Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PETISTAS temem que Operação Cartão Vermelho chamusque Rui Costa (TF)

Operação Ronda Maria da Penha da PMBA iniciou nesta no auditório do Comando Geral da PMBA, no Largo dos Aflitos, o Treinamento Técnico Operacional para policiais militares do Estado de Alagoas
26/02/2018 às 19:36
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A noticia requentada sobre uma provável propina envolvendo o ex-governdor Jaques Wanger e o consórcio que construiu a Arena Fonte Nova (OAS/Odebrecht) agitou o meio politico baiano, mas, nada que represente um tsunami na chapa Rui Costa, pelo menos, por enquanto. Se essa Operação Cartão Vermelho evoluir e Wagner, por hipótese, ser considerado ficha suja e não poder concorrer ao Senado, aí muda o quadro.

   2. O que os petistas temem, de resto, é que a Operação Cartão Vermelho atinga o governador Rui Costa, o qual, hoje, em trajetória ascendente tem boas chances de ser reeleito governador. Caso Wagner se mantenha ficha limpa e concorra ao Senado, melhor ainda. O fato de hoje, considerado por parlamentares petistas como midiático, não chega a base dos 'brongos', onde o PT com suas alianças (PSD, PP, PSB, PCdoB) é forte.

   3. De qualquer maneira, a Cartão Vernelho é simbólica, tem grande apelo no marketing politico e os prováveis 15 relógios de ouro apreendidos no apartamento do corredor da Vitória, idem. Wagner é um contumaz crítico ao que chama "Forças do Atraso" e perde força envolvido com prováveis ilícitos.

   4. Tudo ainda é muito cedo para se avaliar, Wanger perde o foro privilegiado no dia 6 de abril, e isso ainda pode trazer condequências sérias a sua pretensão de ser sendor. Lembrando que o TCE já havia, em tempos idos, revelado esses possíveis superfaturamentos na Arena Fonte Nova, o que foi ignorado pela Maioria da Assembleia que aprovou as contas do governo Wagner.
                                                                     *****
   5. Em relação à manifestação de moradores do Itaigara contra a venda de um terreno da Prefeitura na Rua Anísio Teixeira, no mesmo bairro, a Prefeitura esclarece que o local era ocupado de forma irregular por autoescolas, ou seja, não era uma área verde. 

   6. Antes da venda do terreno pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), após aprovação da Câmara de Vereadores e com o aval do Ministério Público do Estado (MP), o terreno foi vistoriado pela Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), que concluiu pela descaracterização da área e não utilização para qualquer finalidade pública. 

   7. Após comprovar que não havia interesse coletivo na área e nem qualquer função social, a Prefeitura realizou diversas audiências públicas, em processo totalmente transparente, e só então obteve aprovação da Câmara Municipal para a venda do terreno. 

   8. À época, também foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP, que se pronunciou favoravelmente à venda. Ficou acertado com o MP, inclusive, que 25% dos recursos auferidos com a venda do terreno seriam destinados especificamente para investimentos na área ambiental, conforme a cláusula terceira do TAC.

   9. Assim, ponderou-se ser muito mais vantajoso para toda população a alienação do terreno e a utilização destes recursos obtidos em outros projetos e ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, levando efetivos serviços à população em áreas mais carentes, a exemplo do Hospital Municipal de Salvador. 

   10. Vale frisar que o processo licitatório transcorreu com absoluta publicidade e observância aos ditames legais, tendo havido divulgação no Diário Oficial do Município e em jornais de grande circulação local e nacional. Houve, inclusive, diversos interessados, e a área foi vendida pelo maior valor alcançado. A tentativa de levantar dúvidas a respeito do processo e a eventual vinculação a quem quer que seja não passa de atitude irresponsável e leviana de quem está insatisfeito com a atual destinação comercial dada ao particular que venceu a disputa. 

   11. Os pagamentos dos valores de arrematação (mais de R$20 milhões de reais) estão sendo depositados em conta específica aberta, conforme já informado ao MP, garantindo-se a aplicação em investimentos que irão trazer efetivos benefícios sociais à população soteropolitana, como aconteceu com a venda de todos os terrenos municipais até aqui. 

