A senadora Lidice da Mata diz que tem 34 mil seguidores no twitter e acha isso muito. É pouco, quase nada para uma senadora.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA) criticou o projeto de lei aprovado na Câmara e que inclui 84 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
2. O projeto (PLP 76/07) passou em plenário após uma manobra do presidente interino da Casa, o mineiro Fábio Ramalho (PMDB), que alongou a sessão até conseguir aprovar o texto que chega a incluir Governador Valadades, uma das cidades de maior IDH e PIB de Minas Gerais, na área de atuação da superintendência.
3. "A Sudene já abarcava municípios mineiros inseridos na região semi-árida por motivos justos. Agora incluir cidades que nada têm a ver por simples artimanha política é uma afronta. A superintendência já não tem muita força, mas é um instrumento importante para o desenvolvimento do Nordeste. Essa medida pulveriza a atuação do órgão. Como é possível igualar cidades como Campo Formoso, Curaçá e Ponto Novo a Governador Valadares?", questionou Aleluia.
4. Durante a sessão, Aleluia confrontou o presidente interino acusando a manobra. Alguns deputados mineiros chegaram a utilizar o microfone para dizer que, caso a medida não passasse, Minas deveria "fechar a barragem" de Três Marias para impedir a passagem de água do São Francisco.
5. "Estão desvirtuando completamente a função do órgão e a bancada nordestina não se mobilizou para defender a região. Ou as bancadas da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e os demais estados se unem, ou vamos ficar a reboque de deputados do Sudeste que estão pensando exclusivamente em seus estados. Lamento muito que o governador Rui Costa em vez de estar atento a isso, esteja viajando por Cuba passando pano a ditador aliado ao PT", criticou o deputado.
6. A Sudene é uma autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional e concede benefícios fiscais para empresas com o objetivo de estimular o desenvolvimento regional.
7. Desde 2007 a superintendência já abrange cerca de 200 cidades de Minas Gerais e Espírito Santo que possuem algumas características similares ao Nordeste brasileiro. O valor de investimentos movimentados por esses dois estados em 2016 (cerca de R$ 374 mi em ES e R$ 859 mi em MG) já supera estados como Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe.
8. Com a inclusão de 81 cidades mineiras e 3 do Espírito Santo, estendendo a área de atuação do órgão, a previsão é que os investimentos superem os demais estados, desvirtuando completamente a função do órgão.
9. O projeto foi aprovado por 294 votos contra 41 (4 abstenções). Ele segue agora para o Senado onde deve ser votado até o final do ano.
******
10. A senadora Lídice da Mata é a parlamentar baiana com mais seguidores no Twitter. A líder do PSB no Senado tem 34,5 mil seguidores no microblog, número superior aos dos demais integrantes da bancada do Estado no Senado Federal. O sucesso da ex-prefeita de Salvador se dá com as críticas ao Governo Temer, consideradas bem fundamentadas por especialistas em política nas redes sociais.
11. Ainda assim, levando em consideação a trajetória politica de Lidice e seu tempo longevo na politica, o número de seguidores é bem pequeno.
12. O que o País precisa para se modernizar, superar as crises ética, moral e política, e retomar o caminho do desenvolvimento econômico e social, será o foco das discussões do Partido Social Cristão da Bahia, que vai realizar no dia 18 de novembro deste ano o Encontro Estadual do PSC. O encontro será realizado no Auditório Moriah Hall, na Avenida Paralela, número 8812, anexo ao estacionamento da faculdade FTC.
13. O presidente estadual do PSC/Bahia, Eliel Santana, explicou que o partido está preocupado com os rumos da política estadual e nacional, e afirmou que “estamos nos mobilizando para encontrar as respostas que nós, baianos e brasileiros, procuramos”. De acordo com Eliel Santana, o Encontro Estadual do PSC contará com a participação do presidente nacional do partido, pastor Everaldo Dias, e lideranças do diretório nacional; do PSC Mulher, PSC Jovem, dirigentes das executivas municipais, militantes, vereadores, deputados estaduais e federais, além de representantes dos diretórios estaduais.
14. Projeto de lei que dispõe sobre a concessão de prioridade no atendimento aos usuários portadores de diabetes na realização de exames médicos em jejum total nas unidades de saúde do Estado foi apresentado pelo deputado Euclides Fernandes (PDT).
15. A proposta determina que as clínicas, hospitais e demais unidades de saúde do Estado, ficam obrigadas a conceder prioridade, desde que o usuário apresente documento que comprove ser portador de diabetes.
16. O deputado pedetista alega que este ato normativo visa evitar mais sofrimento para pessoas com a saúde em desequilíbrio, destacando ainda que a proposição não gera ônus aos entes públicos ou privados do Estado da Bahia.
17. “A iniciativa visa permitir uma maior agilidade e conforto para estes pacientes, haja visto que, de acordo com os índices da Sociedade Brasileira de Diabetes, em muitos casos metade dos portadores de diabetes tipo um sofrem com hipoglicemia uma vez por mês, mal que também afeta alguns pacientes do tipo dois, ainda que raramente.
18. Por iniciativa da deputada Fabíola Mansur (PSB), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza no próximo dia 6 de novembro, segunda-feira, sessão especial em homenagem ao centenário de Deoscóredes Maximilia no dos Santos, mais conhecido como Mestre Didi. O evento acontece às 9h30, no plenário da Casa.
