MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O prefeito Elinaldo Araújo recebeu das mãos do ministro das Cidades Alexandre Baldy, a autorização para a retomada da tão esperada obra de Urbanização Integrada na Bacia do Rio Camaçari, que está paralisada desde fevereiro de 2016. A notícia é muito comemorada pelo gestor e pela comitiva que o acompanhou na sua visita à Brasília, entre eles o deputado federal Paulo Azi e os secretários de Infraestrutura e de Habitação, Joselene Cardim e Junior Borges, respectivamente.
2. Para executar as intervenções, o Governo Federal disponibilizou investimento superior a R$ 22 milhões. “Essa é uma obra muito importante para Camaçari e estamos felizes em contribuir para que a vida do povo de Camaçari tenha mais qualidade de vida”, declarou Alexandre Baldy.
3. O prefeito Elinaldo Araújo ressaltou que “essa é uma grande vitória, já que é resultado de muito empenho da gestão e da constante cobrança para retomada da obra por membros da base na Câmara dos Deputados, em Brasília”, disse ao lembrar que para obter os recursos necessários à conclusão do projeto, o município teve que devolver à Caixa Econômica Federal R$ 25,8 milhões devido a uma série de distorções identificadas na execução da obra pelas gestões passadas, que estão sendo apuradas pela Controladoria Geral da República, Ministério Público e Polícia Federal.
4. O deputado Paulo Azi afirmou que considera a autorização da retomada das obras pelo Ministério das Cidades um importante marco na linha do tempo do município. “Esse é um dia histórico para Camaçari. A partir dessa assinatura, esta obra passa a ser um orgulho para os camaçarienses, pois vai resolver sérios problemas que os cidadãos têm enfrentado durante décadas por conta da falta de saneamento. Agradecemos a Elinaldo pelo esforço para dar continuidade a essa obra e ao ministro pela sensibilidade de reconhecer a importância dessa intervenção”, afirmou o parlamentar.
5. A Urbanização Integrada é considerada a maior obra da história do município. O projeto vai beneficiar milhares de pessoas da sede da cidade. As intervenções têm o objetivo de recuperar, dragar, limpar e despoluir o Rio Camaçari e os afluentes Piaçaveira, da Prata, Eiu Branco, Pedreiras, Mandú e do Canal da Acajutiba, além de promover uma profunda transformação paisagística, assegurando mais qualidade de vida à população.
*****
6. Foram empossados, na manhã desta quarta-feira (4), os novos membros do Conselho Estadual de Comunicação Social do Estado da Bahia para o mandato que compreende o biênio 2018/2020, no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento contou com a presença de representantes da sociedade civil, segmentos da comunicação no Estado e do Secretário de Comunicação e presidente do Conselho, André Curvello.
7. “Esta posse representa a continuidade e fortalecimento do conselho de comunicação, que eu considero um instrumento muito importante para que a democracia da comunicação social continue viva. A comunicação social é uma conquista popular que representa um princípio fundamental da liberdade de expressão, uma conquista que fortalece a luta por igualdade e justiça social”, afirmou Curvello
8. O Conselho de Comunicação Social do Estado foi regulamentado em maio de 2011 e teve o regimento interno aprovado em março de 2012. A Bahia é pioneira na criação do órgão, previsto na Constituição Federal de 1988, e também nas constituições estaduais.
9. De caráter consultivo e deliberativo, o Conselho é integrado por 27 membros, sendo sete do poder público e 20 da sociedade civil. Entre as funções do órgão, estão a proposição de medidas para o aperfeiçoamento da Política Estadual de Comunicação Social, a atuação em defesa dos direitos da sociedade baiana ligados ao segmento e a articulação de ações para que a distribuição das verbas publicitárias do Estado seja baseada em critérios técnicos de audiência e garanta a diversidade e pluralidade.
10. Para o biênio 2018/20120 o conselho é formado por representantes do Governo do Estado, das universidades Federal da Bahia (Ufba) e do Estado da Bahia (Uneb), de agências de publicidade e veículos de comunicação, de entidades de classe e de movimentos sociais ligados à comunicação comunitária.
11. Esse Conselho e nada é a mesma coisa.
12. O governo antidemocrático de Rui Costa quando quer discrciminar um veiculo como faz com o Bahia Já discrimina e pronto. E ainda tem a desfaçatez de madar uma nota dizendo que a publicidade está suspensa a partir de julho diante da elei eleitoral. Ora, se não temos pulbicidade do governo a nota seria dispensável.
*****
13. Qual é a criança que não gosta de fazer um batuque, tirar uma nota – mesmo que desafinada, no violão, ou experimentar novos instrumentos? A Turma do Grupo Espaço Musical, mais que ninguém, sabe bem como estimular a musicalização entre crianças de todas as idades, trabalhando o seu desenvolvimento através dos sons. É por isso que durante todo o mês de julho, o projeto Paseo Divertido, do Shopping Paseo, promoverá oficinas gratuitas aos sábados, a partir das 16h, com o Espaço Musical.
14. “Trabalhamos com bebês a partir de 3 meses e todas as crianças aproveitam bastante, pois passam todo o tempo participando das nossas atividades, que são pensadas para contribuir com desenvolvimento cognitivo, motor e social delas”, afirma o músico e diretor da escola Gabriel Macedo. Para participar da oficina, é necessário um adulto acompanhando na roda de música as crianças de 3 meses a 3 anos de idade.
15. A partir de 4 anos, elas já podem sentar na roda sem acompanhante. Mas, o mesmo deverá estar acompanhando no evento. “É uma atividade muito dinâmica e divertida, cantamos músicas de roda, contamos história e tocamos instrumentos, completa.
16. O Espaço Musical é a primeira escola de música itinerante e referência em Salvador também nos eventos. Numa grande roda as famílias se divertem, e os adultos aproveitam a oportunidade de fortalecer seus vínculos com suas crianças através da música de qualidade. O público alvo é o infantil, a partir de bebês de 3 meses até crianças de 12 anos.
17. Seguem horários especiais de funcionamento dos shoppings Barra e Paseo, em função da partida que a seleção brasileira disputará na Copa do Mundo no próximo dia 6 de julho, sexta-feira.
Shopping Paseo
ojas, serviços e alimentação – Funcionam das 9h às 14h30 e retomam das 17h30 às 21h
Cinema – horário conforme a programação
18. Shopping Barra
Barra Gourmet e Praça de Alimentação transmitem o jogo às 15h
Lojas – Abrem às 9h, funcionamento facultativo entre 14h30 e 17h30, e fecham às 22h
Praça de Alimentação – Funciona das 9h às 22h, com transmissão do jogo
Barra Gourmet – horário estendido a partir das 11h
Cinema – funcionamento conforme programação