quinta-feira, 06 de maio de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CIÊNCIA USA BILHÕES DE DÓLARES PARA INVENTAR UMA VACINA CONTRA COVID

Uma corrida contra o tempo em que cientistas de todo mundo estão empenhados
13/04/2020 às 18:22
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A ciência trava uma corrida contra o tempo para combater a pandemia Covid-19 com investimentos bilionários e grupos de pesquisadores em vários laboratórios mundiais em busca de uma medicamento para conter o patógeno. Não é uma coisa fácil de ser revolvida e os EUA e a China já testam imunizantes em humanos e animais.

   2. Esse é um tema que no Brasil ganhou contornos políticos quando o presidente Jaior Bolsonaro admitiu o uso de um medicamento já testado em pacientes de malária. E que já vem sendo usado com outros antibióticos no combate a esse virus letal.

   3. Os fundos globais para pesquisa já arrecadaram 3.5 bilhões de euros e a OMS formou um grpo de trabalho de modo a estimular pesquisas que abranjam milhares de pacientes. A plataforma medRix já conta com 300 artigos sobre o novo coronavirus e a Chenerse Clinical Trial Registry tem 504 pesquisas registradas.

   4. É um fato inédito no mundo da ciência em apenas 4 meses um total de 504 pesquisas protocoladas. É uma situação excepcional para descobrir uma vacina capaz de eliminar os efeitos do Covid. Veja alguns compopstos que já estão sendo usados: Remdesivir, Ritonavir e Lopinavir e Favipinavir. No Brasil também há estudos nessa direção.

   5. Nada ainda conclusivo e os cientistas estimam algo em torno de 18 meses para que uma vacina torne-se eficiente e comercial. Outros acreditam que em 6 meses essa vacina estará nop mercado. Supercomputadores e a Inteligência Artificial também estão em cena com o Google Medical à frente.
                                                    *****
   6. Assim como decretado pelo Governo Federal em 26 de março, a Bahia deve incluir as igrejas evangélicas no rol de atividades e serviços considerados essenciais em meio ao combate ao novo coronavírus.

   7.  O projeto de lei proposto pelo deputado estadual, Samuel Júnior (PDT), enquadrará as incluir as instituições religiosas no estado como serviços que podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão da pandemia em todo estado.

   8. Para tanto, as entidades devem manter as recomendações do Ministério da Saúde em relação ao distanciamento mínimo entre os fiéis, disponibilizar dispensadores de álcool em gel, bem como evitar grandes aglomerações nos templos.

  9. De acordo com o pedetista, as igrejas desempenham um papel fundamental no apoio material, psicológico e espiritual à população nesse momento de crise. “A igreja é uma parceira histórica do poder público. Nesse momento de crise, temos atuação fundamental no apoio às pessoas fragilizadas emocionante e espiritualmente, além de dar um suporte aos necessitados com doação de alimentos, materiais de limpeza e demais insumos arrecadados”, pontuou.

   10. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e dentro das ações de enfrentamento ao novo coronavírus na capital baiana, lançou nesta segunda-feira (13) um chamamento público para aquisição de 5 milhões de máscaras cirúrgicas descartáveis, 50 mil testes rápidos e 100 ventiladores pulmonares para uso adulto e pediátrico. O aviso de convocação foi publicado na edição de hoje (13) do Diário Oficial do Município.

   11. A medida, que prevê a obtenção imediata dos insumos, visa garantir a proteção individual dos trabalhadores envolvidos no atendimento aos pacientes sintomáticos no município, bem como adquirir utensílios para manutenção das ações operacionais para o diagnóstico e assistência.

   12. “Estamos empreendendo todos os esforços para assegurar que os trabalhadores da saúde possam manter a assistência com o uso devido dos equipamentos de proteção individual como as máscaras. Também adquiriremos um quantitativo considerável de ventiladores pulmonares que auxiliarão no suporte aos indivíduos com quadro clínico mais agravado em decorrência do coronavírus, além de testes rápidos que serão direcionados prioritariamente aos profissionais da rede de urgência e nas blitze que contam com a parceria da Transalvador”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

   13. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-BA), realizou 1.051 vistorias e 91 interdições em estabelecimentos comerciais de Salvador no último fim de semana. Ao todo, cinco alvarás de funcionamento foram cassados. As ações ocorrem para fiscalizar o cumprimento das medidas estabelecidas pela Prefeitura para prevenção e controle do coronavírus.  

   14. Na última sexta-feira (10), a força-tarefa realizou 317 vistorias em 46 bairros. A fiscalização foi feita em 288 bares e restaurantes, 15 clínicas, quatro quadras e campos de futebol, oito barracas de chapa e um veículo com atividade sonora. Dez bares e uma barraca de chapa foram interditados.

   15. No sábado (11), 378 estabelecimentos foram vistoriados em 51 bairros. Foram fiscalizados uma casa de eventos; 298 bares, restaurantes e depósitos de bebidas; 67 clínicas de estética, salões de beleza e barbearias; seis quadras e campos de futebol; quatro barracas. e dois veículos com atividade sonora. A ação resultou na cassação de três alvarás de funcionamento e na interdição de 50 estabelecimentos: 31 bares, 11 barbearias, uma barraca de chapa e uma casa de evento.  

   16. Cerca de 2 mil pessoas já sacaram o benefício do Salvador por Todos, concedido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). O benefício está sendo sacado, desde a segunda-feira (6), nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e lotéricas por trabalhadores informais e individuais cadastrados ou que iniciaram o cadastramento junto ao município até o dia 20 de março.

   17. Segundo a titular da Sempre, Ana Paula Mattos, a ideia é ajudar as pessoas nesse momento de crise sanitária do coronavírus. Antes de sacar o valor de R$270, o beneficiário deve acessar na internet o endereço www. salvadorportodos. salvador. ba.gov.br, digitar o CPF ou Número de Identificação Social (NIS) e verificar se tem direito a receber o montante e quando pode sacar a quantia.

   18. “Serão 20 mil nesse primeiro momento. Desse total, 14 mil já estão aptos a receber. Ontem já iniciamos o processo de pagamento com os trabalhadores que tem a letra 'A' como inicial do nome. Hoje, já estamos pagando as pessoas das letras B, C e D. Seguiremos com esse escalonamento para evitar aglomeração nas agências e lotéricas. O Salvador para Todos foi criado para que as pessoas que perderam suas rendas em função dessa crise tenham o que comer", afirma.