O mercado informal na temporada do verão é imedível e gera milhares de empregos e subempregos e um volume de negócios impressionante.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Bahia é o estado que tem a maior costa atlântica do país: 1000 km lineares a parrtir da divisa com o Espírito Santo (Extremo Sul) até a divisa com Sergipe (extremo Norte). Nessa linha há, pelo menos, 7 pólos turísticos mais importantes: Nova Viçosa (Extremo-Sul), Porto Seguro (Extremo-Sul), Ilhéus (Sul), Itacaré (Sul), Morro de São Paulo (Baixo Sul), Salvador/Ilha de Itaparica (Recôncavo), Praia do Forte (Litoral Norte). Nesta época do ano, alta estação, a atividade econômica é intensa e gera milhões em divisas para o Estado e as prefeituras em impostos.
2. Não saberia precisar o quantitativo desse volume de negócios. Aliás, ninguém sabe. Estima-se que 4 a 5 milhões de turistas visitem a Bahia no Verão. Os números dos governos são inconfiáveis. Agora mesmo, a Prefeitura de Salvador divulgou que teria havido 400 mil turistas no Festival da Virada. Imagina! Nem a rede hoteleira e os agregados caberiam tanta gente. E mais: 2 milhões de assistentes no periodo de todo festival. Só se for uma pessoa em cima da outra.
3. Agora, que a Bahia recebe muitos turistas no verão, isso não há dúvida. No Extremo-Sul cresce com força o Pólo de Nova Viçosa com suas praias do Pau Fincado, Lugar Comum e Costa do Atlântico. Pouco se fala desse pólo, quase desconhecido da maioria dos baianos, frequentado pelos mineiros e capixabas. É muito maior do que o de Itacaré e Morro de São Paulo.
4. Itacaré, no entanto, tem mais charme, mais badalação. E, Porto Seguro, está consagrado e tem a segunda maior rede hoteleira do estado. Graças a inicitiva privada esses pólos têm crescido. O governo ainda está na época de Antonio Balbino divulgando o turismo com fitinhas do Senhor do Bonfim e fazendo réveillon no subúrbio ferroviário.
5. Salvador, que é o maior pólo de todos, já está um agito e vai ser assim pelo menos até o Carnaval, neste 2018, no inicio do mês. O que significa dizer que a temporada do verão vai além Carnaval. Isso não é bom. Mas, não se pode mexer nesse calendário. As praias de toda orla atlântica da Bahia já estão uma festa, de cores, amores, belezas. É nesta época do ano que a população se descontrai mais, relaxa.
6. O mercado informal das praias é imedível. São milhares de pessoas vendendo de tudo: de bolinhos de acarajé a cocadas, queijo coalho, biquinis, tangas, doces, bijus, óculos, sorvetes, sandubas, bolas, chapéus, empanadas, etc. É uma quantidade impressionante de objetos. As barracas estão lotadas e as tendas e muquifos idem.
7. Quem consegue medir esse mercado? Ninguém. Há estimativas aleatórias. Tudo é vendido sem notas, sem nada. Alguns vendedores de cangas, redes, etc, já aceitam cartões de crédito. O balizador para estimativas dos governo é com base nos produtos carros-chefes: as bebidas e comidas vendidas em supermercados e mercadinhos.
8. Há uma variedade enorme de produtos de beleza e estética à venda: batons, bronzeadores, sprays, cremes, etc; bem como proliferam grupos de meditação, de ginástica, de surf e outros. É uma cadeia produtiva informal impressionante. No Litoral Norte, centenas de pessoas vendem castanhas de caju vinda de Sergipe e redes do Ceará. É um grupo imenso. E surgiu, em Lauro de Freitas, uma empresa de vendedores de queijo coalho, os vendedores usando jalecos parecendo médicos.
9. Agregado a esse mundo dos hotéis, praias, resortes, há o circulo de shows e ensaios musiciais que movimentam uma grana preta também imedível. E sexo. Não há controle de nada. No final do ano teve uma barraca de praia no Litoral Norte que tinha mais de 3000 pessoas num réveillon. Boa parte das vendas aos foliões foi informal.
10. Quem mais lucra nesta temporada é a indústria de bebidas, em especial, a cerveja. A beer é a bebida preferida de 9 entre 10 consumidores de bebidas alcoólicas no verão. Em segundo vem a caipirosca nas suas diferenes modalidades.
