Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AL VOTA ALIENAÇÃO DO ODORICO ATÉ FINAL DO MÊS E DEPUTADO JUDICIALIZA

Fechamento de escola provoca desgaste a imagem do governador Rui Costa
26/01/2020 às 12:49
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Deverá ser votado até o final da convocação extraordinária da Assembleia Legislativa, dia 31 de janeiro, com aprovação pela bancada governista a autorização para alienação e posterior venda da área onde funcionava o Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória. O governo diz que os alunos remanescentes serão transferidos para outros colégios e, hoje, o governador Rui Costa (PT) postou no twitter um vt mostrando a edificação de novos colégios no estado. 

   2. De toda sorte, o fechamento de um colégio como o Odorico traz desgaste ao governo e ao governador, pois, se trata de uma escola que era de excelência e inaugurada na gestão ACM, em 1994. O que parlamentares da oposição na Assembleia dizem é que o governo petista, desde Jaques Wagner, foi "matando" o estabelecimento de ensino aos poucos até deteriorar-se a tal ponto que ficou até antieconômico uma restauração. E, por pouco, não aconteceu uma tragédia, já no governo Rui, com o desabamento de uma área do ginásio de esportes.

  3. Agora, chega a informação de que o deputado sd Prisco judicializou o caso. Prisco aguarda, nesta segunda-feira (27), a apreciação no judiciário baiano, do ação  popular proposta por ele e que visa a suspensão do projeto de lei, encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) pelo governador do estado da Bahia, Rui Costa, que tem por objetivo vender o colégio Odorico Tavares.
]
  4. Conforme ação judicial, a escola Odorico Tavares (em 2015) chegou a ser considerada a 7ª escola mais bem avaliada no ensino médio do país. No entanto, o Estado tem privado seus inúmeros alunos do espaço físico, o que retira de centenas de alunos da periferia a oportunidade de uma série de opções próximas de lazer/cultura, tais como: Teatro Castro Alves, Concha Acústica, diversas salas de cinema e Museus dentre outros.

  5. “A comunidade escolar não pode ficar refém da atitude do estado que, sem prévio aviso e sem qualquer diálogo com os estudantes, professores, funcionários e pais de alunos entendeu por anunciar o fechamento da unidade escolar”, reclamou.

  6. O parlamentar acredita que a cobiça do mercado imobiliário pode ter sido o fator decisivo para o encaminhamento da PL 23.724/2020. “É preciso que as autoridades apurem se o próprio Governo não “trabalhou” incessantemente para “maquiar” a suposta baixa procura pelo colégio. Recebemos diversas queixas que indicam sabotagem ao sistema de matrículas online para reduzir os números de estudantes ano a ano”, alertou.
                                                                                 *****
  7. Mesmo nublado e com ameaça de chuva, o sábado (25/01) foi movimentado e com novidade no Para Praia, em Ondina. O projeto recebeu quase 30 banhistas, que se divertiram nas cinco pranchas de Stand Up, adaptadas pela equipe Rua K Sup Club para sua prática com deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. 

  8. No próximo sábado (01/02), das 8 às 12 horas, o Para Praia vai homenagear Iemanjá com um balaio de flores oferecidos pelos seus usuários.

  9. “No Stand Up adaptado é importante primeiro saber a mobilidade da pessoa, onde ela não tem um bom movimento, para a gente alocá-la adequadamente na prancha. A prática é acompanhada por instrutor e os voluntários para dar todo o suporte necessário. A nossa maior preocupação é cuidar para que não aconteça nenhum acidente, que seja só para se divertir até porque não podemos brincar com o mar”, explica Wilson Junior, um dos criadores da equipe Rua K Sup Club. Ele acrescenta que a sensação é maravilhosa em ver a felicidade dos banhistas.   

   10. “Entrei na prancha e fiquei primeiro com o auxílio dos voluntários, mas depois me senti segura e, como tenho muita mobilidade, fiquei sozinha com o instrutor em volta da prancha. Estou até pensando em comprar uma prancha para praticar o Stand Up. Achei maravilhoso e não queria sair da água”, conta Maria Regina Bortolo, frequentadora assídua do projeto.

