Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ELEIÇÕES 2018: O QUE VAI ACONTECER COM A BAHIA E SEU ATRASO (TF)

A obra mais importante que existe na Bahia é o Metrô de Salvador que tem 19 anos e pouco mais de 30 km de extensão
27/08/2018 às 18:44
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Estamos vivendo o momento da campanha eleitoral para governador da Bahia, Senado, Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Até agora, nenhum dos cinco candidatos apresentou propostas para modernização do estado, enxugamento da máquina pública, uso de novas tecnologias, geração de empregos, privatizações e empreendedorismo. 

   2. Há algum tempo a Bahia parou no tempo, projetos estruturantes estão paralisados, não se inaugura uma fábrica de porte sequer e as perspectivas futuras parecem que não existem para os candidatos. A Petrobras quis hibernar a Fábrica de Fertilizantes do Pólo de Camaçari (Fafen) que dá um prejuizo de R$200 milhões, mas, os politicos baianos foram contra, de todas as correntes.

  3. Nas campanhas, Rui Costa (PT), atual governador e candidato à reeleição, favorito nas pesquisas, só fala que houve um golpe no país e que o governo Michel Temer persegue a Bahia, que ele espera a eleição de Lula para ter um governo alinhado e salvar o país; José Ronaldo, do DEM, diz que vai se espelhar em ACM Neto e duplicar a estrada Ilhéus-Itabuna e voltar o Hospital Regional de Ilhéus. Promete também resolver o problema da segurança pública; e Marcos Mendes (PSOL) já avisou que se eleito retorná a Cesta do Povo. Célia Sacramento (Rede) e João Henrique (PRTB) salvo opiniões no debate da Band estão calados sem fazer campanha de rua.

   4. Veja, pois, o que espera a Bahia a partir de 2019: o velho feijão-com-arroz de construir escolas e hospitais, recuperar estradas, comprar mais viaturas para a Policia, manter a máquina pública inchada e fazer uma ou outra obra com muita propaganda. 

   5. Ninguém fala em privatizar as empresas públicas deficitárias e ineficientes, fechar tribunais de contas que não servem para nada, modernizar a estrutura pública e oferecer melhores serviços, um ensino de melhor qualidade e em tempo integral, reformas estruturantes, nada que seja a modernização do Estado. As Universidades que poderiam dar uma boa contribuição estão comunizadas. 

   6. Tem três domingos que o Fantástico, Rede Globo, mostra a Jornada da Vida, na China, com Sonia Bridi. Nessa reportagem espetacular a jornalista revela-nos como a China mantém suas tradições milenares e se modenizou a depois da revolução depressiva de Mao Tsé Tung. 

   7. Ontem, mostrou a RM de Xangai com 80 milhões de habitantes, a TC Xangai, um metrô com 705 km e uma China com 22.000 km de linhas com trem bala. Mostrou o uso das novas tecnologias nas lojas e o porto de Xangai todo computadorizado. E, uma escola pública em tempo integral com os alunos estudante inglês e novas tecnologias aos 5/7/10 anos de idade. E mais: os professores são obrigados a passar por reciclagens permanentes em testes. Vá fazer isso na Bahia com a APLB no comando de professores!

   8. A china é um país de direção comunista, uma ditadura capitalista com 1.4 bilhão de habitantes, segunda maior economia do mundo e trabalhando a robótica (mostrou até um engenheiro baiano por lá) na linha de futuro. Quer ser a economia número 1 do mundo e todas mutinacionais estão por lá. No Brasil, perdemos várias multis nos últimos anos e a tendência se não houver mudanças é afundar mais no socialismo tupiniquim. Estamos vendo esse filme na Venezuela.

  9. . Pronto: a China não é um único exemplo. Há outros países no mundo nessa mesma direção. E nós, no Brasil, discutindo ainda se é importante fazer uma Reforma da Previdência, se um presidiário pode ser candidato a presidente da República, se as escolas devem ensinar a história da África, e uma série de baboseiras que só levam o país ao atraso. Aqui se discute mais intolerância, segurança, aborto, gênero, etc, do que economia. Os Estados Unidos com Trump, que muitos acham 'maluco' tá com taxa de desemprego abaixo de 4%.

   10. Em 2019, portanto, nem no Brasil; nem na Bahia espera-se algo de novo, modernizante. A maior fonte de renda da Bahia é o ICMS. Alguém fala em um projeto pra trazer indústrias e dobrar a arrecadação do ICMS? Nada. O negócio é fazer hispotal, construir escolas e recuperar estradas. 
                                                                *****
   11. Um vazamento na rede de distribuição da Embasa, causado por terceiros, ocorrido no início da tarde de hoje (27), interrompeu o abastecimento de água nos bairros Feira X, Vila Olímpia, Muchila, Jussara, Feira IX, Expansão Feira IX e Nova Esperança.

