Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SINAIS DOS TEMPOS: PODEMOS A UM PASSO DE APOIAR PRÉ-CANDIDATURA BRUNO

Prefeitura de Salvador prorroga prazo para a contratação de mais médicos
03/03/2020 às 09:53
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ainda não há certeza se o movimento feito hoje pelo lider da oposição na CMS, vereador Sidininho (Podemos) é uma situação isolada ou se programada por seu partido que é comandado na Bahia, pelo deputado federal Bacelar. Há informes nos bastidores dando conta de que Bacelar não estaria satisfeito com o governador Rui Costa diante das mudanças que aconteceram no Detran, órgão que o deputado tinha força.

   2. Desde a chegada do novo diretor geral Rodrigo Pimentel já há algum tempo a situação mudou no Detran e Bacelar perdeu a força que tinha e diz-se, muitos cargos. O pessoal que ficou desempregado até hoje estará azucrinando os ouvidos de Bacelar comentando que "apoiaram Rui e recebem uma bomba chiando". Até agora, Bacelar não falou nada sobre seu liderado Sidininho.

   3. Desde o inicio da tarde que Bacelar foi infomado do movimento de Sidininho que, além de ser o lider da bancada da Oposição, era um ferrenho crítico de Neto. Lembrando, ainda, que Bruno Reis já foi assessor de Bacelar e que o Podemos tem outros vereadores na CMS. Portanto, onde há fumaça, tem fogo.

   4. Caso aconteça o apoio do Podemos a Bruno e há muita gente partido torcendo por isso será uma das maiores articulações feitas até agora na campanha Neto/Bruno.
                                                                     *******
   5. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, prorrogou a data para o credenciamento dos profissionais interessados em participar do Chamamento Público para contratação imediata de médicos por Pessoa Jurídica (PJ) em Salvador. 

   6. Os profissionais contratados através da modalidade atuarão de forma imediata em regime de 20 horas (o novo servidor pode optar por manter dois vínculos completando 40 horas) na rede de atenção básica do município. A remuneração pode chegar a R$ 15 mil.

   7. A medida é mais uma estratégia deflagrada pela gestão para garantir a rápida recomposição do quadro de servidores nos postos de saúde de Salvador. “Estamos ampliando o prazo para o credenciamento e contratação desses profissionais afim de oportunizar a habilitação de um quantitativo maior de médicos através do chamamento e dar uma resposta rápida à população a respeito do déficit de profissionais na rede.

   8.  Paralelamente, manteremos a convocação acelerada dos aprovados nas seleções públicas, além de incorporar os médicos residentes para garantir que os postos da capital possam funcionar com equipes 100% consistidas”, declarou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

   9. Os interessados podem ter acesso ao edital com todas as informações no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br . Com a prorrogação, os profissionais terão até 30 de junho para participar do Chamamento Público. 

  10. Durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Itabuna, nesta terça-feira, 3, que discutiu a solicitação do Poder Executivo para a doação de um terreno de 56 hectares à empresa Rac Saneamento, o secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Cacaueira - Amurc, Luciano Veiga defendeu a participação dos consórcios públicos como um instrumento legal para o envolvimento dos municípios da região no projeto que visa regularização de resíduos sólidos.

   11. O tema em debate chamou a atenção de representantes da sociedade civil, de vereadores e da imprensa, que ouviram as explanações de representantes da empresa catarinense - Rac Saneamento, do subprocurador do município de Itabuna, Joselito Oliveira Filho, do vereador Robson Santos (presidente da Comissão), do presidente da OAB-Itabuna, Edmilton Carneiro e do assessor da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, Erlon Botelho.

   12. Durante a exposição, Luciano Veiga destacou que a Associação vem desenvolvendo o trabalho de resíduos sólidos junto com cinco consórcios públicos da região. Segundo ele, 100% dos municípios que compõe a Amurc e os consórcios públicos da região vem sofrendo penalidades do Ministério Público devido à falta de um plano intermunicipal de resíduos sólidos.