  11. Em sua sétima edição, o projeto se consolida como o principal evento de inclusão no verão no Nordeste, promovendo o banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. Considerada o espaço oficial do evento em Salvador, a praia de Ondina vai receber o Para Praia, sempre aos sábados, até o dia 15 de fevereiro. O encerramento será, nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em praia ainda não definida no litoral de Camaçari.

  12. A produtora Joelma Oliveira Gonzaga, de Salvador, representará o Brasil entre profissionais de 70 países no Rotterdam Lab, que acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro, durante o Festival Internacional de Rotterdam, na Holanda. Joelma participará do laboratório, que oferece consultorias individuais, painéis e muitas sessões de networking, com uma Bolsa do Projeto Paradiso, iniciativa de apoio aos talentos do audiovisual brasileiro. 

   13. Em 2019, a profissional baiana fez a produção executiva do longa “Prisioneiro da Liberdade”, de Jeferson De e do longa “Breve Miragem de Sol”, de Eryk Rocha, coprodução com a Argentina e França, e produzirá o longa “Incubo”, projeto escrito pela roteirista Jaqueline Souza, integrante da primeira edição da Incubadora Paradiso. A produtora estudou Arte com ênfase em Cinema pela UFBA e Roteiro Cinematográfico na EICTV - Cuba.

   14. Já o diretor, roteirista e editor Marcelo Filho, de Tucano, foi selecionado para o Taller de Revisión de Guion en Español, do Cine Qua Non Lab, no México, com o projeto "El Niño” , também com uma Bolsa Paradiso. O laboratório, reconhecido com um “FilmCraft” da Academy of Motion Picture Arts, entregue a importantes organizações de formação, será realizado de 1 a 7 de fevereiro.

   15. Marcelo Filho, 25 anos, é natural de Tucano e atua como diretor, roteirista e editor. Graduado em cinematografia com orientação em direção pela Fundación Universidad del Cine de Buenos Aires (FUC), realizou alguns curtas-metragens de ficção, dentre eles “Frente Fria” (2014), que participou da Short Film Corner do Festival de Cannes de 2015 e “Os Anos” (2016), nascido durante uma oficina com os cineastas Juan Villegas e Rodrigo Moreno, e selecionado pela FUC para distribuição internacional em 2017. Realizou também o “Projeto Bora?”, iniciativa coletiva, multimídia e de veiculação livre para a promoção da cultura sertaneja em sua cidade natal, Tucano. 

   16. Uma das maiores tradições da Ferreira Costa está de volta. Começa nesta segunda-feira (27), 17h30, a temporada 2020 do Clube do profissional, iniciativa que busca capacitar de forma gratuita profissionais e amadores interessados em aprimorar conhecimentos no setor de construção e reforma. 

   17. A abertura da programação fica por conta da palestra sobre “Sistema de impermeabilização de Piscinas, Lajes, Banheiros, Paredes e Rodapés”, oferecido pela Quartzolit. Para o curso, foram oferecidas 60 vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo www.sympla.com.br/ferreiracostasalvador e WhatsApp (71) 98193-1085.

   18. Além da abertura, a edição 2020 do Clube do Profissional continua com mais duas atividades na próxima semana, com os cursos de “Assentamento de Pisos: Aprenda a Impermeabilizar uma Superfície Antes do Assentamento” (palestra), na terça-feira (28), e “Aprenda Fazer Gravação Em Vidro Com Micro Retífica” (oficina), quarta-feira (29). Os dois eventos ocorrem às 17h30 e serão oferecidos pela Sika e Dremel, respectivamente.

   19. Em fevereiro, integram a programação as oficinas “Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Marteletes, Furadeiras, Parafusadeiras e Chaves de Impacto” (03/02), “Aprenda a Montar Banquinhos de Madeira Utilizando Ferramentas a Bateria” (12/02), e “Sistema de Assentamento de Pisos e Porcelanatos”, dia 18/02. 

   20. A palestra sobre “Soluções em Segurança e Tecnologias para Instalações Elétricas” (17/02) também será realizada. As atividades são realizadas pela Ferreira Costa em parceria com a Makita, Bosch, Legrand e Quartzolit, nessa ordem.

  21. Para os dois primeiros meses do ano, a nova edição do Clube do Profissional oferece sete cursos gratuitos, somando 420 vagas. Programação continua no mês de março com novas palestras e oficinas.