Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LEÃO DIZ QUE CHINESES TÊM ATÉ 60 DIAS PARA ASSINAR CONTRATO DA PONTE

Protestos de servidores estaduais contra a reforma da previdência do governo Rui prosseguem durante a semana e no Carnaval
06/02/2020 às 10:14
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Governo do Estado assegura que projeto de construção da ponte Salvador/Itaparica está mantido. “As empresas chinesas que venceram a concorrência para construir a ponte têm até 60 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, para assinar o contrato com o Estado, a partir da homologação do consórcio.

   2. A homologação foi publicação no Diário Oficial do Estado no último dia 24 de janeiro, portanto, temos prazo e sobra para formalização do contrato”, afirma o vice-governador João Leão.

  3. O leilão para construção da ponte Salvador- Itaparica, realizado em 13 de dezembro do ano passado, na Bolsa de Valores, em São Paulo, definiu o Consórcio Ponte Salvador Itaparica, integrado por três empresas chinesas. 

  4. “O sonho da ponte que vai ligar Salvador à ilha será concretizado, contribuindo estimular o desenvolvimento e a geração de novos negócios em Itaparica, Vera Cruz e toda região do Baixo sul. Em breve, os empresários estarão aqui para formalizar essa grande parceria entre a Bahia e a China”, enfatiza o vice-governador.
                                                               *****
  5. Servidores estaduais prometem mais protestos contra a PEC da Reforma da Previdência durante o Carnaval com o bloco Rodopiô. Faça chuva ou faça sol, os servidores públicos vão à ruas para protestar contra a aprovação da PEC – 159 e em solidariedade aos policias civis e prisionais que estão sofrendo intimidações e ameças de demissão por parte do governo do estado após a sessão tumultuada e antidemocrática ocorrida na Assembleia Legislativa da Bahia.

  6. Ontem, o movimento teve início na Praça do Campo Grande e mesmo sob forte chuva a APLB-Sindicato e o Fórum de entidades presentes tomaram às ruas do centro junto com centenas de servidores para se unir ao policiais civis e prisionais e seguir juntos em caminhada até a Secretaria de Segurança Pública, na Praça da Piedade. 

   7. Foi um verdadeiro “tsunami de servidores”, juntos, de mãos dadas, dispostos a lutar contra a tirania e truculência do governo do Estado. A rede estadual da APLB-Sindicato decidiu não participar da Jornada Pedagógica esta semana e construir, junto com as demais entidades,  um Ato Conjunto, na sexta-feira (07/02), na Praça da Piedade. 
                                                          ******
   8. Nesta quarta-feira, 05/02, representantes do Shopping Piedade, administrado pela Enashopp, e da Associação dos Lojistas do Shopping Piedade - Alospi, realizaram a entrega do cheque simbólico de R$ 43.695,04 às Obras Sociais Irmã Dulce - Osid. 

   9. Estiveram presentes o superintendente do Shopping, Cláudio Marques, o gerente de marketing, Pablo Vieira, o presidente da Alospi, Jorge Lobo, e o vice-presidente da Alospi, Sandro Pinto, que foram recebidos pela assessora de marketing da instituição, Mariana Pimentel.

   10. O valor foi arrecadado durante o Natal do Shopping Piedade, que trouxe o tema "Parque Noel", composto por um belo carrossel italiano, além de uma mini-roda gigante, dentre outros. Parte da bilheteria do parque foi destinada para as Osid.

   11. O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) participou de reunião nesta quarta-feira (5) com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, para cobrar a reativação do plantão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Aeroporto de Salvador. 

   12. O parlamentar reclama da medida, adotada justamente no período em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou “emergência de saúde pública de interesse internacional” devido ao Coronavírus.

  13. “Parece incrível, mas numa emergência sanitária dessas, a Anvisa suspendeu todos os plantões noturnos num dos principais aeroportos desse país, em que praticamente todos os voos internacionais são noturnos. Desde que Anvisa foi criada, sempre teve plantão 24h no aeroporto de Salvador. 

  14. Reclamei junto à direção da Anvisa, que alegou não ter pessoal. Fiz um apelo ao ministro para retomar os plantões. Se precisar, faz hora extra, contrata, mas não pode deixar essa situação”, reclamou o petista.

  15. Para dar início a instalação dos camarotes nos circuitos da folia é obrigatório fazer a solicitação de montagem junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). As empresas interessadas em montar as estruturas têm até a segunda-feira (10) para dar entrada com o pedido na sede do órgão, localizada na Avenida ACM, Empresarial Thomé de Souza. A lista completa com a documentação necessária para realizar o procedimento está disponível no site da Sedur.

   16. Ao todo, 19 camarotes já fizeram a solicitação na secretaria, sendo 18 no circuito Dodô (Barra/Ondina) e um no circuito Osmar (Campo Grande). São eles: Camarotes Via Folia, Harém, Planeta Band, Salvador, Skol, Mirante de Ondina, Villa Mix, Pier 345, Camarote.com, Expresso 2222, Nana, Club, Espaço Folia, Casa da Barra, Espaço Universitário 2020, Camarote da Veveta, Mirante do Gigante e Camarote Cabana da Barra e Camarote Espaço Folia.

  17. Para garantir o ordenamento e a segurança no processo de montagem, as equipes de fiscalização realizam vistorias rotineiras, sempre atentas à necessidade de cumprir os horários de carga e descarga, não-ocupação dos espaços públicos, rotas de fugas, entre outras. O órgão já realizou 37 ações fiscais nos camarotes, praticáveis e arquibancadas.

 18. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria disponibiliza 200 vagas para aulas gratuitas de Jiu-Jitsu. As oportunidades são destinadas a alunos de 4 a 17 anos, matriculados e frequentando a escola. As aulas acontecem sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h e das 15h às 17h.

  19. Os interessados podem realizar as inscrições até o final de fevereiro no próprio centro, em Nova Brasília de Valéria. É imprescindível que os responsáveis levem originais e cópias do RG, além das originais e cópias do RG do aluno, comprovante de residência e comprovante de matrícula do estudante.

   20. O coordenador do CEU, Délio Lima, destacou a importância do acesso ao esporte para as famílias. “A educação é uma ferramenta imprescindível para a formação dos jovens e, quando aliada ao esporte, muda vidas, assim como tem mudado a realidade das famílias que frequentam o CEU. A modalidade foi tão bem aceita que sentimos a necessidade de ampliar o número de vagas. Ano passado foram 100”.