Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEGURANÇA é o calcanhar de Aquiles de Rui na campanha eleitoral 2018

O Pacto pela Vida é um bom programa, mas, desconhece-se uma ação mais efetiva entre os três poderes que pudessem dar mais efetividade ao Pacto
30/01/2018 às 19:05
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Segurança Pública é o item mais vulnerável do governo Rui Costa (PT) e poderá ser um ponto preferencial de ataque dos seus adeversários na campanha política que se aproxima. Não há mais tempo para grandes mudanças, nem substituição de titulares - o que seria ainda pior - mas, o governo tem pontos positivos a mostrar. Ainda assim, a população se sente desprotegida e esse sentimento de insegurança chegou muito forte ao interior do estado.

   2. Recentemente aconteceram alguns casos que só fazem piorar a imagem do governo, como  a morte do policial civil chefe do SI da Delegacia de Brotas, alarmes de ataques a moradores da Mata Escura, explosões de agências bancárias e a morte do sindicalista Marcinho, do MST de Iramaia. 

   3. A ocupação de estradas e ações do MST, a última e de maior repercussão nas redes sociais, da ponte Juazeiro-Petrolina, deixam também a imagem do governo fragilizada na medida em que na ótica popular o governo não age de forma mais enérgica contra esse pessoal.

   4. Essa questão da segurança é bastante complexa. Os deputados da Oposição na Assembleia dizem que o governo não prioriza a SSP e os investimentos são pequenos. A situação contrapõe dizendo que os investimentos são vultosos e parte da culpara pela insegurança é estrutural, do governo federal.

   5. O Pacto pela Vida é um bom programa, mas, desconhece-se uma ação mais efetiva entre os três poderes que pudessem dar mais efetividade ao Pacto. Pelo contrário, com frequência, agentes da segurança se queixam que o bandido tal já foi preso várias vezes e solto pela Justiça. Também não há nenhum projeto na Assembleia mais consistente tratando dessa questão da segurança, salvo paleativos de parlamentares.

   6. Portanto, esse é o tema que vai incomodar bastante o governador Rui, na campanha.
                                                                            *****
   7. TEMPO DE RESPOSTA:  A Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública promoveu, nesta terça-feira (30), uma premiação no auditório do Centro de Operações e Inteligência, localizado no Cab.

   8. O tempo resposta é um indicador usado para avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas polícias e bombeiros nas situações urgentes e emergentes que precisam de intervenções e consiste no intervalo entre o pedido do cidadão, ou seja, da comunicação à central de teleatendimento, e a chegada da viatura ao local do evento.

   9. Pela Polícia Civil, foram homenageados os representantes da 27a Delegacia Territorial (Itinga), delegada Elaine Laranjeira, e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, delegado José Bezerra. Pelo Corpo de Bombeiros Militar, receberam homenagens o 1o GBM, major Luciano Santos, e o 12o GBM, major Keyla Cardoso.

   10. Na Polícia Militar, destaques para o Batalhão Especializado em Policiamento de Evento – Bepe, tenente-coronel Saulo Costa, 12o Batalhão, tenente-coronel Henrique Melo, 11a CIPM, major Patrícia Barbosa, 19a CIPM, major Elsimar Leão, e 82a CIPM, capitão José Augusto de Assis..
                                                                                    *****
   11. JOÃO LEITE, CAMAÇARI AGORA: Na Lavagem de Jauá, com camisas  vermelhas, vereadores petistas e militantes, que juram  apresentar até o Carnaval seu candidato a deputado estadual da base de Camaçari,  se misturavam aos apoiadores do pré-candidato a deputado estadual, não se sabe ainda por qual partido, muito menos defensor de quais teses sociais, econômicas ou espaciais, o empresário Raimundinho da JR. 

   12. Na sombra 2: Devidamente sinalizados com camisetas e bonés com a griffe 'JR', o grupo capitaneado por familiares do deputado federal e 3 vezes prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, não  fazia cerimônia sobre o caminho que o líder seguirá.

