Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FALA DE RUI pecou pelo excesso no administrativo e pouca politica (TF)

As Miudinhas de hoje são dedicadas a abertura dos trabalhos legislativos na ALBA
01/02/2018 às 00:02
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em nossa opinião, mesmo o governador Rui Costa (PT) enxugando de 30 páginas para 18 (fora os improvisos) seu discurso na Assembleia Legislativa, que é um casa eminentemente política, S. Exa. deu muito mais destaque às questões administrativas do governo, com detalhes acentuados, do que a fala política. 

   2. Deputado gosta é de política e o momento é politico. Nessa parte, o governador se manteve fiel ao receituário petista de desconhecer quaisquer tipos de desvios de conduta de Lula da Silva, e são muitos ao longo dos últimos anos pecadores do ex-presidente, criticou o judiciário, falou numa realinhamento do Estado do Direito, de certa maneira desrespeitando a inteligência brasileira, como se estivessemos vivendo numa ditadura.

   3. Evidente que o governador tem todo direito de defender a participação do seu candidato na eleição presidencial, mas, Lula foi condenado a 12 anos de cadeia, há um processo bem fundamentado contra ele, obteve o ex-presidente todos os meios e condições de defesa, há uma imensa cobertura da imprensa sem a mínima censura, daí que o governador deveria considerar que vivemos numa democracia.

  4. Em nossa opinião, o governador também foi econômico em citações ao vice-governador João Leão e ao presidente da Casa, Ângelo Coronel, anfitrião da tarde, e até aos deputados de sua base, com citações esporádicas de improviso. 

   5. A bancada da Oposição retirou-se do plenário assim que Rui adentrou no recinto alegando que o governador desrespeita uma Lei da Casa que obriga o chefe do Executivo a honrar emendas impositivas de todos os deputados. A Oposição diz que não recebe nada. 

   6. Outro aspecto da fala de Rui que chamou a atenção de interlocutores e da imprensa foram as magras palmas ao governador, tanto no acesso ao plenário; quanto ao longo do seu discurso. Anotei, pelo menos, 6 secretários tuitando enquanto o governador falava. E, como sua fala foi muito longa, algunas pessoas no fundo do plenário deixaram o local.

   7. Na parte administrativa, o governador começou dando ênfase ao seu carro-chefe, a Saúde, eleando o melhor do seu governo. Muitas ações, de fato. Comenta-se, nos bastidores da ALBA, que o secretário Fábio Vilas Boas estaria picado pela mosca azul política, quiçá possa candidatar-se a deputado federal. E, há quem o cite como nome a prefeito da capital. Em política, nada pode se duvidar.

   8. Outro destaque, o segundo lugar, coube a educação e as ações do governo. Não vimos o secretário Walter Pinheiro no plenário, mas, sua pasta recebeu muitos destaques dos programas e visitas do governador as 300 escolas ao longo desses anos do seu governo.

   9. As outras pastas também receberam os devidos destaques, em especial, infra-estrutura, mobilidade, saneamento, cultura, desenvolvimento econômico e segurança. Nesse ponto - administrativo - foi uma boa fala. Mas, sem gráficos, sem videos, sem imagens, perde-se muito.
                                                            *****
  10. Chamou a atenção na formação da Mesa da Sessão Solene a ausência do prefeito da capital ACM Neto ou um representante, lembrando que seu vice, Bruno Reis, é deputado estadual. Ausência também sentida do presidente da Câmara Municipal de Salador, Léo Prates.

  11. Bem, o presidente do TCM mandou Plinio Carneiro Filho, como representante.

   12. Ficou a desejar na abertura dos trabalhos a execução do Hino Nacional. Fracativa. Um coral sem musicalidade. 

   13. O estacionamento da imprensa na ALBA ficou lotado de veiculos que não eram da imprensa. O Comitê de Imprensa da Casa está abandonado.

   14. O desfile da tropa na frente da ALBA, em nossa opinião, com aquele corpo de tropa parecendo que ia pra uma guerra não combinou. Tinha que ser uma tropa mais amena, sem armas.

   15. Já a banda da PM que abrilhantou a festa tava afinadissima. Bem.

   16. Honrando as tradições petista, a deputada Fátima Nunes vestiu-se toda de vermelho, da cabeça aos pés.

   17. A secretária Fabya Reis foi a primeira a chegar no plenário. Ficou um tempinho sozinha. E o deputado primeiro a chegar foi Roberto Carlos, PDT, mas, quando viu que ainda tinha pouca gente pulou fora.

  18. O ano de 2018 promete muitos resultados positivos para a Bahia, especialmente para o Sudoeste, na avaliação do deputado estadual Zé  Raimundo (PT), após ouvir a mensagem do governador Rui Costa, apresentada na tarde de hoje (01/2), em sessão abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia. 

  19. Em que pese à crise e dificuldades no cenário nacional, o parlamentar acredita que o governador baiano se manterá em destaque como "o que mais realiza os compromissos assumidos em campanha eleitoral".

   20. Zé Raimundo ainda fala em crise. A arrecadção do ICMS Bahia só em dezembro último passou um pouco de R$2 bilhões.

  20. Além dos diversos projetos em andamento, que devem ser concluídos esse ano, como o metrô, na capital, e o aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, o deputado comemorou o anúncio do governador sobre outras iniciativas para 2018, especialmente os que beneficiarão a região Sudoeste, a exemplo da implantação de policlínica regional no município conquistense, cujo lançamento da licitação deve sair na próxima semana, conforme afirmou Rui Costa.

  21.  Durante discurso o governador Rui Costa destacou seu compromisso com as famílias baianas. “Tenho repetido em todos os lugares por onde passo que as famílias têm um papel indispensável na formação de uma sociedade melhor. Precisamos construir outros laços mais afetivos, mais humanos, mais saudáveis e respeitosos”, ressaltou.

  22. Rui também falou sobre a necessidade de uma sociedade mais tolerante e inclusiva. “É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda tenhamos de conviver com níveis tão elevados de intolerância e preconceito. Eu reafirmo o meu compromisso com as famílias, as mulheres, com os negros, os idosos, os deficientes, com a população LGBTT e com as comunidades tradicionais, os quilombolas e indígenas”, reforçou o governador.

   23. Houve civilidade na bancada da Imprensa. Muita gente foi barrada na entrada por falta de credenciamento.

   24. "É vergonhoso acompanhar um governador que, em discurso para parlamentares e outras autoridades do estado, repete o delírio segundo o qual Lula foi condenado sem provas. Dizer isso entre petistas pode ser até reconfortante, mas a pessoas inteligentes que estavam na Assembleia Legislativa? É vergonhoso", disse o líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Alexandre Aleluia.

   25. O democrata ainda comentou a posição de Rui Costa, do PT, segundo quem juízes, promotores e desembargadores não deveriam ter redes sociais. "Os operadores do direito são pessoas normais que podem manter relações sociais também por meio das redes. Rui quer que o Brasil seja como Cuba? Aliás, talvez nem seja caso de perguntar, mas de afirmar: Rui quer que Lula seja posto acima das leis, como os companheiros ditadores em Cuba e na Venezuela", comentou Aleluia.