Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PCdoB e PSB fazem voo cego no apoio ao mito Lula e podem perder espaço

Sem opções, partidos tradicionais da base petista estão reféns do PT. Em 1990, surgiu a chapa rosa choque. Em 2018, ninguém fala nisso.
27/01/2018 às 19:34
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ainda sobre o mito do dom Sebastião brasileiro, Lula da Silva, o salvador da Pátria, os partidos que tradicionalmente acompanham o PT, PCdoB e PSB, poderão sofrer revezes nas eleições proporcionais de 2018, casos insistam no voo cedo de apoio a Lula e ao PT mesmo diante das evidências de condenação do ex-presidente e a inviabilidade de sua candidatura. 

   2. Em eleições majoritárias de dois turnos, o mais adequado é que esses partidos lançassem nomes à presidência e nomes aos governos dos estados, até para competirem e não ficarem reféns do PT.

   3. Veja o caso da Bahia: a senadora Lidice da Mata (PSB) foi candidata a governadora e seu partido teve um palanque próprio, o que, de certa maneira, beneficiou a ascensão de Bebeto Galvão, deputado federal, e do deputado estadual segundo mais votado, pastor Isidório. Além disso, abriu margem a que comunistas do PCdoB e esquerdistas de outras facções votassem nela e não em Rui. 

   4. Tudo bem que Lidice perdeu, pois, houve uma tragédia no meio do caminho com a morte de Eduardo Campos, o candidato do PSB a Presidência, senão o resultado poderia ser outro ainda que não vencesse o pleito. Dai, com a morte de Campos Lidice integrou-se à campanha de Marina Silva, REDE, pois, havia essa opção. Disse não ao PT até o final. 

   5. Depois, Rui eleito e governando, Lídice voltou ao berço petista, pressionada por socialistas que desejam empregos. Faz parte do jogo, mas, um erro político para quem desejava ser uma terceira força política no Estado. Em 2016, nas eleições municipais, o PSB não fez bonito como se esperava nos municípios do estado.

   6. Em 2016, Alice Portugal, deputada federal do PCdoB, foi a candida das forças de esquerda à Prefeitura de Salvador e não ficou refém do PT. Pelo contrário: o PT, sem nomes viáveis, é que seguiu Alice. Perdeu, é verdade. Mas, marcou posição. Há quem diga que o governador Rui gostaria que o nome do PCdoB à Prefeitura fosse Olivia Santana, hoje, secretária de Estado da Setre. O politiburo comunista não deixou.

   7. O PCdoB Poderia repetir a dose, em 2018, lançando um nome a governador, mas, ao que tudo indica, seguirá Rui e este partido fará o voo cego acompanhando o mito salvador sebastianista de Lula. Na Bahia, tende a não crescer e eleger os mesmos de sempre.

   8. No caso do PSB, a tendência é Lidice perder a vaga para o Senado na investida de Otto Alencar, PSD, com Angelo Coronel, e ser forçada a uma candidatura a deputada federal resguardando seu feudo. O PSB tende a se manter no mesmo patamar com dois deputados federais e dois deputados estaduais, ainda, assim, Angelo Almeida, deputado por FSA, correndo algum perigo. 

   9. Esses são fatos racionais, hoje. Há de se dizer, também, que esses dois partidos não têm outras opções que não sejam Lula e Rui. É, pode ser. Como também pode ser que mudem no decorrer no processo. Em 1990, surgiu uma chapa Rosa Choque (Lidice, Salete e Beth que fez grande sucesso). Mas, por enquanto, o voo é cego apegados ao mito de São Luis Sebastião.
                                                            ******
   10. Revoltados com o cancelamento da sessão ordinária do último dia 25, quando seria votada a Lei Orçamentária Anual (LOA), centenas de pessoas realizaram hoje (27) uma manifestação em Jaguarari. No último dia 18 também não ocorreu sessão por falta de quórum.

   11. Esta situação está interferindo na prestação dos serviços públicos por parte Prefeitura, que só pode efetuar os investimentos após a votação do orçamento pelos vereadores. É o orçamento que determina os investimentos necessários em áreas como a saúde, educação, ação social.

