Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IBOPE aponta que dos 200 milhões brasis só 6 milhões apoiam gov Temer

Território Quilombola de Batateira, localizado na Ilha de Tinharé, município de Cairu, Baixo Sul, teve o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado pelo Incra na Bahia
28/09/2017 às 17:53
  MIUDINHAS GLOBAIS:
 
   1. Debadou de vez a  popularidade do presidente Michel Temer (PMDB). Segundo pesquisa CNI/IBOPE, hoje,  somente 3% da população brasileira aprovam seu governo. A grosso modo, dos 207 milhões de brasis, só 60 mil, considerando o bolo total - velhos, jovens, crianças, etc - consideram bom seu governo. Deve ser o pessoal do governo, em BSB.

   2. O índice divulgado pelo IBOPS (3%) representa uma queda de 2% pontos porcentuais em relação à última pesquisa, divulgada em julho. Subiu de 70% para 77% o número de pessoas que consideram a administração do peemedebista ruim ou péssima. O governo é visto de forma regular por 16%, enquanto 3% não sabem ou não responderam.

   3. A pesquisa mostrou que só 6% da população mantêm perspectivas ótimas ou boas com relação ao restante do governo — 72% manifestaram impressões negativas. A maneira de governar de Temer é aprovada por 7% e desaprovada por 89% das pessoas. Já 92% disseram não confiar no presidente.
   
   4. Segundo o levantamento, 59% dos brasileiros dizem que o governo Temer é pior do que o da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). As administrações são iguais para 31%, enquanto apenas 8% consideram o peemedebista melhor do que a petista.

   5. A pesquisa tem apenas valor politico porque a população não está nem aí, tanto para Temer; quanto para qualquer outro político. A sociedade se movimenta por conta própria e já cansou de tanto ouvir falar em corrupção.

                                                               *****
   6. No programa da Band, a chef Paola Carosella usou o palco do MasterChef Brasil na noite desta terça-feira para um discurso político sobre o consumo de carne. O posicionamento de Paola a favor do consumo consciente, e contra o que ela chamou de hipocrisia, dividiu opiniões. Para muitos usuários, a chef errou ao colocar uma vaca — sim, uma vaca de verdade, vivinha — na berlinda.

   7. “Nada justifica levar um animal para dentro de um estúdio. Eu te amo, mas esse discurso foi horrível”, escreveu uma usuária no Twitter, a quem Paola respondeu também com um tuíte. “Sabe o que justifica? Que muita gente não sabe que a carne que come vem de um animal.” Outros comentários nas redes sociais consideraram exagerada a postura da chef.
   
   8. O numerólogo David Meade, famoso por suas teorias conspiratórias baseadas em relações numéricas de textos bíblicos, acaba de divulgar uma nova data para o fim do mundo: 15 de outubro de 2017.

   9.  A previsão vem depois de o americano tentar emplacar a ideia de que um misterioso planeta chamado Nibiru, ou Planeta X, colidiria com a Terra no último sábado, extinguindo completamente a humanidade. Como aparentemente nenhum evento apocalíptico ocorreu no nosso planeta, Meade decidiu rever os cálculos e chegou à nova data. A teoria conspiratória é a mesma que ele tentou difundir em 2012 e que, na época, foi desmentida por um cientista da Nasa.

   10. A Câmara Municipal de Salvador aprovou a emenda parlamentar de autoria da vereadora Marcelle Moreas (PV) que obriga os taxistas a não recusarem transportar os animais acompanhados de seus tutores. A proposição busca atender a solicitação de protetores de animais do município que encontravam dificuldades de conduzir os bichos de estimação em táxis.

   11. "É comum alguns taxistas refutarem corridas quando percebem que o passageiro está acompanhado com seu animal, mesmo quando o bicho está devidamente conduzido na caixa de transporte. Agora, os protetores e criadores de pets da nossa cidade vão ter seu direito de ir e vir assegurado por lei, favorecendo a vida não só dos animais, como também a dos seus tutores que enfrentam diversos problemas para transportá-los”, diz Marcelle.

   11. O Território Quilombola de Batateira, localizado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, teve o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado pelo Incra na Bahia, na quarta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU). 

   12. O documento beneficia 30 famílias e demarca 3,8 mil hectares de terras. O RTID é a fase mais complexa para o cumprimento da titulação comunitária dos territórios quilombolas. O relatório reúne peças técnicas, relatório antropológico, plantas com delimitação do território e aborda aspectos, agronômicos, ambientais, fundiário e geográfico. 

   13. De acordo com o antropólogo do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/BA, Claudivan Soares, o relatório é o primeiro passo para garantir a produção extrativista e agrícola e o acesso das famílias a áreas estratégicas para a pesca e mariscagem. 
    
   14. Depois que Neymar pisou na bola com Cavani, agora, ele diz que a imprensa exagerou numa rusga que não houve assim tão grave.
   
   15. Diego, o craque do FLA convocado por Tite recebeu apoio dos jogadores do FLA depois que perdeu pênalti contra o Cruzeiro. Na verdade, o mérito foi do goleiro da 'Raposa' que pegou a bola.

   16. Já está em curso a terceira etapa do recadastramento de servidores ativos do Poder Executivo baiano, na qual chefes imediatos irão validar o quadro funcional dos servidores ativos que participaram da primeira etapa do projeto. 

   17. Conduzido pela Secretaria da Administração (Saeb), o recadastramento de ativos convocou 150 mil servidores estaduais a atualizarem seus dados, como números de documentos pessoais, dependentes, local e jornada de trabalho, até o último dia 17 de setembro. A lista dos servidores que não realizaram o procedimento dentro do prazo regulamentar está disponível no Portal do Servidor ( www.portaldoservidor.ba.gov.br ).
            
   18. De acordo com os editais de convocação publicados pela Saeb no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (27), chefes imediatos de todas as 62 autarquias, fundações e órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo devem participar desta terceira etapa do recadastramento. Isso inclui os oito órgãos que já utilizam o sistema do RH Bahia, como Bahiapesca, Prodeb, Egba, Cerb, Conder, CTB, CAR e CBPM.
    
   19. Funcionário público é categoria em extinção em mais alguns anos. O SAC foi o primeiro passo. 

   20. Aproveitando a mobilização de lideranças em torno da 45ª Abav Expo, que acontece até sexta-feira (29), na capital paulista, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo reuniu-se para discutir as mudanças no Cadastur e na Lei Geral do Turismo.  

   21. O Cadastur 3.0 é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo e permite que turistas tenham acesso a uma fonte de consulta segura de estabelecimentos. O Ministério do Turismo tem realizado alterações no sistema, com o objetivo de aperfeiçoá-lo, tornando a ferramenta totalmente digital.

    22. Representando a Bahia no fórum, o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, argumentou em defesa da descentralização do controle. O cadastramento deve ficar a cargo dos estados, com delegação para fiscalizar e autuar: “A nossa fiscalização atual é importante, mas não suficiente para inibir a ação do transporte clandestino de turistas”, exemplificou. “A mesma descentralização é necessária para que os municípios turísticos atuem na fiscalização”.