   12. No mês de dezembro de 2017, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), registrou crescimento de 2,0% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais.

   13. O resultado exibido neste indicador em relação a novembro foi determinado, principalmente, pela ampliação do dinamismo da atividade econômica na capital baiana, motivado pelas festas de final de ano.

   14. Em contra partida, o indicador apontou retração de 7,0% quando comparado com o mesmo mês de 2016, em função da elevada base de comparação (6,0%). No ano acumula retração de 1,4%.
13. A Comissão Especial Temporária para a Análise e Revogação das Leis Municipais Obsoletas, a Comissão do Revogaço, realiza nesta terça-feira (27), às 14h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador, a reunião de início do trabalho de avaliação da legislação municipal.

   15. O presidente da Comissão, o vereador Alexandre Aleluia (DEM), afirma que o objetivo é retirar do quadro de leis do município aquelas que somente obstruem o desenvolvimento da cidade e dos soteropolitanos e limitam a liberdade dos cidadãos.

   16. A Operação Ronda Maria da Penha da PMBA iniciou nesta segunda-feira (26), no auditório do Comando Geral da PMBA, no Largo dos Aflitos, o Treinamento Técnico Operacional para policiais militares do Estado de Alagoas, que segue até o dia 3 de março.

   17. O treinamento propõe promover um diálogo sobre a atuação especializada da Ronda no enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher, capacitando a equipe da PM alagoana para implementar uma unidade similar no estado nordestino. Participam a comandante da Operação Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, da subcomandante capitã Paula Queirós, e de policiais auxiliares da unidade.  

   18. Na aula inaugural, os militares foram recepcionados pelo comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, que deixou uma mensagem de boas vindas. “A nossa meta é ampliar os conhecimentos sobre a atenção e cuidados com as mulheres. Aproveitem todo ensinamento disponibilizado e tirem suas dúvidas. Fico muito feliz em recebê-los aqui”, declarou.

   19. Neste primeiro dia foi aplicado o Jogo do Espelho para as policiais, que é um jogo de tabuleiros para que as mulheres possam se enxergar e identificar se sofrem algum tipo de violência e de orientações sobre os locais onde buscar ajuda. Já para os policiais masculinos, foi apresentado o projeto Ronda para os Homens, que trabalha com a conscientização do público masculino sobre as formas de violência contra a mulher.

   20. Será nesta terça-feira, dia 27, o lançamento oficial da 20ª edição da Liquida Salvador em almoço no restaurante Baby-Beef Alvarez. O evento, realização da CDL Salvador, apresenta as novidades desta edição – que inclui um webapp para smartphone, computador e tablet – e a campanha publicitária para patrocinadores, parceiros e autoridades. A 20ª edição da Liquida Salvador acontece entre os dias 1º e 11 de março em Salvador e Região Metropolitana.

  21. A Operação Ronda Maria da Penha da PMBA iniciou nesta segunda-feira (26), no auditório do Comando Geral da PMBA, no Largo dos Aflitos, o Treinamento Técnico Operacional para policiais militares do Estado de Alagoas, que segue até o dia 3 de março.

   22. O treinamento propõe promover um diálogo sobre a atuação especializada da Ronda no enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher, capacitando a equipe da PM alagoana para implementar uma unidade similar no estado nordestino. Participam a comandante da Operação Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, da subcomandante capitã Paula Queirós, e de policiais auxiliares da unidade.  

   23. Na aula inaugural, os militares foram recepcionados pelo comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, que deixou uma mensagem de boas vindas. “A nossa meta é ampliar os conhecimentos sobre a atenção e cuidados com as mulheres. Aproveitem todo ensinamento disponibilizado e tirem suas dúvidas. Fico muito feliz em recebê-los aqui”, declarou.

   24. Neste primeiro dia foi aplicado o Jogo do Espelho para as policiais, que é um jogo de tabuleiros para que as mulheres possam se enxergar e identificar se sofrem algum tipo de violência e de orientações sobre os locais onde buscar ajuda. Já para os policiais masculinos, foi apresentado o projeto Ronda para os Homens, que trabalha com a conscientização do público masculino sobre as formas de violência contra a mulher.