadual em 72%.

   2. Um outro dado interessante, também já esperado, é a queda de Jair Bolsonaro cujo desempenho em relação ao Covid caiu de 24% para 17% de ótimo/bom e tende a piorar, uma vez que o presidente anda a fazer bobagens uma atrás da outra. 

   3. Hoje, o presidente do PT estadual, Eder Vasconcelos, postou uma nota nas redes sociais tentando colar ACM Neto em Bolsonaro. Mas, não cola. Está mais fácil colar Bolsonaro no PT e em Lula do que em Neto, Jair/Lula desafetos de Moro. Mas, faz parte do jogo político.

   4. É provavel, até, que essa seja uma das estratégias do PT subterrâneo, não de Rui porque tem experiência e não entraria numa jogada dessas, até porque está tendo ações contra o Covid interligadas com a do prefeito ACM Neto. E o DEM, depois da saída de Mandeta do Ministério da Saúde e do rompimento do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, aí foi que descolou de vez de Bolsonaro. 

   5. E o presidente, ao que se sabe ou pelo menos até agora, não tem um pré-candidato a prefeito na capital. Na última eleição para governador, João Henrique, disse que era o candidato dele. Não adiantou nada.

   6. As eleições, em Salador, poderão rumar para uma polarização entre Bruno Reis (DEM), candidato de ACM Neto; vs a major PM Denice Santiago (PT), mas, ainda é cedo para se fazer uma afirmação dessa natureza porque existe um terceiro nome, bem votado na capital, do pastor e sgt PM Isidório (Avante) que vinha liderando as pesquisas. 

   7. E, hoje, Isidório está até sendo beneficiado com a onda Covid, pois, sendo mais conhecido do que Denice nos bairros, já tem seu nome pré-estabelecido como candidato enquanto a major, que faria essa parte agora, nos meses de abril/maio/junho foi atropelada pelo Covid. Não dá para ir aos bairros ou fazer encontros em associações com Rui diante de uma pandemia. Denice sozinha tb não adianta nada.

   8. Nesse cenário atual, Bruno Reis também está sendo beneficiado porque é o vice-prefeito e secretário acompanhante de ACM Neto nas ações contra o Covid. Não está abraçando eleitor, mas, participando de ações da PMS e isso tem visibilidade sobretudo para quem está sendo beneficiado diretamente. 

   9. Trabalho ou ação que também não pode ser feita por Bacelar (Podemos), Lidice da Mata (PSB) e Olivia Santana (PCdoB), trio também prejudicado. E, nenhum desses três têm força nas redes sociais. Nunca trabalharam esse viés e agora é tarde.

   10. Por fim, resta saber quais os percentuais de transferências de votos de Rui e Neto para Denice e Bruno uma vez que os números atuais estão relacionados a uma ação de saúde e não a uma contenda eleitoral. De qualquer maneira servem como parâmetros.
                                                                        ****
  11.  A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) para derrubar a decisão que obrigou o presidente Jair Bolsonaro a entregar à Justiça "os laudos de todos os exames" realizados para verificar se o mandatário foi contaminado ou não pelo novo coronavírus. Por decisão da desembargadora plantonista Mônica Nobre, Bolsonaro não precisa mais divulgar os papéis neste sábado, dia 2.

   12. Em sua decisão, tomada durante o plantão de feriado do TRF-3, a desembargadora suspendeu – pelo prazo de cinco dias – o cumprimento da decisão que obrigava Bolsonaro a entregar em 48 horas todos os papéis dos testes de covid-19. A desembargadora decidiu esticar o prazo para que o relator do caso na segunda instância analise os argumentos da União.

   13. A decisão da Justiça Federal de SP, suspensa agora pelo TRF-3, foi tomada após o governo enviar na sexta-feira um relatório, assinado por dois médicos da Presidência da República em 18 de março, informando que Bolsonaro estava assintomático e havia testado negativo para a doença.

   14. Para a juíza Ana Lúcia, o documento da Presidência não atende "de forma integral" à determinação judicial da última segunda-feira. O jornal O Estado de S. Paulo garantiu no início desta semana o direito de obter os testes de covid-19 feitos por Bolsonaro. Por decisão da juíza, a União foi obrigada a fornecer "os laudos de todos os exames" feitos pelo mandatário.

