Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

José Ronaldo critica governo do PT com a saúde no Baixo Sul do Estado

A Secretaria da Educação do Estado realizou a entrega de novos espaços educacionais no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Semiárido, no município de São Domingos, na noite deste sábado (21/07)
22/07/2018 às 19:14
MIUDINHAS LOCAIS:

1A Bahia é o estado nordestino que mais perdeu leitos do SUS. Em oito anos, houve uma queda de mais de 1,9 mil vagas. A situação tende a piorar com o corte de investimentos de R$ 4 milhões na Santa Casa de Misericórdia de Valença, anunciados pelo governo do estado. A unidade de saúde, referência em todo o país, atende cerca de 300 mil habitantes da região do Baixo Sul. O problema é reincidente e vem sendo reclamado ao pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo, em todas as cidades que visita. “De norte a sul da Bahia, a queixa é da falta de atendimento e até morte nas filas da regulação”.

2. José Ronaldo já assegurou diversas vezes que, assumindo o governo do estado, sua primeira missão seria zerar a fila da regulação. “Para isso, contrataríamos leitos particulares até que o déficit seja zerado e assim possamos gerir o sistema sem prejuízos para a população. A regulação é conhecida em todo o estado como ‘fila da morte’”.

3.  A redução dos investimentos na Santa Casa de Misericórdia de Valença foi denunciada pelo médico e ex-deputado, Heraldo Rocha. A crise ameaça a manutenção do atendimento e será levada ao Ministério Público, exigindo providências. “Trata-se da saúde. Estamos lidando com a vida das pessoas. O governo do PT não pode agir dessa forma”, salienta José Ronaldo.

4. O pré-candidato do Democratas reforça a denúncia feita por Heraldo Rocha de que o corte nos investimentos forçará o hospital a ter apenas um médico, ao invés de dois, nos plantões 24h, o que obrigará a Santa Casa a atender apenas aos pacientes em situação de urgência e emergência. Os demais pacientes serão encaminhados para consulta nos postos de saúde dos municípios. 

5. “O Conselho Federal de Medicina já havia denunciado que a Bahia foi o estado do nordeste que mais perdeu leitos do SUS em 8 anos, e o pior, a maioria na área de pediatria. O governo do PT está cuidando mal da população. Uma situação inaceitável”.

6. A Santa Casa de Misericórdia de Valença atende pacientes dos municípios de Valenca, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiuna, Camamu, Piraí do Norte, Gandu, Wenceslau Guimarães e Teolândia.  Em junho, a unidade realizou 25.298 procedimentos, 19.989 exames ambulatoriais e 5.309 atendimentos, sendo o pronto-socorro responsável pelo maior número de atendimentos. São 170 leitos, uma unidade obstétrica, uma ala de parto natural e um centro cirúrgico com quatro salas. 

7. Não recebemos materiais das campanhas do PT, MDB e PSOL.

                                                                ******
8. Empresários, profissionais liberais e produtores rurais integrantes do Movimento Região Forte lotaram o espaço de eventos da Churrascaria Los Pampas, em Itabuna, para o lançamento da pré-candidatura do agricultor Guilherme Galvão Oliveira Pinto para a Câmara Federal, pelo PSL. 

9. Como pré-candidato do PSL,  mesmo partido de Jair Bolsonoro,  que concorre à presidência da República,  ele destacou a sua preocupação com a crise moral e política que afeta o país, com reflexos na economia, no crescimento da violência urbana e rural, bem como na qualidade da prestação de serviços essenciais à população nas áreas de educação e saúde.

10. Galvão  destacou,  como ponto básico de sua campanha, a defesa dos interesses não apenas dos produtores rurais da região Sul e do Oeste da Bahia, o que passa por uma solução para a questão do endividamento dos produtores de cacau, como também por uma maior e melhor representatividade política de uma região que foi historicamente abandonada e é carente de investimentos em  infraestrutura e serviços públicos de qualidade.

11. A Secretaria da Educação do Estado realizou a entrega de novos espaços educacionais no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Semiárido, no município de São Domingos, na noite deste sábado (21/07). 

12. Uma equipe de gestores da secretaria vistoriou, junto com diretores, professores, funcionários e o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, as melhorias realizadas na unidade e avaliou novas ofertas de ensino. A entrega incluiu três novos módulos, com 10 novas salas, inclusive laboratórios.

 13. "Estamos conversando com os educadores para ver as demandas e necessidades de novos cursos. Temos na escola estudantes que se destacaram com projeto de sustentabilidade durante o Virtual Educa, o que já mostra o perfil da região, que possui cursos de Meio Ambiente, Agropecuária, Zootecnia, Agroindústria, Nutrição e Dietética e Enfermagem. Queremos também utilizar o curso de Manutenção em Informática para trabalhar com reciclagem de máquinas, servindo a sociedade, e possibilitar a experiência de cursos com pedagogia de alternância para estudantes do município", enfatizou o secretário.
 
14. Dentro das novas ofertas da rede estadual, foi destacada também a implantação dos cursos de tecnólogos de nível superior. A ideia é que os centros de educação profissional passem a ofertar cursos de tecnólogos para possibilitar que os estudantes tenham acesso a um certificado de nível superior. Esta nova oferta deverá ter duração de dois anos e estará disponível a partir de 2019. 

15. Em funcionamento desde o dia 5 de julho, o SAC Digital é uma plataforma multicanal interativa que reúne serviços públicos em um só ambiente online. O objetivo da ferramenta é aproximar o cidadão da gestão pública, relacionando serviços e gerando a personificação dos dados já existentes nas bases dos órgãos públicos.

