Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ORDEM NA CASA: Alckmin diz que vai punir os prováveis infiéis do PSDB

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia analisou os dados da Síntese de Indicadores Sociais e identificou que em 2016, a desocupação atingiu mais as mulheres, os jovens e os pretos
16/12/2017 às 19:30
MIUDINHAS GLOBAIS:
     
     1. Estaria o partido dos 'tucanos' mudando de postura? Parece que sim. O presidente do PSDB e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou neste sábado (16) que haverá punição para deputados que votarem contra a reforma da Previdência, mas que o momento atual é de convencimento. Alckmin é presidente da sigla.

    2. "Terá punição. Mas, nós vamos estabelecer... O nosso momento não é de discutir punição, é convencimento. É convencimento", afirma Alckmin.

   3. O PSDB fechou questão a favor da reforma da Previdência na última quarta-feira (13), na primeira reunião da executiva sob o comando de Alckmin. Ele falou sobre a decisão em visita à cidade de Americana (SP), mas não especificou qual e quando será estabelecida essa punição.

   4. Alckmin assumiu a presidência do partido há uma semana, e havia deixado em aberto a possibilidade de haver um "castigo" aos tucanos que fossem contrários.

   5. PMDB, PTB e PPS também já fecharam questão a favor da reforma da Previdência. As três legendas já tinham decidido punir os deputados que desobedecerem a orientação do partido.
                                                               ******
    6. Marcelo Odebrecht deixa a prisão cacerária dia 19 próximo e passa ao regime de prisão domociliar.
      
    7. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, disse hoje (16), no distrito de São João do Paraíso, no município de Mascote, na região Sul da Bahia, que o governador Rui Costa já é o maior governador da Bahia de todos os tempos. “Foram três dias muito intensos na Região Sul, com obras em Ilhéus, Itajuípe e, hoje, Mascote. 

   8. Apesar das dificuldades econômicas e da mesquinhez política do governo Temer, podemos dizer que Rui Costa é o melhor governador do Brasil. Operoso e operário, é um homem que não para. Que não fiquem com ciúme os antecessores dele, mas tenho que reconhecer: já é o maior governador da Bahia de todos os tempos”, elogiou Coronel.

   9. Para o presidente da ALBA, o Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus – entregue ontem à população de 67 municípios da Região Sul, é um marco na política de saúde pública da Bahia. “Em todos os tempos, os governadores construíram e inauguraram hospitais, mas Rui construiu o primeiro hospital não-privado para cirurgias – inclusive cardíacas e neuro-cerebrais de alta complexidade do interior da Bahia. A partir de amanhã já estão marcadas quase 500 cirurgias no HRCC”, diz o presidente do parlamento baiano.

   10. Coronel lembrou também que Rui é responsável por obras estruturantes na Região Sul, além do Hospital Regional da Costa do Cacau. “A nova ponte Ilhéus-Pontal – a primeira ponte estaiada da Bahia - com 533 metros de comprimento, será inaugurada no ano que vem. A Barragem do Rio Colônia, uma obra fundamental para a população de Itabuna, está pronta. E a duplicação da BR-415 - a rodovia Ilhéus-Itabuna - é um sonho acalentado por décadas pelo povo ilheense e grapiúna”, lembra Coronel.
     
   11. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) analisou os dados da Síntese de Indicadores Sociais e identificou que em 2016, a desocupação atingiu mais as mulheres, os jovens e os pretos ou pardos. A Síntese de Indicadores Sociais tem como principal fonte de informações a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

   12. Os dados da PNAD Contínua revelaram que, na Bahia, entre 2012 e 2016, a taxa de desocupação das pessoas de 16 anos ou mais atingiu o seu maior patamar no ano de 2016, 15,6% – acima, portanto, das observadas para Brasil (11,3%) e Nordeste (13,4%). Na Bahia, para a série disponível, o ano de 2014 exibiu a menor taxa, 9,5%. As taxas de desocupação brasileira e nordestina, também, encontraram seu menor patamar no meio da série.