   15. Bolsonaro começou a virar um novo Lula, este o campeão mundial de recursos.

   16. Exames laboratoriais de rotina, ultrassonografias gestacional e morfológicas e acompanhamento obstétrico com equipes de enfermagem, continuam normalmente em Lauro de Freitas, nas Unidades de Saúde da Família (USF), Centro de Saúde da Mulher no Complexo de Itinga e no Hospital Municipal Jorge Novis. Porém, o cuidado nos atendimentos foi redobrado para evitar contágio pelo coronavírus.

   17. As equipes orientam que as gestantes, ao sair de casa para receber atendimento, utilizem a máscara facial – que pode ser confeccionada em tecido ou TNT – e higienizem com frequência as mãos, com álcool em gel 70%.  Atualmente em Lauro de Freitas 1.061 gestantes fazem seus atendimentos pré-natais pelo Sistema Único de Saúde.

   18. O superintendente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Hadson Namour, afirma que o pré-natal é fundamental para uma gestação saudável e integra a relação de serviços em saúde essenciais e não podem ser interrompidos.  “Nas 16 USF dispensamos além dos atendimentos, sulfato ferroso, ácido fólico, remédios de hipertensão, por exemplo, para as pacientes grávidas que necessitam”, completa.

   19. A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia vai reconhecer, por Moção de Mérito indicada pelo deputado Júnior Muniz (PP), o juiz Cláudio Santos Pantoja Sobrinho pela sua ação social e de cidadania ao autorizar, em 30 de abril, transferência de R$ R$ 40.257,94 aos municípios que compõem a Comarca de Chorrochó: Rodelas, Macururé, Abaré e Chorrochó, localizados no sertão da Bahia. 

   20. Os recursos são provenientes do cumprimento de penas pecuniárias, transação penal e suspensão condicional dos processos oriundos da Vara Crime e serão divididos igualmente entre os municípios para aquisição de materiais e equipamentos médicos necessários ao combate da Covid-19. Júnior Muniz destaca que os municípios receberão essa ajuda muito agradecidos. 

  21. “Conhecemos a realidade da saúde do nosso sertão. Ações como essas nos alegram e motivam a fazer o que nos é possível para ajudar, agir pelo bem e salvar vidas. Empatia e amor ao próximo merecerão aplausos a qualquer tempo. Parabéns ao Juiz Cláudio Pantoja pela iniciativa exemplar. Juntos sairemos mais fortes dessa. Força e fé!”, enalteceu o parlamentar.

  22. O Dia das Mães é a segunda data mais importante do calendário do varejo. Pensando nisso, o Shopping Itaigara vai oferecer um serviço de drive thru para facilitar a vida de lojistas e clientes, que poderão comprar através do e-comerce ou televendas e buscar a mercadoria no shopping sem sair do carro. 

   23. O Itaigara disponibilizará em seu site e redes sociais a relação das lojas participantes e os canais de vendas – sites, aplicativos, whatsapp, Instagram, Facebook, entre outros. A partir da segunda-feira, dia 4, o serviço de entrega funcionará das 10h às 18h no estacionamento em frente ao shopping (E1).

   24. “O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas por clientes e lojistas. Por isso, não poupamos esforços para oferecer esse serviço de forma segura e que pode ajudar a tornar esse momento em família mais leve”, disse o superintendente do Shopping Itaigara, André Podhorodeski. 

   25. Devido ao fechamento dos shoppings durante a pandemia da Covid-19, o segmento do varejo tem se reinventado para manter a proximidade com seus clientes. A depender do sucesso dessa experiência, a mecânica de take away (para viagem) pode seguir funcionando, de segunda a sábado, mesmo depois do Dia das Mães. 

   26. Arezzo, Prata&Cia, Laiz de Monteê e Óticas Olivera são algumas das marcas participantes, entre muitas outras. Durante a retirada do produto, os clientes serão isentos da cobrança de estacionamento.