   13. Na sombra 3: Com a justificativa de agenda de compromissos com o ex-presidente Lula,  o deputado Luiz Caetano se livrou da constrangedora caminhada entre petistas e raimundistas, até a igreja do padroeiro Bom Jesus dos Navegantes.  

   14. Na sombra 4: Mesmo sem condições de emenda, o PT de Camaçari aposta num nome para operar essa argamassa, ainda que de forma simbólica. Os vereadores Jackson Josué e Téo Ribeiro aparecem como os mais prováveis para o sacrifício de disputar uma candidatura 'proforma' para deputado, enquanto o colega de bancada, José Marcelino se posiciona fora da disputa. Mesmo sabendo que não vence, nome  petista ganha bônus eleitoral com a disputa para reforçar a reeleição em 2020.  

   15. Na sombra 5: Nem com a deputada Luiza Maia se despedindo desse 2º e último mandato e preparando sua confortável aposentadoria, que não impede a combativa  de  disputar a prefeitura em 2020, o deputado Bira Coroa aparece como o nome  do PT de Camaçari. Com votação minguante na sua cidade, sua principal base eleitoral, e nenhuma boa vontade de Caetano para ajudar na sua reeleição, Bira aposta nas bençãos do governador Rui Costa para se manter na Assembleia.  

   17. Na moita:  O também 3 vezes prefeito e atual vice-prefeito, José Tude (MDB), segue indefinido e aguardando por qual pouso partidário irá disputar uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa. Segundo disse à Coluna, as chances de ficar são de '50%'. 

   18. Vai aguardar até final de março, começo de abril, para definir se fica no partido de 'Geddel 51', vai para o DEM e assume o número 25123, que pertenceu a  Elinaldo, ou aposta numa legenda com menos caciques e necessidades de menor votação para garantir sua eleição. 
                                                              *****
  19. NOTA DA PREFEITURA DE ILHÉUS: Apesar da Prefeitura de Ilhéus ter optado pelo cancelamento do Carnaval deste ano, por medida de economia, o prefeito Mário Alexandre vai disponibilizar serviços públicos que garantam o bem estar dos foliões que queiram brincar na avenida.

   20. Por este motivo, blocos particulares, de associações e entidades de classe que vão desfilar por conta própria na avenida sares Lopes, entre três da tarde e 11 da noite, deverão encaminhar urgentemente ofício à Secretaria de Turismo para ser integrado à programação.

   21. Esta será a forma de garantir a ordem, a disciplina e a segurança no local do desfile. Outra observação importante: os blocos deverão marcar como ponto de concentração a própria avenida Soares Lopes.

   22. Os interessados devem procurar a Setur, no Palácio Paranaguá, para obter a liberação do desfile, atendendo à determinação dos órgãos de segurança. Sem esta autorização, não será permitido o desfile.

   23. NR: Já comentamos que faltou competência ao prefeito pra fazer o Carnaval e resolveu, após impacto negativo de sua decisão, fazer o Carnaval meia-boca.

   24. Vai ser dia 1. a abertua da 4ª Sessão Legislativa da 18ª  LEGISLATURA DA ALBA. A sessão solene com presença do governador Rui Costa será às 16h, no plenário.

   25. Dez mulheres atendidas pela Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar irão ganhar fantasias do bloco carnavalesco Mulheres no Comando, que reforça o empoderamento feminino e abraça a luta contra a violência à mulher. A entrega das camisas será realizada nesta quinta-feira (1º), às 9h, na sede da Ronda Maria da Penha em Periperi.

   26. “Nos espelhamos muito no trabalho desenvolvido pela Major Denice e neste ano iremos doar as fantasias às assistidas pela Ronda para elevação da autoestima e inserir elas no carnaval”, destaca Luiza Libório, empresária e uma das três fundadoras do Mulheres no Comando. O bloco sairá nas ruas da Barra no domingo (4) e na quarta-feira (7).

