Na Bahia, 299 municípios terão, em 2018, aumento de participação na arrecadação proveniente do rateio de 25% do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As ações do governo Rui Costa na Secretaria de Saúde com a inauguração de novos hospitais e policlínicas está dando um enorme fôlego político a base aliada do governo na Assembleia Legislativa e nas Câmaras Federal e Municipais deixando as oposições na defensiva.
2. Se até pouco tempo, o governo Rui vinha sendo castigado por denúncias de sua ineficiência nas áreas da Segurança, do Turismo e da Educação, e eventualmente na Saúde, fora o arrocho salarial dos servidores, agora, a situação se modificou e a oposição precisa encontrar seu rumo para 2018. Na Assembleia, então, a perfomance da oposição neste segundo semestre foi pífia, salvo exceções.
3. Não houve um trabalho articulado, perdeu-se a chance, em 2017, de avançar com a CPI do Centro de Convenções da Bahia sepultada por descuidos da oposição, outras prováveis CPIs não tiveram sucesso de articulação, uma delas parando por falta de uma assinatura de um deputado cristão, e Rui com os novos hospitais, uma rearrumada na Educação (ainda está devendo algo expressivo) avançou e deu a sua base munição de alto calibre. Ora, governador forte administrativamente e popularmente, base forte e sem espernear.
4. Veja que até Angelo Coronel, presidente da Assembleia, que vinha anteriormente defendendo a pré-candidatura de Otto Alencar a governador mudou de rumo, elogia Rui como o "melhor governador que a Bahia já teve" e está de olho na vaga ao Senado, numa provável pré-disputa com a senadora Lidice da Mata.
5. Óbvio que, Rui, embora forte, precisa de Otto Alencar, e se o senador exigir essa vaga com certeza terá. Faz parte da política. Otto saiu das eleições municipais passadas como a maior força política do interior. Nada desprezível.
6. O governo também avançou bastante com obras na capital e na RMS, o Metrô e a interligação AV Gal Costa/Subúrbio, Hospital Metropolitano (2018), duplicação do HGE, Hospital da Mulher fez com que Rui crescesse muito junto ao eleitorado.
*****
7. Com um investimento de R$ 124 milhões, o Hospital Regional da Costa do Cacau (HRCC), localizado em Ilhéus, iniciou o atendimento aos moradores do sul da Bahia neste domingo (17). No primeiro dia de funcionamento, após a inauguração realizada pelo governador Rui Costa na última sexta-feira (15), a unidade atende pacientes para realização de cirurgias eletivas, agendadas por meio do Mutirão de Cirurgias, promovido pelo Governo do Estado.
8. Até o final do dia serão realizadas 32 cirurgias, divididas entre retirada de hérnia umbilical e colecistectomia por videolaparoscopia, que consiste na remoção da vesícula por vídeo. Para isso, o atendimento foi distribuído entre três salas cirúrgicas que funcionam de forma simultânea.
9. Além de Ilhéus, o Mutirão de Cirurgias beneficiou os moradores dos municípios de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Com a iniciativa, a população tem a oportunidade de sair das filas de espera para realização das cirurgias.
10. A previsão é de que sejam realizadas cerca de 500 cirurgias, todas agendadas durante o Mutirão, até a primeira quinzena do mês de janeiro. Os moradores da região que não conseguiram agendar terão uma nova oportunidade, pois no dia 4 de janeiro será realizada uma retriagem para marcação de mais cirurgias eletivas.
*****
11. Na próxima segunda-feira (18), às 9h, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) irá entregar uma Galeria de Grafite na Estação da Lapa. Fruto do trabalho do Coletivo Musas (Museu de Street Art Salvador), a galeria traz temas relacionados à cultura africana, em homenagem às comemorações do Novembro Negro, ilustrando as 36 pilastras do subsolo da Estação.
12. O trabalho foi iniciado no dia 21 de novembro, dentro do Projeto Mais Grafite, que aposta na arte como instrumento de transformação social. O Mais Grafite já promoveu 12 oficinas, teóricas e práticas, com alunos de escolas da rede estadual, localizadas em áreas com altos índices de vulnerabilidade social.