   12. As equipes da Embasa já estão no local para fazer os reparos necessários e a previsão é que os serviços sejam concluídos no início da noite. A Embasa recomenda aos moradores das áreas afetadas o uso racional da água ainda existente nos reservatórios domiciliares, até a completa regularização do abastecimento.

   13. Os cidadãos que frequentam os postos da Rede SAC de Salvador têm agora acesso wi-fi gratuito. O sinal está disponível nas 10 unidades da capital. São elas: Shopping Liberdade, Shopping Barra, Shopping Bela Vista, Shopping Paralela, Salvador Shopping, Cajazeiras, Comércio, Pau da Lima, Periperi e Pernambués. 

   14. O primeiro acesso é feito de maneira simples, após o preenchimento de um cadastro. Após isso, o cidadão acessa sites, redes sociais e outros conteúdos do seu interesse enquanto aguarda atendimento. Para o diretor de Relacionamento e Atendimento da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Diógenes Bento, "esta iniciativa aproxima os cidadãos às tecnologias já oferecidas pelos serviços públicos e também otimiza seu tempo de espera nos postos SAC", disse.

   15. A instalação do sinal de wi-fi gratuito nos postos SAC é uma iniciativa da Prodeb em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb). A ideia é alcançar as unidades da Região Metropolitana e do interior do Estado, porém ainda não há prazo definido. Para a diretora Operacional da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), Carla Santiago, o serviço "é mais facilidade para o cidadão usufruir nas unidades da rede SAC".
13. O candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro, comparou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato petista na disputa pelo Palácio do Planalto, aos líderes das facções criminosas PCC e Comando Vermelho por comandar o PT de dentro da prisão.

   16. Bolsonaro, que lidera as pesquisas no cenário sem Lula, deu a declaração ao ser questionado se gostaria de enfrentar o petista em um eventual segundo turno.

   17. Se você trabalha na área de saúde, já pode se inscrever na Jornada Baiana de Hotelaria Hospitalar, que será sediada no Hospital São Rafael (HSR). O evento realizado anualmente, que está na sexta edição, acontece no dia 31 de agosto, no auditório Luigi Faroldi. O objetivo do encontro é propiciar um momento para a troca de experiências e inovações na área, além do aprimoramento profissional.

   18. De acordo com a enfermeira coordenadora de hotelaria do HSR e presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar, seção Bahia – SBHH-BA, Vitória Simões, a jornada contará com um dia inteiro de atividades, iniciando às 8h. 

   19. “Serão abordados assuntos relevantes que envolvem as três grandes áreas da hotelaria hospitalar: hospitalidade, higiene e gestão de enxoval. Para estas discussões, receberemos palestrantes renomados no assunto, representando instituições de peso, a exemplo da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar, Associação Baiana de Epidemiologia e Controle de Infecção, Hospital São Rafael, Hospital Santa Izabel, Associação Obras Sociais Irmã Dulce e autores de livros na área de gestão em saúde”, detalha Vitória Simões.

   20. Agenda Marcos Mendes, candidato a governador (PSOL) – terça-feira (28) 10h- Marcos Mendes vai apurar denúncia de fechamento de mais uma escola, dessa vez a Escola Dalva Matos, que fica na Prainha do Lobato

14h- Concederá entrevista para o Bahia.Ba; - Reunião com a Coordenação de Comunicação.

   21 AGENDA DO CANDIDATO AO GOVERNO DA BAHIA PELO PT, RUI COSTA   29/08 (quarta-feira) 
Manhã - Gravação de Programa Eleitoral; 15h30 - Caminhada em Cajazeiras (Concentração: Praça da Fazenda Grande II, Estrada Coqueiro Grande (ao lado do Atacadão))

  22.  “Esse curso chegou na hora certa! Sabemos que estamos em meio a uma crise econômica e o desemprego é alto, e essa é uma oportunidade para gerar renda, vender o nosso próprio produto com qualidade e higiene”, fala, em tom satisfeito, Gilvado Sousa de Jesus, que participou da primeira turma do curso profissionalizante de Panificação e Confeitaria Básica com usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-OESTE), em Ilhéus.

   23. Realizada pela Prefeitura Municipal, por meio as secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a formatura da primeira turma, composta de 40 alunos, aconteceu na sexta-feira, 24, na área livre do conjunto residencial Moradas do Porto, do programa Minha Casa Minha Vida.

   24. “Foi um experiência impar, eu tive o prazer de fazer esse curso. Aprendi muitas coisas. Agradeço primeiramente a Deus, ao município e o SENAI, por proporcionarem essa capacitação. Se tiver uma nova oportunidade, farei outro curso novamente”, relata, com alegria, Keven Zindani.