Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PARTE DA POPULAÇÃO BAIANA AINDA ACHA QUE CORONAVIRUS É UMA FICÇÃO (TF)

A recomendação para todos é dar atenção as determinações das autoridades sanitárias
04/04/2020 às 11:16
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O coronavirus está aproximando a realidade da ficção no Brasil. Como vocês podem ver nesta foto da feira livre de Serrinha, nordeste do interior da Bahia, hoje, parte da população não está dando a mínima para o patógeno. Essa rua repleta de gente sem uso de máscaras, álccol em gel ou outros protetores participa da feira livre bi-semanal da cidade que acontece às quartas-feiras e aos sábados. São pessoas que moram em bairros da áreas urbana, em povoados próximos da sede e na zona rural. 

   2. Estão deliberadamente alheias ao perigo do virus letal, supõ-se, uma vez que os meios de comunicação do Brasil e do município estão informando diariamente o que está se passando com o coronavirus, mortes, infecções e internamentos de milhares de pessoas (já passam de dez mil no país) com problemas respiratórios. O prefeito do município, Adriano Lima, que é médico, tem cumprido sua parte e determinou o isolamento social no município permitindo a abertura de farmácias, supermercados, bancos e lotéricas. 

   3. Parte da população, no entanto, e isso não acontece somente em Serrinha, mas, também em Salvador e vários outros municípios segue indisciplinada. E outra parte temerosa e quando surge um socorro, uma distribuição de cestas básicas como aconteceu no Nordeste de Amaralina, em Salvador, na última sexta-feira, 3, centenas de pessoas se aglomeram numa área limitada em busca de auxílio. 

   4. O que fazer? Não há como fazer uma vigilência a toda população num estado com 15 milhões de habitantes. Em Salvador, o prefeito ACM Neto, determinou tapumar o acesso as praias na Orla Atlântica, pois, já com o Covid-19 matando centenas de pessoas na China e na Europa, e com os primeiros sinais no Brasil, o Porto da Barra, Piatã e o Farol seguiam repletas de banhistas. Era a época do final do verão.

   5. Voltamos à ficção. Quem está isolado no confinamento em casa sente o que isso significa. Questiona a si mesmo e a familiares se é isso mesmo que está acontecendo, vivendo numa prisão domiciliar. Pessoas que moram num mesmo prédio com pais, filhos e netos em distintos apartamentos sem puderem se ver salvo pela internet.

   6. Quem viveu na Europa na época da II guerra Mundial sabe o que isso significa. E quem era judeu sofreu muito. O Diário de Anny Frank é um dos livros mais lidos do mundo e narra o enclasuramento de uma familia judia na Holanda, Amsterdã, até que é descoberta pelos nazistas e assassinada. A narrativa da menor Frank da familia enclausurada é emocionante.

   7. Estamos vendo também através das redes sociais videos feitos por algumas familias de velhos e velhas que tentam sair da casa a todo custo, pulando grades, saltando muros, arrombando portas, o que na classificação geral popular são chamados de velhos e velhas teimosos (as). 

   8. O momento é de cautela e seguir as recomendações das autoridades sanitárias, dos homens que trabalham e dominam o campo científico e não misturar a realidade (a presença do coronavirus letal) com a ficção (ele simplesmente não existe).
                                                                        ******
6. Um dos mais importantes equipamentos já implantados pela Prefeitura de Salvador na capital baiana, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) celebra dois anos de funcionamento neste sábado (04). Ao todo, mais de 318 mil pessoas foram beneficiadas com a implantação de serviços pioneiros do HMS para a população.

7. Os números consolidados demostram o crescimento do HMS e a importância da estrutura, localizada em Boca da Mata, região de Cajazeiras. No primeiro ano, mais de 81 mil pacientes foram beneficiados com algum serviço; esse número mais que duplicou em 2019 com 192 mil e a tendência crescente já revela mais de 43 mil atendimentos nos primeiros meses de 2020.