11. O certo é que a Temporada de Verão, péssima para o semiárido baiano, é ótima para as localidades do litoral. Uma festa de cores, beleza e muitos negócios.
*****
12. Nesta segunda-feira (8), às 9h, o governador Rui Costa vai ao bairro da Liberdade, em Salvador, para vistoriar as obras da contenção de encosta na Rua São José. No local, ele assina ordens de serviço para a realização de outras duas obras de contenção, nas encostas da Bela Vista do Lobato, no bairro do Alto do Cabrito, e da Rua Bom Juá, na Fazenda Grande do Retiro.
13. O governador inicia a agenda com uma visita ao canteiro de obras montado na Liberdade e, logo depois, segue em caminhada até outro ponto da obra, onde ocorre a assinatura da ordem de serviço das novas contenções. Para chegar ao canteiro de obras, a partir do Largo do Tanque, basta descer à esquerda, na Rua Nilo Peçanha, e entrar na primeira rua à esquerda, na Rua Coronel Pedro Ferrão. O canteiro fica nesta rua.
14. As matrículas para alunos novos da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas serão iniciadas na próxima segunda-feira (8). São mais de 30 mil vagas disponíveis nas 80 unidades de ensino do município. Além dos alunos da creche e do ensino fundamental I e II, alunos do EJA-Educação de Jovens e Adultos também poderão se matricular.
15. Para efetuar a matrícula é necessário comparecer à unidade escolar mais próxima da residência do aluno, preencher o requerimento fornecido pela unidade, assinado pelo responsável, e apresentar histórico escolar (original), cópia do RG do aluno ou certidão de nascimento (em caso de menores de idade), duas fotos 3x4, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação atualizados no caso das crianças, e cartão do Bolsa Família (para beneficiários do programa).
16. Depois de fazer uma avaliação do ano letivo de 2017, iniciado com dificuldade por causa das condições deixadas pela administração passada, a coordenadora de educação básica Cristina Kavalkievicz destacou as expectativas para 2018.
17. “Estamos muito otimistas, pois a Prefeitura está se empenhando para oferecer em Lauro de Freitas uma educação laica e de qualidade para atender os anseios da população”. O período de matrícula termina no dia 30 de janeiro e o início das aulas está previsto para o dia 15 de fevereiro.
18. O advogado baiano André de Jesus, professor universitário e especialista em Direito Público e Eleitoral, fará palestra na próxima terça-feira (9), em Buenos Aires, sobre "Constituição e Direitos Humanos como ferramentas para o alcance da paz".
19. O professor baiano é um dos convidados do Ciclo Dialogando desde El Sur, que vai reunir juristas e operadores de Direito de toda América Latina, na Universidade de Buenos Aires. Em sua palestra André de Jesus vai apontar os caminhos para o alcance da paz através do respeito às normas constitucionais de direitos humanos e sua aplicabilidade nas constituicões nacionais.
20. “Inúmeras são as normas internacionais sobre direitos humanos, além da previsão constitucional, mas elas só servirão como ferramentas para a paz quando houver o compromisso dos governantes e da população em efetivá-las”, afirma o jurista baiano.
21. Foi publicado o cronograma do recadastramento de servidores inativos do Estado. Estão convocados trabalhadores aposentados do Poder Executivo Estadual baiano, que devem realizar o procedimento de acordo com prazo estipulado pela Superintendência de Previdência (Suprev), ligada à Secretaria da Administração (Saeb).
22. O cronograma pode ser consultado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), que prevê, ainda, o recadastramento de pensionistas do Estado. A ação integra as políticas do Governo do Estado para manter o equilíbrio das contas públicas.
23. Nesta primeira etapa, 13.892 servidores inativos de 46 órgãos e secretarias de Estado deverão se apresentar em uma das 64 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) até o final do mês de fevereiro, munidos de documento de identidade oficial com foto atual, e em bom estado; CPF e comprovante de residência (preferencialmente, contas de água, luz ou telefone) para realizar o procedimento.
24. Por exigência do Governo Federal, também deverá ser apresentado o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
25. As unidades Ceprev ficam nos postos SAC da capital e interior, bem como nas unidades do Ponto SAC, e os beneficiários podem também recorrer ao SAC Servidor, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Multishop Boca do Rio, em Salvador. Quem residir em local ainda sem cobertura previdenciária poderá efetuar o recadastramento mediante envio dos documentos autenticados para: Suprev - Av. Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904, colocando na parte externa do envelope a palavra “RECADASTRAMENTO