Donald Trump ficará mais forte de conseguir um acordo de paz com a Coréia do Norte em guerra contra os EUS desde a década de 1950
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Goste-se ou não do presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, com seu jeitão populista de governar - lembra um pouco Jânio Quadros - ele vem cumprindo as promessas de campanha em melhorar a economia e a vida do povo norte-americano, sem dúvida.
2. E, agora, com a possibilidade de estabelecer um acordo de paz com a Coréia do Norte do ditador Kim Jung-un, se isso de fato acontecer, ao encerrar seu primeiro mandato estará mais popular do que Barack Obama e pronto para um novo mandato. Será imbatível.
3. Trump é criticado mundo à fora por suas posições em relação as mulheres, a política anti-acolhimento a imigrantes, por sua decisão em construir um muro isolando as fronteiras do México com os EUA, pela taxação do aço e do alumínio, mas, nada disso muda sua trajetória de pensar e agir.
4. Em tese, defende os interesses do povo norte-americano e quem acha que só existe povo na América Latina e na IndoChina, nos EUA há uma imensa camada da população que passa dificuldades financeiras. Não que existem favelas e esse ambiente de guerra civil que atravessa o Brasil. Mas, há cortiços e questões graves no amparo a população mais necessitada, uma vez que lá o capitalismo é pleno e não tem o guarda-chuva do Estado para proteger cidadãos com bolsas de toda natureza.
5. Ao tomar posse em 20 de janeiro de 2017, Trum disse que o "massacre ao povo norte-americano para agora". Trump falou sobre desequilíbrios comerciais e revitalização de fábricas, sobre empregos e impostos. O ponto mais concreto foi a promessa de redistribuição: "Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos."
6. A hora de julgar o desempenho de Trump na economia e em outros tópicos será em 2020. Mesmo assim, é interessante dar uma olhada em como a economia americana evoluiu no governo dele, particularmente nas áreas contempladas nas maiores promessas. A taxa de desemprego é de 4,1%, há crescimento do PIB e o aumento do nível de confiança dos empresários.
7. Há quem critique: "A recuperação está em andamento desde 2010", diz o economista Robert Scott, do Economic Policy Institute, think tank sediado em Washington. Segundo ele, os indicadores econômicos positivos dos EUA são parte de uma tendência de oito anos, que está agora ameaçada pela presidência de Trump. "Há também muitos indicadores que preocupam. O número real de empregos criados está numa tendência decrescente constante. A alta dos salários também é fraca", avalia.
8. Scott diz que, desde que Trump chegou ao poder, o Departamento de Trabalho dos EUA, tendo em mente os interesses dos empresários, cancelou uma série de regulamentos que vigoravam para proteger funcionários, como regras de horas extras, percentual de gorjeta que pode ser levado para casa e segurança e saúde no local de trabalho.
9. Moore, que trabalha no think tank conservador The Heritage Foundation, acredita que o instinto pró-negócios de Trump é uma das principais razões pelas quais os mercados de ações dos EUA cresceram tanto desde as eleições.
10. Outra das promessas de Trump é de criar empregos na indústria e na construção. Nesse sentido, os números são mais positivos do que negativos: segundo a agência nacional de estatísticas, 400 mil empregos foram criados na construção civil e na mineração desde que Trump tomou posse.
11. Scott reconhece o crescimento, mas acredita que o aumento do déficit comercial dos EUA – de mais de 10% desde que Trump assumiu – vai continuar pressionando a demanda por bens produzidos nos EUA.
12. Moore, por sua vez, acredita que Trump pode se gabar do aumento de empregos na indústria, mas reconhece que bem mais vagas terão que ser criadas, caso ele queira se reeleger.
13. A conquista legislativa mais tangível do primeiro ano de Trump, em termos econômicos, é a grande reforma fiscal, recentemente aprovada pelo Congresso. O projeto de lei, que prepara o caminho para a maior mudança no código tributário dos EUA desde a década de 1980, reduziu os impostos pagos por empresas de 35% para 21%.
14. Moore, que assessorou a Casa Branca para formulação da lei, acredita que ela vai impulsionar a economia. "Ela vai levar a mais investimentos nas empresas americanas, vai expandir as operações delas. Elas construirão mais fábricas, comprarão mais caminhões e maquinários e, ao fazer isso, poderão pagar melhor seus empregados", aposta. "Trabalhadores recebem mais quando são mais produtivos, e são mais produtivos quando têm acesso a mais bens de produção."
******
15. (FEIRA) As inscrições para credenciamento à seleção de dez espetáculos teatrais, que comporão a grade deste ano do projeto cultural “Teatro vai aos bairros” serão encerradas no final da tarde da próxima segunda-feira, 12. A documentação deverá ser entregue no Teatro Margarida Ribeiro, rua José Pereira Mascarenhas, 409, Capuchinhos, em horário comercial.
16. Poderão se inscrever pessoa física – grupos formados por profissionais ou amadores residentes em Feira de Santana, e pessoa jurídica.