   13. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está mobilizado as escolas estaduais da capital e do interior para a realização das eleições de líderes de classe, que acontecerão no dia 11 de março. A ação pautada no Programa Líderes de Classe é fundamentada na Constituição do Estado da Bahia e no Estatuto da Juventude e visa o incentivo, o fortalecimento e a valorização da participação dos estudantes na gestão democrática das escolas.

   14. Na semana que antecede o processo eleitoral, os coordenadores pedagógicos estão incentivando os estudantes, indo de sala em sala para que formem as suas chapas, que deverão ser compostas por dois integrantes. 

   15. Já no dia 11, cada unidade escolar deverá eleger um líder e um vice-líder, por cada turma ativa. Orienta-se que seja garantida a participação de, pelo menos, uma candidatura do sexo feminino dentre os elegíveis. 

   16. A coordenação pedagógica de cada unidade escolar deverá acompanhar os processos eleitorais e inserir as informações dos eleitos no sistema escolar, no Módulo Líder de Classe, por meio do link (http://estudantes.educacao.ba.gov.br/projetoliderdeclasse).

   17. O coordenador de políticas para a juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, falou da importância do processo eleitoral nas escolas. “Esta é uma iniciativa que fomenta e estimula o papel de liderança, pois isso contribui para que o estudante participe, efetivamente, nas decisões da escola e, assim, melhore os índices educacionais”, afirmou.

  18. Cerca de cem novos residentes médicos foram recebidos, na manhã desta terça-feira (3), pela diretoria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Realizada no Auditório Central da unidade, a cerimônia de acolhimento contou com apresentação das instalações e da equipe.

   19. Para o diretor-geral do hospital, José Admirço Lima Filho, os recém-chegados profissionais têm condições de fortalecer ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS): “tenho certeza de que será um período de muito aprendizado não só para eles, que estão buscando a especialização, mas para todos nós, que temos a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências. Quem mais ganha, claro, são os pacientes. A qualificação e a humanização da assistência ao usuário do SUS são e sempre serão nossos maiores objetivos”.

    20. O gestor, que é anestesiologista e atuou na chefia do serviço no Hospital Roberto Santos por mais de dez anos, acredita que a residência é uma fase fundamental na medicina. “O HGRS é o maior hospital-escola do Norte-Nordeste, que conta com quase todas as especialidades médicas e multiprofissionais em saúde. 

   21. Trabalhamos para que os residentes tenham o melhor ambiente de ensino e de trabalho. Não à toa, nosso CET [Centro de Ensino e Treinamento] apresentou um dos melhores desempenhos do Brasil devido à atuação da residência médica em anestesiologia, conforme avaliação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Por esses e tantos outros motivos, comemoraremos, no próximo dia 13, os 20 anos do CET de anestesiologia”, destaca Admirço.

  22. Nesta sexta-feira(dia 6), a partido das 16 h 30, o Partido Avante celebra em Salvador o Dia Internacional da Mulher ( 8 de março) com o I Encontro Mulher Avante Bahia.As atividades acontecem na sede do partido - auditório do Edifício CAB Empresarial,3302,Avenida Ulisses Guimarães,ligação CAB/Sussuarana.
 
  23. A  programação do encontro,segundo Beta Reis,do Mulher Avante Bahia,tem o propósito de  fazer a mulher despertar para a importância do seu papel  na sociedade,trabalhando dois grandes temas:"O Protagonismo da Mulher na Política" e o Despertar de Uma Grande Mulher".

   24. Serão palestrantes a advogada especialista em Ciências  Políticas,assistente social e educadora em Diabetes no Brasil, Julia Coutinho, e Luma Menezes,presidente  do Avante de Alagoinhas,administradora  e embaixadora do Politize na Bahia,Mulher Avante e Jovem.

  25. Como  convidados especiais,o evento reunirá o presidente estadual do Avante na Bahia,deputado federal ,pastor Sargento Isidoro, o deputado estadual Isidoro Filho, e o pastor  Edvaldo Oliveira.