   27. A sede da Ronda Maria da Penha fica localizada na Rua Dr Almeida, s/n°, na Praça do Sol, em Periperi.

   28. Foi lançado hoje o oitavo e último eixo do programa Salvador 360, chamado de Cidade Criativa. Os detalhes foram apresentados em cerimônia realizada no Terminal da França, no Comércio,pelo prefeito ACM Neto; pelos secretários de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara, e de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco; e pelos presidentes da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, e da Saltur, Isaac Edington. 

   29. “O Salvador 360 é um programa com visão de médio e longo prazo e impacto para o futuro, pensado e estabelecido para garantir a distribuição de renda. No caso do Cidade Criativa, área que talvez seja o grande diferencial de Salvador, procuramos entender as diversas matizes que envolvem o setor e o potencial criativo da cidade, que terão incentivo direto da Prefeitura. 

   30. - Além das ações deste eixo, temos também a ideia futura de montar um hub criativo entre o Centro Histórico e o Comércio, assim como a criação de um fundo que possa promover o financiamento para incentivo às micro e pequenas empresas nessa área”, salientou o prefeito ACM Neto.

   31. Começa nesta quarta-feira (31) às 8h da manhã, no Hotel Fiesta Convention Center, Itaigara, a Jornada Pedagógica 2018, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A cerimônia de abertura vai contar com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário Municipal de Educação (Smed), Bruno Barral, representantes do Conselho Municipal de Educação, entre outros. 

   32. O evento terá como tema “Gestão para resultados: por uma comunidade colaborativa de aprendizagem”, marcando o início do ano letivo da Rede Municipal de Salvador, cujas aulas começam na segunda-feira (05).

   33. Após a abertura, o professor das fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral, José Luiz Jansen de Mello, mais conhecido como Zeca de Mello, ministrará a palestra “Liderança Inspiradora ”, demonstrando como o líder é o principal condutor das relações e dos espaços que geram engajamento coletivo. Filósofo e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Mello é um palestrante com vasto conhecimento em educação humanística, que vai falar sobre motivação, ética, inovação e liderança.

   34. Termina quarta (31), o prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que o eleitor de Ilhéus possa realizar o recadastramento biométrico. O município possui 137.977 mil eleitores mas ainda há cerca de 35 mil que não compareceram aos pontos de atendimento, na sede do TRE (zona oeste), na Biblioteca Pública (centro) ou na Faculdade de Ilhéus (zona sul). 

   35. Por este motivo, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, protocolou junto ao TRE um pedido de prorrogação do prazo e aguarda um parecer do presidente José Edivaldo Rocha Rotondano.

    36. No documento, o prefeito ressalta o empenho da Administração Pública Municipal, dos servidores dos cartórios eleitorais, das equipes dos postos avançados, dos magistrados, da Comissão da Biometria e do próprio presidente do TRE, que determinou, nos últimos dias, a ampliação dos horários de atendimento (inclusive aos sábados e domingos), fazendo o possível para evitar contratempos. 

   37. No entanto, informa que o comparecimento do eleitorado de Ilhéus foi insuficiente, não atingindo até a presente data a meta traçada pelo TRE-BA.

   38. A coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso, esclareceu dúvidas de servidores na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud-BA) na sede da entidade. No encontro, a gestora negou a privatização da Assistência e outras informações falsas que começaram a circular desde o anúncio da contratação de uma empresa contratada para aprimorar a gestão do plano. “Caminhamos no sentido contrário aos boatos, visando fortalecer a gestão e melhorar o atendimento aos beneficiários”, assegurou.

   30. A gestora explicou que atividades “meio” como auditoria e call center já eram prestados ao Planserv por outras empresas. A partir da contratação da Qualidade, que venceu a licitação do ano passado, os processos foram reunidos em uma única empresa, a fim de integrar todo o atendimento, desde o cadastro do novo beneficiário até o pagamento das faturas que chegam dos prestadores para o Planserv.