Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EMBAIXADOR BRITÂNICO É PRESO NO IRÃ ACUSADO DE INCITAR PROTESTOS

Iranianos pedem saida do alaitoá Khamenei
11/01/2020 às 16:42
Manifestantes protestaram neste sábado, em Teerã, contra o aiatolá Ali Khamenei após o Irã admitir ter derrubado um avião ucraniano, que causou a morte das 176 pessoas que estavam a bordo na última quarta.

Centenas de pessoas se reuniram na frente da Universidade Amirkabir. "Comandante (Khamenei), renuncie, renuncie", gritavam, de acordo com a Reuters. Imagens do protesto circulam pelas redes sociais. Outros atos também começaram a ser registrados em outros locais da cidade.

Até a agência de notícias iraniana Fars News, que raramente noticia protestos anti-governo, tem registrado protestos contra autoridades do país, que vive uma escalada de tensão desde a morte do general Qassim Suleimani em operação dos Estados Unidos há alguns dias.

Após a morte de Suleimani, que era visto como um ícone nacional, os iranianos reuniram-se em torno de seus líderes. Os protestos deste sábado sinalizam uma mudança de comportamento após a mea culpa iraniana a respeito do avião ucraniano.

Embaixador britânico no Irã Robert MaCaire é preso brevemente por incitar manifestantes

Ele foi acusado de "incitar" os manifestantes em frente à Universidade Amir Kabir.

O embaixador deve ser convocado no domingo para mais explicações.

No sábado, um grupo de estudantes se reuniu dentro da universidade para manifestar seu protesto depois que o Irã anunciou oficialmente a queda de um avião de passageiros ucraniano por engano na manhã de quarta-feira.

O Estado-Maior das Forças Armadas disse que a defesa aérea derrubou acidentalmente o avião de passageiros em meio ao mais alto nível de prontidão por causa de um possível ataque militar dos EUA.

O Irã disse que os responsáveis ​​por esse "desastre" serão levados à justiça.