16. Disponível através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br e também para download, por meio de celulares com sistema Android, o SAC Digital cria uma plataforma de interatividade e relaciona serviços, conforme explicou a assessora de Governança de Soluções da Prodeb, Kátia Argolo. 

17. “O cidadão pode procurar resolver uma pendência, e o Sac Digital identifica que ele possui um filho pequeno e, automaticamente, o alerta sobre a realização de uma determinada campanha de vacinação e até a possibilidade de um agendamento em um local mais próximo de onde foi acessada plataforma”.

18. Do ponto de vista do cidadão, o Sac Digital visa favorecer o relacionamento com a gestão pública estadual, criando facilidades nesse processo de interação. Pelo lado do Estado, a ferramenta possibilita a criação de um perfil do cidadão baiano, para que o governo possa voltar políticas públicas e programas de intervenção às necessidades da população. “Quem acessa deixa de ser um número de carteira de habilitação ou identidade e se torna uma pessoa com características sociais, familiares, profissionais”, definiu Kátia Argolo.

19. A administradora Nicole Saback acessou o portal do SAC Digital para agendar um horário e tirar a segunda via da carteira de habilitação. “Consegui fazer a marcação e ainda aproveitei para consultar o número de pontos que constava no sistema do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). Deu para resolver tudo em único lugar”, afirmou.

20. O leilão que vai definir a empresa que fará a recuperação do Sistema Viário da BA-052 – conhecida como Estrada do Feijão –, que inclui também a construção de ponte sobre o Rio São Francisco, será realizado no dia 19 de julho, às 10h, na Bovespa, em São Paulo. O investimento total é de R$ 705 milhões ao longo de 20 anos de concessão. A previsão é de que as obras sejam iniciadas até dezembro deste ano.

21. O Sistema Viário da BA-052 tem um total de 548 quilômetros de extensão, dividido em dois trechos. De Feira de Santana a Xique-Xique, com 462 quilômetros, e de Xique-Xique a Barra com 85 quilômetros. Também faz parte do projeto a implantação da Ponte sobre o Rio São Francisco, entre Xique-Xique e Barra, que terá um quilômetro de extensão. Atualmente, a travessia é feita por meio de balsas.


22. Em duas edições realizadas pela Prefeitura, nos anos de 2015 e 2017, o Ouvindo Nosso Bairro já resultou na realização de mais de 2 mil obras nos 163 bairros de Salvador, com um detalhe: as intervenções foram indicadas pelos próprios cidadãos. O sucesso do já considerado maior programa de consulta popular do país já ultrapassa as fronteiras da capital baiana. Um projeto de lei nos mesmos moldes do do programa soteropolitano já está em tramitação na Câmara de Vereadores de Campinas, cidade do estado de São Paulo.

 23. O vereador Carmo Luiz explicou, em entrevista à TV Câmara local, a motivação para a autoria do projeto. “Nós recebemos uma série de demandas populares e uma delas foi essa. Temos o Orçamento Cidadão, que é composto por uma série de eleições em regiões específicas da cidade. Essas eleições determinam uma comissão consultiva, que apresenta as necessidades que a cidade tem para que, colocadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, talvez esse projeto vá para ser construído em um futuro próximo”.

 24. Assim como em Salvador, o Ouvindo Nosso Bairro campinense prevê que o poder público deverá realizar reuniões públicas, onde representantes de conselhos comunitários da Prefeitura e da sociedade civil elegem as principais demandas de cada comunidade por bairro. De acordo com Carmo Luiz, o programa deverá ter o mesmo perfil do Orçamento Cidadão, mas com o diferencial de ser participativo. 

25. A intenção é ouvir o cidadão – os projetos apresentados e deliberados pelos moradores nos bairros devem ser apresentados na Câmara e levados ao Executivo para serem colocados como emenda parlamentar e, assim, atender ao que foi determinado pelos habitantes da cidade.

 26. “O governo do PT desmanchou tudo de bom que havia sido feito na Bahia e mente ao dizer que aumenta número de leitos hospitalares ou que está aumentando a força policial”. O desabafo, seguido de muitos aplausos, foi feito pelo pré-candidato ao governo da Bahia, pelo Democratas (DEM), José Ronaldo, durante a Convenção Estadual para Homologação das Candidaturas do Partido Trabalhista Cristão (PTC), na  manhã desta sexta-feira (20).

27.  O evento aconteceu no Centro de Cultura da Câmara Municipal, em Salvador, e contou a participação do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, do vereador Kiki Bispo, e das lideranças Albino, Ricardo Grey, professora Elizabete e doutora Iracema.

28. O ato de homologação de candidaturas foi conduzido por Rivailton, presidente Regional do PTC, que aproveitou a oportunidade para enaltecer a experiência do pré-candidato ao governo. “Meu amigo José Ronaldo coloca-se à disposição do povo baiano e tem competência comprovada”.

29. Para Bruno Reis, o povo da Bahia já começou a analisar os pré-candidatos e pensar num futuro saudável para o Estado. “O meu pré-candidato a governador, José Ronaldo, independe de apresentação, pois tanto na vida pessoal quanto na sua trajetória politica só demonstra qualidades e lisura. Quando homologar a candidatura, vamos mostrar a verdadeira Bahia do governo do PT e o povo vai poder votar em Zé e ter a Bahia no rumo do desenvolvimento. José Ronaldo tem a aprovação dos feirenses e dos baianos”, disse Reis