Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TEMER não cita sobre amigos presos e diz estar sujeito a bombardeios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Google, lança, na quarta-feira (4/4), o projeto e-Nova Educação, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira.
29/03/2018 às 18:40
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Segundo a Tribuna de Vitória, ES, com silêncio e um leve sorriso, o presidente Michel Temer (MDB) reagiu, em Vitória, às perguntas da reportagem da Folha de S.Paulo sobre a prisão de aliados nesta quinta-feira (29) pela Operação Skala da Polícia Federal.

   2. Após a inauguração do novo aeroporto da capital capixaba, enquanto conversava com políticos e posava para fotos, o presidente foi questionado sobre a operação e se havia sido informado previamente dela. Ignorou até ser retirado do palco por seguranças.

   3. No discurso, Temer disse ser "um trabalho dificílimo" estar na Presidência. "É uma coisa que você fica sujeita a bombardeios a todo momento, mas tenho a felicidade de ter chegado até aqui", se referindo a ter feito um governo "não de quatro ou oito anos", mas de "um ano e 11 meses".

   4. Enquanto isso, do lado de fora do aeroporto, Temer enfrentou protestos. O boneco de um "vampirão" de dois metros de altura, armado com um fuzil, foi queimado por manifestantes. Faixas contra o governo foram colocadas no saguão do novo aeroporto.

   5. No início da manhã desta quinta-feira (29) foram presos o empresário e advogado José Yunes, o coronel João Batista Lima Filho, o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi (MDB) -todos entre os principais aliados de Temer- e o empresário Antônio Celso Grecco, dono da Rodrimar, empresa que atua no Porto de Santos.

   6. As detenções foram autorizadas pelo ministro Luis Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), relator do inquérito que investiga Temer por suposto recebimento de propina em troca de benefícios a empresas do setor portuário via decreto.

   7. Líder da maioria na Câmara dos Deputados, o deputado Lelo Coimbra (MDB), que viajou para Vitória no mesmo avião de Temer, disse que o presidente não tocou no assunto das prisões dos aliados e "estava tranquilo".

   8. Em seu discurso, Temer também ignorou a operação da Polícia Federal. Preferiu elogiar o mandato. Disse que seu governo transmite "segurança para o mercado" e que "as pessoas passaram a ter um padrão de vida melhor".

                                                                       *****
    9. Pertencente ao Estado, um casarão colonial situado no município de Santo Amaro foi cedido à Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), no município de Santo Amaro. O imóvel será utilizado para instalação de salas de aula para alunos da pós-graduação e para abrigar setores administrativos da instituição acadêmica.  

   10. Situado na Praça da Purificação, no Centro de Santo Amaro, o casarão abrigou, até o ano de 2016, uma unidade da Inspetoria Fazendária, pertencente à Secretaria da Fazenda (Sefaz). A partir de setembro do mesmo ano, o imóvel passou a ser gerido pela Secretaria da Administração (Saeb), porque a Sefaz não tinha mais interesse em ocupá-lo. 

   11. A Universidade do Recôncavo manifestou interesse pelo imóvel. O secretário da Administração, Edelvino Góes assinou o termo de cessão de uso do imóvel, na tarde de ontem (28). O ato contou com a presença do deputado Bira Coroa.  “O Governo dá destinação sócio-educativa ao casarão quando cede o imóvel para ser utilizado pela Universidade. A casa terá uma nobre utilização servindo à academia”, comentou Góes.

   12. O fornecimento de internet banda larga de qualidade para instituições de ensino e pesquisa de cinco municípios do interior da Bahia e celeridade na atualização das leis de construção do Marco Legal da CT&I. Estas ações compõem o resultado do Seminário Estratégia Bahia de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, que aconteceu nesta quarta-feira (28), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

   13. O secretário da pasta de CT&I, José Vivaldo Mendonça, ressaltou o quão importante é a contribuição de todos os setores para a construção de uma agenda de CT&I como política de estado, para além das políticas de governo, resistindo assim aos ciclos de pessoas. “A Secti pensa na ação e na prática, interiorizando a CT&I para os 417 municípios baianos”, iniciou. 

   14. “Estabelecemos três metas na Secti: a reformulação do Marco Legal de CT&I, maior estrutura de internet de banda larga e constituição de dez macroterritórios de gestão tecnológica e desenvolvimento”, completou Vivaldo, que agradeceu à presença e apoio da senadora Lídice da Mata para a CT&I da Bahia, e às presenças do presidente da Alba, Ângelo Coronel, e da secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Maria Olívia Santana.

   15. A deputada Fabíola Mansur, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA, também ressaltou a importância de todos compreenderem a necessidade do debate com a participação da sociedade, na construção de um ambiente favorável de CT&I e para atualização das leis de construção do Marco Legal da CT&I da Bahia. 

   16. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Google, lança, na quarta-feira (4/4), o projeto e-Nova Educação, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira. O projeto é inovador e levará as tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso a internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no Século XXI. A iniciativa também contempla formação de professores. 

   17. Para o Secretário Walter Pinheiro, o e-Nova Educação é um marco na contextualização dos processos de ensino e aprendizagem na rede estadual. “O e-Nova Educação é uma iniciativa estratégica que estamos implementando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, por meio de um conjunto de aplicativos de última geração, configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e professores à realidade do mundo em que vivemos. 

   18. Esse projeto potencializa os processos de inovação nas escolas e contribui efetivamente na preparação dos estudantes para a vida e para o mundo do trabalho”, afirmou. 

   19. O lançamento do e-Nova contará com a presença do principal executivo mundial do Google for Education, Bram Bout, bem como dos diretores para o Mercado Internacional, John Vamvakitis; para a América Latina, Rodrigo Pimentel; e para o Brasil, Alexandre Campos Silva. 

   20. Salvador, a primeira capital do Brasil, completou 469 anos, hoje, 29 de março, e por isso o deputado estadual Alan Sanches (DEM) apresentou na Assembleia moção de congratulações aos seus habitantes. “Por toda sua história, pela sua essência, grandeza e beleza, podemos dizer: Parabéns Salvador pelos seus quase cinco séculos de fundação. Feliz é o povo que aqui nasce, feliz é aquele que aqui vive”, disse o parlamentar.

   21. Alan Sanches considera Salvador “exuberante em sua história, abundante na alegria de seu povo, sagrada pelos ritos e ritmos, profana em suas tradicionais festas populares. Assim é nossa cidade, com forte apelo turístico, sendo esse seguimento a maior das nossas riquezas. Salvador é admirada pela sua beleza arquitetônica e amada por turistas que nos visitam e ficam fascinados por sua beleza, tudo de forma natural”, afirmou.

   22. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), oferece cinco vagas de estágio, no turno matutino, para alunos do ensino médio. Os interessados devem se inscrever das 8h do dia 2 de abril até 18h do dia 5 de abril, exclusivamente no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

   23. O estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio vespertino ou noturno, residir em Salvador, ter 16 anos completos na data de inscrição e ter cadastro no IEL. A instituição de ensino deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e estar conveniada com o Instituto Euvaldo Lodi.

   24. Vale lembrar que a validade do processo seletivo é de 12 meses e que, além das cinco vagas iniciais, a Prefeitura fará cadastro reservas. Em caso de novas vagas durante o prazo de validade da seleção, poderão ser convocados outros candidatos, respeitando a ordem de classificação.

   25. Os inscritos serão convocados para realização da prova objetiva através de publicação no Diário Oficial do Município e no site www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br. A carga horária de atividades é de 20h semanais e o valor da bolsa-auxílio é de R$ 494,94, mais auxílio-transporte.