   13. Em 2016, a Bahia, juntamente com o estado do Amapá, exibiu o maior índice de desocupação entre as unidades da Federação. A capital baiana, por sua vez, apresentou uma taxa de desocupação acima da estadual e a segunda maior entre as capitais brasileiras naquele ano, de 16,3%.

   14. Historicamente, o desemprego vem atingindo mais fortemente o sexo feminino que o masculino. Na Bahia, em 2016, a taxa de desocupação foi de 18,3% para as mulheres e de 13,5% para os homens. Ademais, de 2012 a 2015, essa taxa aumentou mais para o primeiro grupo que para o segundo – acréscimos de 4,1 e 4,9 pontos percentuais, respectivamente. Além das mulheres, em 2016, repetindo o contorno dos anos anteriores, a desocupação atingiu mais fortemente os jovens (28,0%) e os pretos ou pardos (16,4%).

   15. De 2012 a 2016, a população ocupada em território baiano recuou 1,7%. O crescimento em cada um dos anos até 2015, representando acréscimo de 5,8% nesse período, portanto, não foi suficiente para contrabalançar a severa redução ocorrida na passagem de 2015 a 2016, recuo de 7,0%.

    16. O trabalho formal aumentou no período de 2012 a 2016 na Bahia - Num movimento semelhante ao visto no Brasil e no Nordeste, o trabalho formal – que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), inclui empregado com carteira de trabalho assinada, trabalhador doméstico com carteira de trabalho assinada, militar, funcionário público estatutário, conta própria e empregador que contribuam para a previdência social –, aumentou no intervalo de 2012 a 2016 na Bahia, a despeito da redução identificada de 2015 a 2016. Enquanto o percentual de trabalhadores formais no estado passou de 40,5% para 44,4%, o de informais diminuiu de 59,5% para 55,6% no referido quinquênio.

    17. A formalidade, em 2016, abarcava um percentual maior da população ocupada feminina (46,2%) que da masculina na Bahia (43,1%) – a propósito, fato contrário ao observado no ano de 2012. 

   18. Em relação a cor ou raça, diferentemente do constatado em todos os demais anos do quinquênio, a participação em trabalhos formais da população ocupada de pretos ou pardos (44,7%) se mostrou superior a da população ocupada branca (43,2%) no último ano do intervalo. No Brasil e no Nordeste, em 2016, entretanto, os pretos ou pardos se encontravam menos formalizados que os brancos.

     19. O governo da Argentina aposentou compulsoriamente o comandante da Marinha, almirante Marcelo Eduardo Hipólito Srur, um mês depois do desaparecimento de um submarino no Atlântico Sul com 44 tripulantes a bordo, confirmou um porta-voz neste sábado. As autoridades argentinas já dão como mortos os 44 tripulantes a bordo do submarino ARA San Juan, que sumiu em meados de novembro. A embarcação até agora não foi localizada e acredita-se que ela tenha explodido.

     20.  O SAC Liberdade oferece, diariamente, cerca de 500 senhas para atendimento ao público. As senhas são distribuídas a partir de 8h e o atendimento à população vai de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. No SAC Liberdade, o cidadão pode usufruir dos serviços de sete órgãos parceiros. No posto é possível tirar carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e antecedentes criminais, dentre outros serviços essenciais à cidadania.

    21. O SAC Liberdade atendia por hora marcada porém o procedimento mudou após análises da demanda. Em algumas regiões de Salvador e também no interior do Estado, o atendimento por ordem de chegada funciona melhor, em função do hábito dos usuários destes lugares. A superintendência do SAC realizou uma análise na unidade da Liberdade e detectou que o atendimento por ordem de chegada trará melhores resultados.
  
   22. É! Parece que a crise foi embora de vez. Os shoppings de Salvador neste sábado estiveram o dia todo litados.

   23. Festival de Verão de Salvador está minguando a cada ano, mas, ainda é um bom evento.