17. As propostas serão analisadas por uma comissão de credenciamento observadas os seguintes critérios: clareza das propostas apresentadas e qualidade artística, adequação de sua linguagem cênica a proposta de livre ocupação do espaço público, originalidade e diversidade de linguagem proposta dentro da encenação, totalizando. Para se classificar, deve-se atingir o mínimo de 11 pontos – o máximo será 20 pontos.
18. Para divulgar e mobilizar cooperativas e associações de toda a Bahia a apresentarem propostas que dialoguem com os quatro editais de apoio à agricultura familiar, lançados, recentemente, pelo projeto Bahia Produtiva, no valor total de R$98 milhões, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR), vem realizando reuniões em todo estado.
19. Foram realizadas mobilizações nos municípios de Camacan e Ituberá, no Território Litoral Sul, em Seabra, na Chapada Diamantina; Caetité, no Sertão Produtivo e Monte Santo, no Sisal. Durante essa semana, também foram realizadas reuniões no município de Santa Luzia e Itabuna, no Litoral Sul; em Juazeiro, Sertão do São Francisco; e em São Miguel das Matas, no Território Vale do Jiquiriçá.
20. As inscrições seguem abertas para os editais de apoio a projetos de formação de alianças produtivas territoriais, recuperação de agroindústrias e inclusão produtiva, projetos voltados para comunidades quilombolas e outro para povos indígenas.
21. As Manifestações de Interesse deverão ser inscritas eletronicamente mediante preenchimento do formulário no sistema disponível no site da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) www.car.ba.gov.br, onde podem ser encontradas todas as informações sobre os editais.
22. O Instituto Centro de Treinamento de Judô – Ação & Inclusão dá início as atividades em 2018 com uma grande Campanha de Doação de Sangue. A iniciativa está programada para o dia 24 de março, às 10h, na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba. O objetivo da equipe é reunir um público maior para participar da campanha voluntária. Informações: 71 98879-1242, contatar Eugênio Simões, líder do Instituto.
23. “A Escolab fez total diferença na minha vida e na vida da minha filha e eu agradeço muito. Para mim, essa escola é tudo”. Esse é o depoimento emocionado de Inalva Lopes, mãe de uma aluna da Escola Laboratório Boca do Rio que, aos 49 anos, viu a vida de sua filha Antônia Lopes, de 15, se transformar, após a matrícula na instituição. As razões da transformação estão presentes em cada detalhe planejado para o ambiente escolar inovador, desde a elaboração do currículo até a interação profissional/aluno.
24. Diariamente, os estudantes são direcionados a atividades artísticas e tecnológicas prazerosas que estimulam cada vez mais a criatividade e a vontade de aprender nas crianças e adolescentes matriculados. O processo de ensino e aprendizagem está estruturado em seis eixos: jogos de linguagem, jogos de raciocínio lógico, cultura global, experimentação científica, experimentação artística e prática esportiva.
25. Sempre em busca de soluções e medidas que promovam o uso racional da água, a Embasa está finalizando, neste mês de março, a implantação de um sistema piloto para tratamento de efluentes (esgotos após a retirada de resíduos sólidos) e sua posterior utilização na irrigação de áreas verdes do Resort Iberostar, no Litoral Norte da Bahia.
26. O sistema, que tem capacidade para tratar uma vazão de mais de 2,5 milhões de litros de efluentes por dia, está funcionando em fase de testes.
27. Segundo o diretor de Operação para a Região Metropolitana de Salvador (DM), Carlos Ramirez, a reutilização da água para fins menos nobres, que não sejam o abastecimento humano, é uma tendência para a qual as companhias de saneamento devem ficar cada vez mais atentas. “Reutilizar a água, nestes casos, traz como principal vantagem o fato de não gastar água potável com atividades que não demandam, necessariamente, este tipo de recurso.
28. Além de preservar o meio ambiente, a utilização da água de reúso traz economia financeira, uma vez que o custo de tratamento, nestes casos, é menor do que para o tratamento da água potável, afirma Ramirez.
29. Nesta segunda-feira (12), às 10h, em Simões Filho, o governador Rui Costa assina ordem de serviço para construção da policlínica regional de saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
30. Durante a solenidade, Rui entrega ambulâncias e ônibus escolares. O evento acontece na antiga Inspetoria Fazendária de Simões Filho, na Via Urbana, Avenida A
31. Quem trafega pela BR-324 à noite, no trecho entre Salvador e Simões Filho, segue encontrando dificuldades para circular na estrada, por conta do problema de iluminação que vem prejudicando a visibilidade dos motoristas. São 535 pontos apagados nesse trajeto, que vai do Acesso Norte (na altura do Shopping Bela Vista) até a divisa com o município da Região Metropolitana.
32. A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública DSIP, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (DSIP/Semop), aguarda a Via Bahia, concessionária responsável pelos serviços de conservação e assistência aos usuários na rodovia, resolver o problema o mais rápido possível. O órgão municipal enviou representação ao Ministério Público Federal (MPF), desde o início do ano passado, acionando a concessionária.