Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

O GENERAL FALOU: Mensagem do Exército cita crise moral no país

Foi prorrogado para o dia 7 de janeiro de 2018 o prazo das inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de médicos para SSAUEF, Salvador
25/12/2017 às 20:12
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A página do Exército brasileiro no Facebook divulgou neste domingo uma mensagem de fim de ano do general Eduardo Villas Bôas, comandante das tropas. No pronunciamento, ele destaca as realizações da corporação em 2017 e ressalta a importância dos militares para que o Brasil supere no ano que vem “a crise moral que o assola”.

  2. “Esse ano se está anunciando como um período de dificuldades materiais e políticas. Mais do que nunca, a coesão de nossa instituição será um fator primordial e contribuíra para que o Brasil supere a crise moral que o assola”, declarou o general. “Dentro de tal contexto, nosso Exército é um fator de estabilidade. Não nos afastaremos da trajetória retilínea de serviços à nação brasileira sempre alicerçados na hierarquia e na disciplina.”

  3. Na mensagem, Villas Bôas também destacou o “sentimento de orgulho e missão cumprida” com o trabalho de seus comandados no ano que se encerra. O general citou as operações de garantia da lei e da ordem nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Amazônia, além do fim da missão de paz no Haiti e do patrulhamento da enorme fronteira do país.

   4. Neste ano, o comandante do Exército teve trabalho com um de seus subordinados. Em setembro, o general Antonio Hamilton Mourão defendeu em uma palestra a possibilidade de uma intervenção militar caso a crise política no país não fosse solucionada. 

   5. “Se não conseguirem, né, chegará a hora que nós teremos de impor uma solução”, afirmou na época. Dias depois, Villas Bôas minimizou a fala de Mourão, mas deixou claro que, “sem dúvida”, a continuidade da democracia é o caminho ideal para o Brasil: “Ditadura nunca é melhor”.
                                                                            ********
   6. Nas últimas semanas, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem dito a interlocutores estar animado para entrar na disputa pelo Planalto. Reconhece, no entanto, que precisa arranjar uma grande gama de apoiadores.

   7. O Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus – localizado à margem da rodovia Jorge Amado, próximo ao bairro do Salobrinho - vai ser ampliado, para permitir o aumento no número de vagas dos cursos técnicos já existentes e a inclusão de pelo menos dois cursos superiores: Arquitetura e Engenharia Ambiental. Esse foi um dos objetivos do encontro mantido hoje (20) pela manhã, entre o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre e dirigentes da instituição de ensino.

   8. Pela legislação, o IFBA possui uma área de 50 mil metros quadrados. Atualmente, 36 mil metros quadrados já são ocupados. Nos 14 mil restantes, apesar de pertencer a instituição, será necessária a interlocução do governo municipal para a reintegração de posse já que, no local, existem duas casas habitadas e uma estrada que dá acesso à comunidade de Vila Cachoeira. 

   9. O município se comprometeu a viabilizar uma nova estrada, dialogar com os responsáveis pelos imóveis irregulares e implantar uma usina de tratamento na região, beneficiando moradores e a própria instituição.

   10. “O IFBA já está consolidado na região desde 2009”, afirma o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Anilson Roberto Cerqueira Gomes. “A instituição de ensino vem crescendo com o conceito de ser Campus, então as edificações vão crescendo na medida em que a unidade se expande”, explica. 

   11. A reocupação dos 14 mil metros quadrados de área representa, de acordo com o pró-reitor, a possibilidade de novas expansões, tendo uma área plena para isso.

   12. As mulheres baianas vítimas de agressão física, no âmbito dos serviços públicos de saúde, terão prioridade da oferta de cirurgia plástica reparadora. A iniciativa é da deputada Ângela Sousa (PSD), e foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19), em uma sessão marcada por muita negociação e que fez com que os trabalhos invadissem a noite. 

   13. “Agradeço muito o apoio da Comissão Especial dos Direitos da Mulher e dos demais parlamentares pelo empenho na aprovação desse projeto, que tramitava aqui nesta Casa há alguns anos e tem o objetivo de restituir a dignidade e a autoestima da mulher vítima de agressão, impedindo que ela leve para toda a vida a marca da violência que sofreu”, disse a autora da proposta.

   14. A deputada ressaltou que o texto seguirá para a sanção do governador Rui Costa, que tem até 15 dias úteis para ocorrer. “Estarei ao lado do nosso governador representando todas as mulheres que sofreram danos em sua integridade física decorrente da violência. Essa é uma grande vitória e consolida mais um passo na luta pelo fim da violência contra as mulheres”, concluiu Ângela Sousa.

   15. Maria Francisca da Conceição Fernandes, 50 anos, deu entrada ontem (24) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, após receber um corte na língua.

   16. Segundo a ocorrência do hospital, ela estava conversando com um homem e o marido, Luiz Carlos Santos de 45 anos, não gostou e tentou arrancar a língua da mulher. Segundo o Acorda Cidade, Maria Francisca da Conceição Fernandes reside no bairro Parque Getúlio Vargas, em Feira de Santana.

   17. A possibilidade de implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no bairro de Cajazeiras foi comemorado pelo deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), autor do projeto de indicação, cujo texto sugere ao Governo do Estado a implantação de um complexo policial, integrando as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros no setor X do bairro. 

   18. A notícia foi ventilada após reunião recente entre representantes da instituição e a União das Associações de Cajazeiras.  Segundo o parlamentar, que prometeu encaminhar um ofício ao governador Rui Costa (PT) solicitando um estudo técnico de áreas públicas onde a estrutura possa ser executada, os moradores de Cajazeiras representam 20% da população de Salvador e a unidade do Corpo de Bombeiros facilitará o atendimento de ocorrências em curto espaço de tempo. 

   19. “Uma estrutura dessa é importante porque nossa cidade ainda enfrenta problemas de mobilidade urbana - com congestionamentos diários -, o que acaba prejudicando o deslocamento até as comunidades mais distantes do centro da cidade, a exemplo do bairro de Cajazeiras”, justificou o parlamentar.

   20. Foi prorrogado para o dia 7 de janeiro de 2018 o prazo das inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de médicos para Serviço de Atendimento à Urgência e Emergência Fixa de Salvador (SAUEF), em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O procedimento é realizado exclusivamente via internet, através do site www.processoseletivosimplificadosauef.salvador. ba.gov. br, até as 23h59.

   21. Estão sendo oferecidas 143 vagas, sendo 67 para médico clínico, 53 para pediatra, sete para psiquiatra e 16 para ortopedista. Dessas, 30% são destinadas a afrodescendentes e 5% para pessoas com deficiência. A remuneração é de até R$ 6.353,33 para um plantão semanal de 24h. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, que será a avaliação de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. 

   22. Poderão também realizar inscrição os estudantes de medicina que comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres do curso de graduação, com previsão de conclusão até dezembro de 2018. No entanto, no momento da contratação, os inscritos deverão ter concluído o curso de Medicina e precisarão apresentar a Carteira do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Diploma e/ou Certificado de Conclusão do Curso.