Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEGMENTOS do PSB falam em candidatura autônoma LIDICE Senado! É mico.

Os últimos aventureiros de candidaturas autônomas ao Senado foram Antonio Imbassahy e César Borges e levaram 'ferro na boneca', como dizia o saudoso França Teixeira
04/01/2018 às 20:35
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) admite a intenção do seu partido em lançar a senadora Lidica da Mata como candidata autônoma entendendo que a chapa majoritária Rui Costa, eleições 2018, já estaria formatada sem a socialista. Nos meios políticos, o que se diz é que, de fato, os candidatos ao Senado na chapa Rui serão Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), mas, entre essa possibilidade e Lidice arriscar uma candidatrua autônoma ao Senado vai uma grande distância.

   2. Lidice é uma política experiente, foi eleita senadora em 2010, puxada pela enxurrada de votos que reelegeu Jaques Wagner, sabe, portanto, que a eleição dos senadores está atrelada ao sucesso das chapas do governadores. Tem sido assim, historicamente, desde a redemocratização do país, em 1986. Então, dificilmente, Lidice vai topar uma parada dessas, ela que se não for para a chapa de Rui tem uma eleição a deputada federal garantida e ainda ajuda os outros membros do seu partido, inclusive Bebeto.

   3. Os últimos candidatos que tentaram eleições avulsas ou autonômas se deram mal. Foram Antonio Imbassahy, o qual saira da Prefeitura de Salvador com a popularidade em alta, mas, foi atropelado por João Durval, na chapa Wagner, em 2006; e, recentemente, César Borges, o qual foi considerado um bom senador para a Bahia, e também perdeu para a chapa petista.

   4. O PSB nacional afirma que não admite a senadora Lidice fora da chapa Rui, mas, todo mundo sabe que, na política o que vale é o pragmatismo, votos nas urnas, e o senador Otto Alencar (PSD) saiu muito forte das eleições municipais de 2016 no interior do estado, elegendo seu partido uma centena de prefeitos e centenas de vereadores e isso é o que conta. 

   5. Wagner ganhou os seus dois pleitos assim, com alianças pragmáticas; Rui, também, em 2014, daí que se Lidice não for a escolhida (comenta-se que Coronel já está em campanha para o Senado) não teria muito que reclamar. E, o bom senso recomenda que ela seja candidata a Câmara Federal, integrando o bloco petista, uma vez que, não integrará a troupe 'carlista' donde é adversária histórica.

   6. Lidice também não vai arriscar uma nova candidatura a governadora, como em 2014, uma vez que a pré-campanha baiana já nasce polarizada entre Rui x Neto. E, se em 2014, com a arrancada inicial de Eduardo Campos, a presidente, ele teve algum fôlego inicial, na Bahia, agora, o quadro é outro. Seu fôlego é zero. E Lidice, como já dito acima, veterana na política, não participa de aventuras.

                                                           ******* 
   7. Deputado estadual Angelo Almeida (PSB) propôs que parte dos recursos das emendas impositivas sejam destinadas para área da Segurança Pública. Ele protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Indicação que prevê a criação do Projeto Central de Monitoramento 24 horas em todos os pequenos e médios municípios baianos, com a aquisição de Kits Básicos de Videomonitoramento Eletrônico que funcionarão interligados aos Centros Integrados de Comunicação (CICOM) das 22 cidades-polo do interior.

   8. De acordo com o socialista, a implantação do sistema de videomonitoramento nas cidades com até 60 mil habitantes é uma demanda antiga, uma vez que boa parte dos pequenos municípios têm baixo efetivo policial, o que facilita o avanço da criminalidade.

   9. “O governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, tem se empenhado no combate as mais diversas modalidades de crimes, a exemplo do roubo a bancos e tráfico de drogas. Muito tem sido feito e o nosso objetivo com este projeto é que o Estado, em parceria com os municípios, possa reforçar as ações de segurança com recursos oriundos das emendas parlamentares”, explicou o deputado.

   10. Inaugurado há mais de um mês pelo governador do estado Rui Costa (PT), o Hospital Regional da Chapada, localizado na cidade de Seabra, ainda não contemplou a promessa de atendimento amplo aos pacientes da região, segundo o líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Leur Lomanto Jr. (MDB).

   11. Confessa Leur que recebeu denúncias de que a unidade hospitalar não tem atendido a grande demanda, conforme expectativa dos moradores de municípios da Chapada Diamantina.

   12. “Há relatos de que a situação tem sido vergonhosa, com ausência de atendimento e de informações para a população que busca os serviços do Hospital. Consta que apenas o setor de emergência estaria funcionando, deixando a desejar as demais assistências e criando frustrações nos pacientes”, lamentou Leur Jr.