13. “É um dos projetos prioritários do Governo do Estado, que promove o protagonismo juvenil, aliando educação, cultura e qualificação profissional”, afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que irá coordenar uma visita guiada durante o evento de segunda-feira.
14. Roberto de Assis Moreira, irmão e empresário do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, sofreu um infarto na madrugada deste sábado, em Porto Alegre, e foi internado no Instituto de Cardiologia da capital Gaúcha.
15. A irmã do ex-jogador do Grêmio, Deise Moreira, deu entrevista à Rádio Gaúcha falando sobre a situação de Assis. De acordo com ela, ele passa bem, mas está de repouso e em observação.
16. Antes de se tornar empresário de R10, Assis foi jogador de futebol. Ele foi formado na base do Grêmio, onde ficou de 1987 a 1992, conquistando a Copa do Brasil de 1989 e três campeonatos gaúchos. Assis também jogou em clubes como Vasco e Fluminense e vários times do exterior.
17. Em 2017, a TIM movimentou mais 90 startups de todas as regiões do país, desenvolvendo projetos nas áreas de Big Data e Analytics, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Fintechs, Agritechs, Mobile Video e Transformação Digital, através do seu programa Open Innovation.
18. Com o apoio de parceiros como a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em Florianópolis, e o Cubo, espaço de co-working idealizado pelo Itaú em São Paulo, o objetivo da TIM é que empreendedores, fornecedores, empresas de tecnologias, provedores e desenvolvedores de conteúdo e Centros de Inovação reconheçam na operadora um parceiro ideal para o desenvolvimento de produtos, serviços ou novos modelos de negócio com base tecnológica.
19. Esta semana, a TIM fechou parceria com o Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) para um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e a Universidade, durante o “ECOA PUCRIO: Blockchain” - evento realizado em parceria entre a TIM e a universidade que promoveu discussões sobre a tecnologia por trás do bitcoin, a moeda digital que está revolucionando o mundo dos negócios. Os vídeos gravados durante o evento ficarão disponíveis em breve na página do projeto: www.facebook.com/ecoapucrio.
20. O prefeito ACM Neto lança, nesta segunda-feira (18), o programa Prefeitura Vai de Táxi, cujo objetivo é trazer um novo modelo de gestão para transporte de servidores em missões administrativas, substituindo carros oficiais. O evento ocorrerá às 14h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro.
21. Neto fará a entrega dos alvarás aos mototaxistas credenciados para a exploração do transporte individual de passageiros em Salvador. Pela primeira vez, o serviço de mototáxi estará atuando no Réveillon de forma totalmente regulamentada.
22. Na Bahia, 299 municípios terão, em 2018, aumento de participação na arrecadação proveniente do rateio de 25% do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) enquanto 118 irão registrar redução em suas cotas de participação na arrecadação naquele imposto, em relação a 2017.
23. O município com maior variação positiva foi Gentio do Ouro (Região do Centro Norte Baiano), com 59,49%, enquanto o que registrou a maior variação negativa foi Itagibá (Região do Sul Baiano) com menos 27,60% em relação a este ano.
24. Os números foram conhecidos a partir da aprovação, na última quinta-feira (14.12), pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), da resolução que fixa os percentuais do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para aplicação em 2018.
25. Este é um dos trabalhos mais importantes realizados durante o ano pelo TCE/BA, devido ao seu alcance social, segundo afirmou o presidente do órgão, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que ainda salientou o fato de que a Corte de Contas da Bahia é uma das poucas do País a realizar aqueles cálculos que, em outras unidades da Federação, ficam sob a responsabilidade das secretarias estaduais da Fazenda.
26. A definição dos percentuais do IPM é feita pela 3ª Coordenadoria de Controle Externo do TCE, que audita a base de dados usada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) para o cálculo do Índice de Valor Adicionado (IVA) dos municípios, que compreende informações contidas em diversos documentos econômico-fiscais. Para realizar seu trabalho, a 3ª CCE auditou a base de dados utilizada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) para o cálculo do Índice de Valor Adicionado (IVA) dos municípios, que inclui informações contidas em diversos documentos econômico-fiscais.