Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CIDADE DA LUZ CELEBRA NATAL SOLIDÁRIO: 500 CONVIDADOS E 60 VOLUNTÁRIOS

A Prefeitura de Lauro de Freitas ganhou ação para recuperar os recursos do FUNDEF e já publicou o Plano de Aplicação apontando onde a verba será usada, seguindo as definições impostas pelos TCU
24/12/2019 às 16:26
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os abraços, sorrisos e olhares traduziam o forte vínculo que existe entre os voluntários da Cidade da Luz e os convidados do almoço natalino promovido na sede da Instituição em Pituaçu. Já são mais de 20 anos em que esta festa é realizada. 

   2. Cerca de 500 a 550 convidados estiveram presentes, compartilhando alegria e esperança com os 60 voluntários da casa, que não mediram esforços para oferecer um evento de união e celebração de um trabalho assistencial realizado durante todo o ano com os integrantes do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase) e da APALBA (Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia.

   3. Como sempre, a animação ficou por conta do Tio Paulinho, que arrebatou a criançada, acompanhado pelo Papai Noel. O cantor e compositor Eduardo Brito também marcou presença com um repertório de MPB. E a novidade deste ano foi a apresentação de Chico do Crato, com sua Cantata de Natal.

   4. O almoço foi servido pelos voluntários com todo o carinho, seguido da distribuição das 150 cestas de alimentos, 180 brinquedos e 350 panetones. O presidente e fundador da Cidade da Luz, José Medrado também participou do almoço. Para Medrado, “quem faz a festa são as crianças. Nós apenas criamos os ambientes. Aqui elas se sentem acolhidas.”

  5. “Os associados da APALBA ficam encantados com a bondade dos corações dos voluntários da Cidade da Luz, que abrem mão de viagens, do descanso, de estar com a família nos preparativos da ceia de Natal, para darem o melhor para nós”, disse emocionada a diretora de ação social da Associação, Ana Rita Guerra Ferreira.

   6. “Esta festa é uma reunião de uma grande família. Muita gratidão à Cidade da Luz por trazer todos aqui, para oferecer lazer e alegria”, completou o vice-coordenador do MORHAN, Raimundo Martins. Esta foi a primeira vez que o cantor Chico do Crato participou da festa natalina da Cidade da Luz. “É gratificante", contou ele. "Abri mão de uma viagem para vir e contribuir”. 
                                                              ********
  7. A Prefeitura de Lauro de Freitas ganhou ação para recuperar os recursos do FUNDEF e já publicou o Plano de Aplicação apontando onde a verba será usada, seguindo as definições impostas pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e de Contas dos Municípios (TCM).

   8. A ação para o pagamento dos precatórios da Educação foi impetrada pelo município ainda na primeira gestão da Prefeita Moema Gramacho. Foram muitos anos aguardando até que, em 2012, o município venceu e o processo seguiu para fase de execução. 

   9. Em 2017, já nesta terceira gestão, a Prefeitura investiu esforços para que, uma vez concluída a execução, pudesse usar os recursos para garantir as melhorias tão esperadas na Educação do município.

  10. “Em 2018, os recursos chegaram a ser depositados, mas, infelizmente, um advogado da União suspendeu o pagamento, por meio de liminar, com intenção explícita de postergar o recebimento. Finalmente, agora a liminar foi derrubada, o valor desbloqueado e colocado à disposição na conta da Prefeitura”, explica a prefeita Moema. Com correção chegam a 118 milhões de reais.

  11. O Plano de Aplicação foi publicado no último dia 20, no Diário Oficial do Município, e en
11. Alex Escobar, apresentador da Globo sofreu um acidente doméstico e relatou o acontecimento em sua conta do Instagram. O apresentador do publicou fotos do estado que ficou o seu banheiro após um vidro cair e estilhaçar.

  12. De acordo com Alex Escobar, o jornalista precisou levar alguns pontos e terá de se manter em repouso. Na publicação, que inclui uma foto da sua perna enfaixada após levar os pontos no corte, ele aproveitou para pedir cuidado aos perigos domésticos.

  14. “Amigos, prestem atenção com vidro no boxe. Ontem caiu uma prateleira no chão e abriu uma fenda na minha perna. Alguns pontos e repouso é o resultado. Mas poderia ter sido pior. Precisamos ter atenção com os perigos em casa! Feliz natal pra geral!
”, escreveu Alex no post.

  15. A elaboração do plano de saneamento básico do município de Jequié foi autorizada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Miranda, no último dia 9/12.  O plano está sendo viabilizado graças ao empenho dos deputados Waldenor Pereira  (federal) e Zé Raimundo (estadual), que destinaram recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 408 mil e fizeram gestões junto aos órgãos públicos.

  16. “O nosso mandato, em parceria com o deputado Zé Raimundo, tem feito grande esforço para priorizar os investimentos no sentido de dotar Jequié e outras cidades de condições de atrair investimentos, uma vez que a legislação exige o plano de saneamento básico para que o município possa receber repasses de recursos da União e contrair empréstimos para esse fim.

  17. Estamos, nesse caso, atendendo a uma solicitação de colegas professores do Departamento de Biologia do Campus da UESB , em Jequié”, disse Waldenor Pereira, abrindo os rápidos pronunciamentos que marcaram a solenidade do ato autorizativo, no gabinete do secretário.

  18. Para Zé Raimundo, o apoio à elaboração do plano é uma iniciativa arrojada, da qual tem orgulho de participar, junto com Waldenor. “Esse plano é fundamental para o saneamento, para o meio ambiente e, por consequência, a saúde da população”, defende.