   12. A Secretaria de Ação Social também está impedida de fazer contratação porque a Câmara ainda não apreciou o projeto de lei que permite o processo seletivo para a pasta.

   13. “O município está acionando a Justiça para assegurar a prestação dos serviços da Prefeitura para a população de Jaguarari”, afirmou o prefeito da cidade, Everton Carvalho Rocha (PSDB).

   14. Os trabalhadores dos municípios de Jequié, localizado a 365 km da capital do estado, e de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, contarão a partir da próxima semana com novos postos do SineBahia. As unidades vão oferecer atendimentos de Intermediação de Mão de Obra, solicitação de Seguro Desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social e cursos de qualificação social e profissional.

   15. Na segunda-feira (29), Jequié recebe a nova unidade do serviço, em solenidade realizada às 9h, na Avenida Governador Otávio Mangabeira, bairro Mandacaru. Na quarta-feira (31), às 9h, a inauguração acontece no Boulevard Shopping de Camaçari, que fica na Rodovia BA-535.

   16. “A rede SineBahia está presente em 110 municípios, totalizando 126 unidades de atendimento. Com essas novas entregas, o Governo do Estado garante uma estrutura adequada para receber trabalhadoras e trabalhadores de duas importantes cidades baianas, que estão em busca, principalmente, de oportunidades de emprego”, destaca a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.

   17. Os moradores de Sete de Abril comemoraram o início da reforma de mais 180 casas em situação precária, a ser promovida pela Prefeitura, por meio do programa Morar Melhor. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis, de secretários e gestores municipais, demais autoridades e população, na Rua 7 Irmãos.

   18. O prefeito salientou que o programa foi fruto das andanças que a Prefeitura tem feito nos bairros, vendo de perto a necessidade dos cidadãos. "Diante dessa crise econômica, do desemprego e do salário cada vez menor, é difícil uma família juntar dinheiro no fim do mês para reformar a própria casa. Muitos passam a vida toda sem conseguir melhorar a própria casa. Mas o Morar Melhor está aí para isso", salientou o prefeito.

   19. A FTC de Vitória da Conquista está com inscrições abertas para a contratação de novos professores para o curso de Odontologia. As vagas são destinadas para as disciplinas Dentística 1 e Patologia Bucal. O processo seletivo consta de análise de currículo, entrevista e aula pública. 

  20. Os candidatos têm até o dia 02 de fevereiro para efetuar inscrição no horário das 09 às 12h e das 14 às 16h30, no setor de Gestão de Pessoas, localizado na rua Ubaldino Figueira, n° 200 - Parque de Exposições.

   21. “A organização é fundamental para que se tenha uma festa com a participação de todos os envolvidos, gerando renda e emprego para a comunidade. E é assim que observamos essa construção por meio do diálogo com o Ministério Público e Defensoria Pública com os movimentos envolvidos no carnaval do Nordeste. 

   22. As barracas, os enfeites, os sons, palcos, os blocos e os mini trios vão continuar marcando os festejos nesta região”, salienta o edil petista destacando a participação da promotora Lívia Vaz e da secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Fabya Reis. 

   22. O vereador iniciou um debate com a secretaria para valorizar os carnavais de bairros e um dos pontos debatidos foi a mudança do Carnaval do Nordeste de Amaralina.

   23. A Polícia Militar tinha solicitado ao Ministério Público que os minitrios com blocos só tivessem o trajeto de ida do circuito do carnaval do Nordeste, o que foi contestado e regulado pelo órgão juntamente a prefeitura e todos os representantes envolvidos. Basicamente o que mudou no acordo firmado, nesta quinta, foi o texto da cláusula 14. 

   24. A mudança assegura que os minitrios, possam transitar no circuito Mestre Bimba em sentido duplo na via, sem cruzamento dos blocos, com encerramento dos desfiles às 3h da manhã, com ressalva dos blocos infantis, que devem encerrar às 14h.  A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) também assume disponibilizar no Posto Operacional da localidade os serviços de observação do sistema Badauê.