19. Filho de Maria Bibiana do Espírito Santo, a Mãe Senhora do Ilê Axé Opô Afonjá, com Arsênio dos Santos, Deoscóredes nasceu em Salvador em 2 de dezembro de 1917. Mais conhecido como Mestre Didi, foi sacerdote, escultor e escritor, com grandes contribuições de vida religiosa e intelectual. Expondo no Brasil e exterior, ganhou diversos prêmios e foi um dos mais importantes sacerdotes do culto aos egunguns no mundo. Mestre Didi morreu em 6 de outubro de 2013 e deixou como viúva a antropóloga Juana Elbein dos Santos.
20. O deputado Adolfo Menezes (PSD) quer homenagear com a Comenda 2 de Julho a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago. O parlamentar afirmou que na presidência do TJ-BA, biênio 2016/2017, a magistrada vem se destacando por uma administração eficiente “e em plena sintonia com o atendimento às necessidades da sociedade”.
21. Citou ainda a modernização do Tribunal e a atuação mais célere no atendimento às demandas dos jurisdicionados. A Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia.
22. Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, ambos em 1978, a desembargadora Maria do Socorro é também pós-graduada em Direito Processual Civil pela Escola de Magistrados da Bahia. Estudou ainda Artes Plásticas, tendo participado de várias exposições desde a época de colegial e é diplomada em Língua Inglesa pela Berkeley Adult School, na Califórnia, Estados Unidos.
23. O deputado Angelo Almeida (PSB) propôs a entrega do Título de Cidadão Baiano ao comandante do 2° Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier Santos. Ao apresentar o projeto de resolução na Assembleia Legislativa com este objetivo, o parlamentar detalhou a longa relação de Garnier com a Marinha. “Ele ingressou na instituição aos 10 anos de idade, no Rio de Janeiro, como aluno do curso de formação de operários na extinta Escola Industrial Comandante Zenethilde Magno de Carvalho”.
24. Em 1977, acrescentou Angelo, “graduou-se técnico em estruturas navais na Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Em 1978, ingressou na Escola Naval (Ilha de Villegagnon, Rio de Janeiro) formando-se em 1981 na primeira colocação no Corpo da Armada. Em 1982 foi nomeado segundo tenente, vindo a servir na Fragata Independência como ajudante da Divisão de Operações.
25. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou para quarta-feira (8) as inscrições para 2.455 vagas de cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) para a capital e interior do Estado. As inscrições devem ser feitas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
26. Dentre os cursos ofertados, destacam-se: programador WEB, cuidador de idoso, microempreendedor individual, mestre de obras, instalador e reparador de redes de computadores, agente cultural, recreador cultural, organizador de eventos, auxiliar de laboratório de saúde, agente de recepção e reservas em meios de hospedagem, espanhol aplicado a serviços turísticos, inglês intermediário, confeiteiro, editor de vídeo, assistente financeiro, fotógrafo, maquiador e recepcionista.
27. Os cursos, da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), são voltados para estudantes dos Ensinos Fundamental I e II (completo e incompleto) e Médio (completo e incompleto), além de pessoas que já fizeram outros cursos pelo PRONATEC, a exemplo de trabalhadores e mulheres em estado de vulnerabilidade.
28. As vagas estão distribuídas nos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhas da rede estadual localizados nas cidades de Capim Grosso, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Gandu, Valença, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Candeias, Dias D´avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Salvador, Juazeiro, São Domingos, Serrinha e Bom Jesus da Lapa. Será realizado sorteio eletrônico, no dia 10 de novembro, de acordo com o número de vagas ofertadas nas unidades da rede. O resultado será divulgado no mesmo dia no Portal da Educação.
29. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Marcelino Galo, defendeu, durante audiência pública que discutiu a violência e assaltos a Bancos na Bahia, o investimento pelas empresas do sistema financeiro em tecnologias que impeçam os assaltos a bancos no interior do estado. O evento foi proposto pelo deputado Adolfo Viana (PSDB).
30. Para Galo, é possível ter alternativas, a partir da tecnologia, que inviabilizem as ações do bandidos e garantam à população e ao trabalhador segurança no acesso aos serviços bancários. “O estado da Bahia tem feito um esforço, muito grande, que resultou na diminuição em 59% nos casos de ataques a bancos no primeiro semestre.
31. Mas uma andorinha só não faz verão. É preciso que os bancos, que lucram muito, garantam investimentos em tecnologias para inviabilizar as ações dos bandidos”, pontuou o parlamentar, ao analisar que o modus operandi dos criminosos nos ataques a bancos é o mesmo aplicado em outros estados brasileiros.
32. “Isso prova que é preciso uma ação articulada das forças de segurança pública no combate ao crime organizado, que envolva, também, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal, que sofrem o desmonte imposto pelo governo golpista com o corte de 45% e 44%, respectivamente, de seus orçamentos. Com a fiscalização fragilizada nas estradas federais, o crime organizado ganha força”, lembrou.
33. “O fato concreto é que a população, o aposentado, o trabalhador, não podem ser penalizados pela omissão e usura dos banqueiros e pelo desmonte estrutural que o governo usurpador impõe ao povo brasileiro para garantir o lucro fácil do capital financeiro”, enfatizou Galo, criticando o fato da população ter que se deslocar até 40 km de sua cidade, com o fechamento de agências bancárias, para fazer transações financeiras em outros municípios.