   13. Garantir a prestação dos serviços da unidade SAC aos cidadãos de Camaçari. Esse é o objetivo principal da manutenção do SAC Móvel no estacionamento do Boulevard Shopping Camaçari. A carreta fica no centro de compras até o dia 12 de janeiro com o intuito de atender à população local em virtude do período de transição da unidade SAC para o shopping. O posto de atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

   14. As outras duas carretas do SAC Móvel também estão em rota nos mesmos dias e horários. Uma está na rua Ana Mariane Bitencourt, no São Caetano, na capital baiana, ao lado da Igreja Católica do bairro. O outro caminhão presta os serviços do SAC na cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Está estacionado às margens da BR 522 no Conjunto Habitacional Nossa Senhora das Candeais, que fica próximo à entrada da prefeitura.  

   15. Os cidadãos podem tirar 1ª e demais vias da Carteira de Identidade, 1ª via do CPF, Antecedentes Criminais, além de fazer o Recadastramento de Inativos e Pensionistas e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br

   16. O prefeito ACM Neto inaugura nesta sexta-feira (05), às 18h30, a estátua interativa em homenagem ao poeta Gregório de Mattos. A estátua será inaugurada na área externa do Teatro Gregório de Mattos (TGM). Confeccionada em fibra de vidro pelo artista plástico baiano Tati Moreno, a obra possui o tamanho real do poeta e conta com dispositivo vocal de presença. 

   17. Ou seja, quem se aproximar da escultura terá a grata surpresa de escutar trechos das poesias de Mattos declamadas na voz do ator Jackson Costa. Além disso, a localização da obra também dialoga simbolicamente com a estátua de Castro Alves, outro grande poeta baiano.

   18. Essa é apenas uma parte das homenagens que a Fundação Gregório de Mattos (FGM): há ainda exposição e espetáculo que retrata a figura emblemática, irreverente, instigante e crítica do “Boca do Inferno”. Depois da inauguração, na Galeria da Cidade do TGM, acontece a abertura da exposição interativa GREGÓRIOS. 

   19. Ambientada num circuito dinâmico e criativo, a mostra possui diversas texturas e é composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos. A intenção é criar uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta, por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que certamente vão transportar os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas.
  
   20. Segundo Abdias Nascimento, Gregório de Mattos, fazia poemas - alguns deles - com conteúodo racista.

   21. O deputado estadual Heber Santana (PSC), o vereador José Barbosa e o presidente do PSC de Barreiras, Marcos Pires, vão cobrar do governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, providências para recuperar a BA-459, no Oeste baiano, literalmente destruída pela chuva que caiu na região na noite de quarta-feira (3) e madrugada desta quinta-feira (4). 

   22. “A BA-459 faz parte do anel da soja e é fundamental para o escoamento da safra de grãos”, disse Heber Santana, membro efetivo da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa da Bahia.

   22. O deputado alerta que os estragos serão maiores se a chuva voltar a cair. Dessa vez as águas da chuva arrastaram o aterro da rodovia, provando uma enorme cratera no trecho entre o Serradão e o povoado de Placas. Um veículo Fiat Uno chegou a cair cratera, ferindo o casal de ocupantes. “Os estragos provocados pela chuva aponta também para falhas técnicas na construção da estrada e isso também deve ser apurado”, acredita o deputado.

   23. A Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Salvador informa que está aberto o credenciamento de imprensa para a cobertura do Carnaval da primeira capital do Brasil. O procedimento deve ser feito exclusivamente através do site credenciamento.salvador.ba.gov.br. 

   24. É possível se credenciar individualmente ou por veículo/empresa de comunicação, quando é permitido cadastrar mais de um profissional por solicitação. No caso do credenciamento individual, é obrigatória a apresentação do número do Registro Profissional.

   25. Se o profissional ou veículo já estiver cadastrado no sistema, basta acessar com nome de usuário e senha e preencher/atualizar as informações. Caso não esteja, é só efetuar um cadastro novo. No site estão disponíveis os telefones de contato para qualquer dúvida ou questionamento. 

   26. O credenciamento para os Praticáveis de Rádio só será aceito, após conferência e reunião, para empresas de comunicação do segmento, da capital ou do interior. Também é possível solicitar o credenciamento para acesso ao Camarote Oficial da Prefeitura. Esse acesso será liberado para credenciados sempre que houver coletiva do prefeito ACM Neto no espaço.

   27. Os pais devem ficar atentos para a matrícula antecipada da rede municipal de ensino para alunos da Educação Especial, ou seja, que possuem deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

   28. O procedimento acontece nesta sexta-feira (5) e a data é dedicada exclusivamente ao atendimento deste segmento. No ano passado, a rede contou com 4.556 alunos com deficiência matriculados em seu sistema.

   29. Para efetuar a matrícula, basta que o responsável compareça à unidade de ensino onde pretende matricular o estudante munido de um documento que ateste a devida necessidade do mesmo. Além do atestado, é preciso que sejam apresentados os documentos (original e cópia) do registro civil ou carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, cartões do Bolsa Família (caso o aluno seja beneficiário), do SUS e de vacinação, sendo este último atualizado e duas fotos 3x4.

   30. Para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental ou TAP II, ainda é preciso apresentar histórico escolar no ato da inscrição. Após esta data, ainda será possível realizar a matrícula dos alunos especiais, sem ser necessário apresentar o atestado.