Será lançado no próximo dia 14, às 9:30h, no Foyer do Teatro Castro Alves o livro “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia”
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O que era esperado no meio político, a delação de partidários considerados puro-sangues fiéis a Lula e Dilma contra ambos, vendo-os soltos, Lula inclusive fazendo comícios enquanto ex-ministros e outros estão presos, começou a acontecer com mais força diante do depoimento de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma. Insuspeito, pois. Ainda assim, Lula e Dilma já disseram que seu depoimento a Morto contém inverdades. Trata-se de um mentiroso.
2. Palocci, em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, que o pré-sal financiaria o projeto do PT no poder. Segundo Palocci, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a ele que o pré-sal "é o passaporte do Brasil para o futuro" e que "vai pagar as contas nacionais, vai ser o grande financiador das contas nacionais, dos grandes projetos do Brasil".
3. O ex-ministro depôs no inquérito que apura o pagamento de R$ 12 milhões de propina da Odebrecht para Lula na forma de um apartamento e na compra de um terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula. E mais disse sobre um pacto de sangue entre Lula e a Odebrecht.
4. ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que o ex-ministro Antônio Palocci mentiu durante o depoimento que prestou ao juiz Sérgio Moro. Em uma nota enviada nesta quinta-feira (7) à imprensa, ela disse que jamais atuou para favorecer a Odebrecht na concessão de aeroportos, tampouco se reuniu com o ex-presidente Lula para falar sobre benefícios à empresa.
5. Durante cerca de duas horas de depoimento, Palocci afirmou que a Odebrecht tinha uma relação fluida com os governos petistas de Lula e Dilma. Segundo o ex-ministro, a relação entre a empresa e o governo federal era mantida a base de propinas.
6. Ele também afirmou que no fim do segundo mandato de Lula, Emilio Odebrecht ofereceu ao petista um pacote de benefícios, que incluia uma conta de R$ 300 milhões para gastos pessoais e partidários e também alguns imóveis. De acordo com Palocci, Dilma foi informada sobre o relacionamento da empresa com o governo durante uma reunião com Lula. Na nota, Dilma diz que o encontro nunca ocorreu.
7. Para exemplificar esse relacionamento e a troca de benefícios, Palocci teria dito que o governo beneficiou a Odebrecht na licitação para a concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a inclusão de uma cláusula que proibia a participação das empresas envolvidas no consórcio que passou a operar no Aeroporto de Guarulhos abria caminho para a entrada da Odebrecht no Rio de Janeiro. (Com informações básicas do Portal Globo.com)
*****
8. Será lançado no próximo dia 14 de setembro, às 9:30h, no Foyer do Teatro Castro Alves - TCA o livro “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia”, uma publicação que reúne artigos de 21 autores e tem como organizadores Cléia Costa dos Santos e Sergio São Bernardo.
9. Nesta obra, os autores demonstram a pluralidade e a diversidade de vozes que contribuíram e contribuem para a efetividade do estatuto, quer consagrou-se como sendo a lei da agenda das lutas de resistência .
10. Em suas reflexões os autores deixam claro que a Bahia deu o exemplo que é possível construir o seu arcabouço legal, de forma participativa, na medida em que, posto o projeto à discussão, o movimento social, a academia, os pensadores e articuladores sociais da pauta da igualdade substantiva foram chamados para o debate, para as contribuições, resultando no texto avançado e pontuado de ações afirmativas.
11. Como parte das ações da missão internacional do Governo do Estado, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, visitou, nesta quarta-feira (06), o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE), na cidade de Freiburg, na Alemanha. Pinheiro foi recepcionado pelo diretor do ISE, Dr. Hans-Martin Henning, e conheceu as instalações do instituto, que realiza pesquisa de alta tecnologia na geração, distribuição e armazenamento de energia solar.
12. O objetivo é ampliar a parceria do instituto com a Bahia, com foco na oferta de cursos específicos na área e na implantação de novos centros da Educação Profissional e Tecnológica, voltados para as energias renováveis, e a colaboração para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
13. De acordo com dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em julho de 2017, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, aumentou 7,2% frente ao mês imediatamente anterior, após recuar 10,1% em junho último. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou acréscimo de 7,7%.
14. A variação acumulada no período de janeiro a julho de 2017 registrou taxa de -5,2% em relação ao mesmo período de 2016. O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, recuou 6,4% frente ao mesmo período anterior, queda menos intensa do que a observada em junho último (-8,6%).
15. No confronto com igual mês do ano anterior, a indústria apresentou crescimento de 7,7%, com oito das doze atividades pesquisadas assinalando aumento da produção. Os setores de Coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (16,2%), Veículos (20,7%) e Celulose, papel e produtos de papel (30,1%) foram as principais influências positivas no período, explicada pela maior produção de gasolina automotiva, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP) e parafina;
16. No primeiro; de automóveis e painéis para instrumentos dos veículos automotores, no segundo; e de pastas químicas de madeira (celulose), no último. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos Produtos alimentícios (7,7%) e de Produtos de borracha e de material plástico (16,7%), explicados, sobretudo, pela maior produção de açúcar cristal, carnes de bovinos frescas ou refrigeradas e cacau ou chocolate em pó; e de pneus novos usados em automóveis, respectivamente.
17. A principal contribuição negativa ficou com Metalurgia (-23,7%), influenciada pela menor produção de barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre. Outros setores que apresentaram resultados negativos foram: Produtos químicos (-1,5%) e Produtos de minerais não metálicos (-5,6%).
*****
18. No dia 19 de setembro de 1921, nascia em Recife Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro e um dos pensadores do século XX mais influentes no Brasil.
19. Em reconhecimento a essa personalidade e a forma como marca não apenas o pensamento sobre Educação, mas o próprio modo de pensar a sociedade, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), unidos no Movimento Obrigado Paulo Freire, realizam no dia 19 de setembro de 2017 o I Seminário Obrigado Paulo Freire, em Salvador.
20. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, por meio da página www.obrigadopaulofreire.wordpress.com.
21. Após estudantes universitários serem deixados em praça pública por conta de uma paralisação dos motoristas, o vereador do município de Esplanada, Gilson Lima (PSL) tem usado as redes sociais para tornar público os problemas da educação na cidade. “Em toda a cidade as queixas são as mesmas em relação à educação.
22. Além da greve dos professores por acordos não honrados em relação aos pagamentos, estamos sem transporte pelos mesmos motivos. E quando temos professores e transporte, faltam merendas nas escolas. A situação está caótica”, disse o vereador, ressaltando ainda os problemas de infraestrutura.
23. “As condições de trabalho nas escolas, inclusive as de grande porte, são precárias. Não tem fardamento, merenda e material escolar. Os professores e diretores têm feito o impossível para manter a continuidade das aulas, mas sem ajuda da Prefeitura e da Secretaria de Educação do Município fico tudo muito difícil”, denunciou.
24. Os novos limites territoriais dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas foram discutidos pela Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, na tarde de segunda-feira (4), no Centro de Cultura da Câmara. A reunião, requerida e conduzida pelo vereador Luiz Carlos de Souza (PRB), contou com a participação de membros da Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
25. O encontro teve como foco discutir os novos limites territoriais dos municípios, além de apresentar o resultado do estudo realizado pelos técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Superintendência de Estudos Econômicos (SEI), que também estiveram presentes.
26. “Delimitação territorial é um tema que merece ser discutido. Há muitos impasses nesse contexto e eu, como presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, reforço que estamos trabalhando nisso”, afirmou o vereador Luiz Carlos.