Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

POLITICA chega forte ao BAHIA e Bellitani é citado para prefeito 2020

São os comentários de bastidores que se ouvem em relação ao voo Bellitani a prefeito, agora, abandonando o projeto mais importante da cidade para chegar ao Bahia
04/11/2017 às 19:35
   MIUDINHAS GLOBAIS:
    
    1. As eleições para a diretoria executiva do Esporte Bahia nessa nova fase pós-democrática, a segunda após a queda dos Guimarães, marcadas para o dia 9 de dezembro, terão neste 2017 uma forte componente politica com o dedo do prefeito ACM Neto. O candidato da chapa "Ninguém me vence em vibração", Guilherme Bellitani, é o atual secretário municipal de Desenvolvimento Urbano - um coringa da PMS, pois, já serviu em outros setores e na pasta da Educação, como titular - pilotava o Projeto Salvador 360.

    2. Ora, se deixa o projeto mais importante da PMS para ser presidente do Bahia, só podemos supor, que Bellitani vai tentar popularizar seu nome para ingressar na politica partidária como candidato a prefeito da capital, em 2020. O Projeto Salvador 360 é mais importante do que o Bahia do ponto de vista estruturante para a cidade. Mas, óbvio, todo esforço de Bellitani quem leva os louros é o prefeito ACM Neto. Natural que seja assim, pois, ele é o político. Foi assim no Carnaval, no Réveillon e na Educação por onde passou Bellitani.

   3. Evidente que o projeto Bahia 2020, digamos assim, requer primeiro que vença o pleito na eleição do dia 9 de dezembro, que nos parece fácil, e segundo que o Bahia volte a se tornar um grande time de futebol e um ótimo clube para a galera, como já foi, para que "seja carregado pelo povo". Assim já aconteceram com Osório Vilas e Boas e Paulo Maracajá dois políticos que tiverem seus nomes associados ao Bahia.,
   
   4. Quatro chapas concorrerão à diretoria executiva:  ‘Mais um, Baêa’ (presidente: Abílio Freire/vice: Virgílio Elísio), a ‘Voltar a Sorrir’ (presidente: Fernando Jorge Carneiro/vice: Antônio Tillemont) e a ‘Bahia 3.1’ (presidente: Guilherme Bellintani/vice: Vítor Ferraz) se juntam à ‘Bahia Campeão dos Campeões’. Esta já havia se inscrito antes, encabeçada por Flávio Alexandre (o torcedor folclórico Binha de São Caetano) e com José Luiz Castro (o Zé Tricolor) como vice.

   5. Para a eleição proporcional do Conselho Deliberativo entraram na corrida oito chapas: ‘Nova Ordem Tricolor’, ‘Revolução Tricolor’, ‘100% Bahêa’, ‘Bahia Clube do Povo’, ‘Independente Tricolor’, ‘Somos a Voz do Campeão, Somos +Bahia’, ‘Simplesmente Bahia’ e ‘Sou Bahia’.

   6. Agora, a comissão eleitoral passa ao processo de conferência de documentos e, se for o caso, abre prazo até o próximo dia 9 para que hajam adequações. Os dias 10 e 11 podem apresentar impugnações, e aí os candidatos têm até 14 de novembro para se defender. Possíveis substituições têm de ser resolvidas até o dia 17.

   7. Na oposição, as chapas têm nomes bastante conhecidos. Fernando Jorge, do grupo Associação Bahia Livre, pleiteia a presidência com Antônio Tillemont, do Integridade Tricolor, como vice. Ambos já foram candidatos ao cargo máximo do clube, sempre derrotados.
                                                               *****
   8. Quatro homens morreram e dois ficaram feridos em um ataque no bairro do Arraial do Retiro, na noite desta sexta-feira (4). O crime aconteceu por volta das 19h, na Avenida Oliveira, na localidade conhecida como Fonte da Bica.

   9. Em nota, a Polícia Militar informou que equipes da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves) recebeu um chamado de que havia pessoas baleadas na região. A polícia fez rondas e encontrou cinco pessoas feridas, que foram levadas para o Hospital Geral Roberto Santos, no Cabula.
   
   10. Dessas, quatro não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade hospitalar. Uma sexta vítima foi socorrida por populares. Os sobreviventes foram identificados como Luan Braga dos Santos, 18 anos, e Willan dos Santos Santana, 22. 

   11. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o crime foi motivado por brigas entre facções que atuam no local. Ainda não há informações sobre autoria do crime.
   
   12. Foram aprovados por unanimidade na Câmara Municipal de Feira de Santana, três projetos de Decreto Legislativo de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB). 
 
   13. O primeiro confere o título de cidadão feirense ao deputado federal e presidente estadual do seu partido João Gualberto. Segundo a vereadora, Gualberto tem um  trabalho prestado pela cidade de Feira de Santana, enviando inclusive diversas emendas para a saúde. 
    
   14. A segunda honraria foi dada à professora Artemízia Carneiro Devanier Lopes. A vereadora explicou que todos conhecem a professora na cidade e a sua linda história de trabalho pela educação dos feirenses. Por fim, será concedido também ao radialista Edicarlos Silva, mais conhecido em Feira de Santana como Bomba, o último Título. 

   15. Eremita justificou a sua escolha destacando que a história do radialista é linda e de muita superação. Bomba trabalha há 17 anos na Comunicação feirense. “Ele contará a sua história na entrega do Título e todos verão o que estou dizendo”, finalizou.
   
   16. O vereador Tiago Correia criticou a capacidade de gestão e de execução de recursos do Governo do Estado, no momento que a Bahia perde constantemente recursos garantidos em importante áreas. 

   17. “É inconcebível pensar que o Estado campeão de violência, que vem batendo todos os recordes, deixe de receber R$ 44.780.000,00 que foram liberados para construção de novos presídios, investimentos em tecnologia, detectores de metais, bloqueadores de celulares, por exemplo, através do Fundo Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, para todos os entes da Federação, com exceção da Bahia e Ceará, pelo simples motivo de serem os únicos Estados que ainda não constituíram seus Fundos Penitenciários Estaduais. E ainda procuram culpados para a violência assustadora na Bahia”, disse o vereador.

   18. Correia foi além ao afirmar que, mesmo quando consegue a liberação, faltam projetos para que possam gastar os recursos. “Pense em um absurdo, no Governo da Bahia há precedentes. Imaginar que o Estado garantiu, há três anos e sete meses, U$ 50,8 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID para financiar o PRODETUR Baía de Todos os Santos, e até hoje a Secretaria de Turismo do Estado não consegue tirar o projeto do papel é surreal.”
  
  19. O Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, unidade que atualmente integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), passará a ser administrado pelo Consórcio Interfederativo de Saúde da região. A informação foi prestada pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que visitou neste sábado (4) o hospital, acompanhado por uma equipe da Sesab e representantes da Fundação José Silveira, que deixará a gestão da unidade após 14 anos à frente.

   20. Durante a visita, o secretário reuniu-se com representantes dos médicos da unidade e garantiu que a transição se fará dentro da normalidade, preservando os postos de trabalho e a assistência à população.

   21. Vilas-Boas anunciou ainda investimentos na reforma e ampliação da unidade, que passará a contar com UTI neonatal, uma nova UTI adulto com 10 leitos, além de mais duas salas cirúrgicas. Serão investidos recursos na modernização tecnológica, com a aquisição de equipamentos, como um novo tomógrafo que já está na unidade e que será instalado em uma semana, além de arco cirúrgico, novos monitores, respiradores e um novo Raio X.