Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OTTO ADMITE ABRIR VAGA NO SENADO PARA PROFESSOR ABEL EM 2022

Em Belo Campo, senador dá sinais de que será candidato a governador
03/02/2020 às 13:11
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Suplente, o professor Abel Rebouças São José, presidente do Partido Social Democrático em Vitória da Conquista e ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), vai assumir uma vaga no Senado Federal. 

  2. A informação foi passada ao BLOG DO ANDERSON pelo senador Otto Roberto Mendonça de Alencar (PSD-BA) durante a Expo em Belo Campo, neste sábado (1). “Claro, até o final do meu período ele vai assumir”, afirmou Otto Alencar que é apontado como pré-candidato ao Governo do Estado da Bahia nas Eleições 2022.
                                                                    ****
  3. O pré-candidato a prefeito de Salvador pelo Podemos, deputado federal Bacelar, participou neste domingo (2), no Rio Vermelho, da Festa de Iemanjá, acompanhado do líder da sigla no Senado, Álvaro Dias, de vereadores e lideranças comunitárias.

   4. O ponto de concentração do Podemos foi na Rua do Canal, de onde a comitiva seguiu para a Colônia de Pescadores, local da oferenda dos presentes para a Rainha do Mar. Bacelar e Dias foram cumprimentados por participantes da festa, jogaram rosas brancas no mar e fizeram orações.

  5. O senador Álvaro Dias elogiou as credenciais de Bacelar para disputar a Prefeitura de Salvador. " Contaminado pela energia positiva que emana da Festa de Iemanjá, senti de perto o carinho que os soteropolitanos têm por Bacelar, um deputado atuante, sério e que conhece os problemas de Salvador como poucos".
                                                         *****
   6. Ao lado da militância e de grupos sindicais e sociais de Salvador e de municípios do interior da Bahia, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) disse não abrir mão da disputa interna do Partido dos Trabalhadores para a escolha do nome que vai concorrer nas eleições deste ano. 

   7. Neste domingo (2 de fevereiro), direto do Rio Vermelho, o edil soteropolitano reforçou o pedido de prévias e afirmou que “a ação movimentaria Salvador e mobilizaria a militância para reforçar a luta contra o carlismo”.

   8. “O PT tem grandes chances de sair ainda mais forte de uma prévia. E se isso não acontecer, tenho certeza que as executivas estadual e municipal do partido farão de tudo para que a escolha seja unânime e com a participação do governador Rui Costa. Estive com ele no sábado e dialogamos sobre as estratégias para o semestre que antecede as eleições”, afirma Suíca. 

  9. “Salvador precisa ter um governo comprometido com o povo pobre e não com os ricos. Temos que fazer as mesmas obras que os carlistas fazem em bairros nobres nos bairros periféricos, mas mais do que isso precisamos colocar o povo no centro do poder. Seja Vilma, Fabya ou Denice, quem o PT escolher seremos bem representados”, completa o vereador ao lado do presidente municipal do partido, Ademário Costa, do ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e de políticos como Luiz Alberto e Sílvio Humberto.

   10. A maratona de provas do Vestibular Uesb 2020 começou na manhã deste domingo, 2. Mais de 12 mil candidatos, de diversos estados do país, concorrem a uma das 1.186 vagas oferecidas para os 47 cursos de graduação. Para acompanhar todo o processo seletivo e contar curiosidades e bastidores dos dias de provas, a Assessoria de Comunicação lança uma edição especial da Revista Eletrônica da Uesb.

  11. A 14ª edição trará histórias daqueles que desejam ingressar na Universidade, valorizando o Ensino Superior público e de qualidade. São inúmeras histórias de vida que rompem barreiras geográficas e, até mesmo, de idade quando o assunto é realização profissional. 

   12. Além disso, a Revista trará informações sobre as provas, sobre o Sistema de Cotas, implantado em 2008 na Uesb, e sobre o contato, cada vez mais ativo, dos candidatos com a Universidade pelas redes sociais.

  13. Acompanhe esses e outros detalhes do Vestibular Uesb 2020 na 14ª Revista Eletrônica da Uesb e nas mídias sociais oficiais: Facebook, Instagram e Twitter.

  14. O prefeito Colbert Martins da Silva Filho deu posse a 61 professores aprovados no concurso público realizado em 2018, oferecendo oportunidade para o preenchimento de 100 vagas nas escolas da rede pública do município.

   15. Por desistência ou outros motivos de ordem pessoal, dos 100 primeiros classificados naquele certame, 39 não atenderam à convocação da Secretaria Municipal de Educação.

  16. Respeitando  a faixa de classificação, foram aprovados 919 candidatos. Os que não foram nomeados nesta leva passam a integrar  o cadastro reserva da Governo Municipal, podendo ser nomeados de acordo com  a demanda escolar e as necessidades da Secretaria de Educação.

   17. Obedecendo a Lei Municipal de nº 3.286, de 10 de novembro de 2011, o pleito reservou 5% das vagas a candidatos com algum tipo de deficiência, em funções compatíveis com sias  aptidões; 20% para afrodescendentes ou indígenas; e 30% para candidatos oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares.

   18. Ocorrida na manhã desta sexta-feira, 31, no auditório da Secretaria de Educação, a solenidade foi prestigiada por familiares dos professores nomeados, e contou com as presenças dos secretários Marcelo Neves (Educação), e Sebastião Cunha (Administração)