8. Desse total, mais de 20 mil pessoas oriundas de municípios do interior foram contempladas, promovendo resolutividade e desafogando as filas de espera da saúde pública em todo o estado da Bahia. “São números crescentes que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando para oferecer o melhor para a população. 

9. Mostram que a capacidade de atendimentos está sendo ampliada e o equipamento de saúde vem se consolidando com um dos mais importantes e eficazes da Bahia e do Brasil. É um motivo de muito orgulho, pois sabemos quantas vidas puderam ser salvas e a quantidade de pessoas que já foram beneficiadas”, declara Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

10. Ao longo da atividade, o HMS desempenha projetos para aproximar o cidadão à serviços de qualidade como a parceria com a Secretaria Municipal de Educação que disponibiliza uma sala para crianças e adultos com professores especializados para estudantes que, por questões de saúde, não tem condições de frequentar uma unidade de ensino.

11. O Meu HMS App inovou a interação entre pacientes e comunidade médica com a oferta de acompanhamento a distância de consultas e exames. Os autistas tiveram a assistência ampliada na capital baiana, o HMS oferta acolhimento individualizado para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com selo do Autista Friendly.

12. A partir desta quinta-feira (2), os Conselhos Tutelares de Salvador passarão a funcionar em regime de sobreaviso, cumprindo o decreto 32.317 publicado no Diário Oficial do Município (DOM). O atendimento será feito prioritariamente de modo não presencial durante esta situação de emergência na saúde pública do município, devido à pandemia provocada pelo Covid-19.

 13. Cada conselheiro tutelar irá analisar a necessidade ou não do atendimento presencial, devendo privilegiar o atendimento telefônico e por e-mail, através dos canais divulgados à comunidade. Caso seja necessário, o atendimento presencial deverá ser feito em local aberto, ventilado e com, no mínimo, 1,5m de distância entre os envolvidos.

 14. “Precisamos continuar garantindo a defesa de todos os direitos das crianças e adolescentes de Salvador, mas também preservando a saúde daqueles que são os guardiões desses pequeninos. Por isso, estamos adotando essas medidas preventivas”, esclarece a gestora da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos. 

15. A área de abrangência de cada conselho pode ser consultada na Internet, no endereço www. cmdca. salvador. ba. gov. br .

Contatos

- Conselho Tutelar I: (71) 99634-7946 / conselhotutelar1 @ hotmail. com

- Conselho Tutelar II: (71) 99678-5730 / ct2barroquinha @ gmail. com

- Conselho Tutelar III: (71) 99995-9048 / conselhotutelarbrotas @ gmail. com

- Conselho Tutelar IV: (71) 99628-7916 / conselhotutelar4liberdade @ hotmail. com

- Conselho Tutelar V: (71) 99629-2877 / conselhotutelarv @ yahoo. com. br

- Conselho Tutelar VI: (71) 99628-9588 / conselhotutelarvi @ gmail. com

- Conselho Tutelar VII: (71) 99636-4471 / conselhotutelar7 @ gmail. com

- Conselho Tutelar VIII: (71) 99991-0373 / conselhotutelar8 @ hotmail. com

- Conselho Tutelar IX: (71) 99656-0716 / conselho.ix @ gmail. com

- Conselho Tutelar X: (71) 99623-2412 / ctxsalvador @ yahoo. com. br 

- Conselho Tutelar XI: (71) 98800-6246 / conselhotutelarbocadorio @ gmail. com

- Conselho Tutelar XII: (71) 98549-6007 / conselhotutelar.xii @ gmail. com

- Conselho Tutelar XIII: (71) 99982-9428 / c.tutelar13 @ hotmail. com

- Conselho Tutelar XIV: (71) 99623-3595 / conselhotutelarxiv @ gmail. com

- Conselho Tutelar XV: (71) 99950-9879 / conselhotutelar.ctxv @ gmail. com

- Conselho Tutelar XI: (71) 99950-8293 / conselhotutelarxvi @ gmail. com

- Conselho Tutelar XII: (71) 98796-0897 / conselhotutelar17 @ gmail. com

- Conselho Tutelar XIII: (71) 99608-6286 / conselho18 @ hotmail. com