Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ASSEMBLEIA poderá ter painéis de Olorum, Pomba Gira e irmão Estrela

Assembleia permitiu instalar um painel com a bíblia e o chamado Deus de Israel, da cultura cristã-judaica
26/08/2017 às 18:32
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia autorizar instalar um painel no plenário da Casa, por solicitação do deputado pastor e sgt PM Isidório, do Deus de Israel, uma bíblia e uma pomba. É uma referência ao Deus cristão-judcaico de Israel, alicerçada em três símbolos-chave da fé cristã: a bíblia, livro que teria sido inspirado por Deus, símbolo de fé e o mais lido do mundo ocidental, a Arca da Aliança, que representa a presença de Deus, e a representação do Espírito Santo.

   2. Em nota à imprensa Isidório diz que a simbologia é um painel: "Quem gostava de estátua era Nabucodonosor. O Deus de Israel é a referência máxima para todos os cristãos, sejam eles evangélicos, católicos ou espíritas e está em todos os lugares, de forma onipresente, onisciente e onipotente".

   3. Diante de tal precedente e em sendo o Estado Laico - oficialmente imparcial em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião - deputados de outras crenças e religiões poderão também reivindicar a colocação de painéis sobre suas entidades divinas. 

   4. Segundo o Google existem catalogados algo em torno de 5 mil deuses no mundo e como na ALBA existem somente 63 deputados as solicitações à Mesa serão menores. Mas, há, com certeza, parlmentares católicos, adeptos do candomblé e da umbanda, espíritas, aqueles vinculados ao judaismo e provavelmente até ao islamismo. Quiçá, alguém que cultua o Demo. E os nativistas do tempo dos tupinambás que tinham em Tupã seu Deus maior.

   5. Portanto, como diria o colunista José Amilcar em tempos idos, não será surpresa se aparecerem solicitações de painés com o Deus católico, configurado em Jesus Cristo; um painel com Olorum, o Deus do candomblé mais conhecido; um painel com a Pomba Gira; um painel com o irmão Estrela; um painel com Alah, o grande, o misericordioso; e até um painel com El Diablo.

   6. A justificativa, em parte, sobre o painel do Deus de Israel, de outro país, seria para contrastar com a obra artística do painel de Carlos Bastos que teria elementos do candomblé (uma Yemanjá) e do catolicismo - um crucifixo. Não tem o menor cabimento. Mas, se a questão é essa, retire-se o painel de Carlos Bastos para dar espaço aos inúmeros painéis religiosos que advirão.
                                                                        ******
   7. A Secretaria da Administração (Saeb) vai reabrir, no início de setembro, licitação pública para concessão de uso de espaço publicitário em unidades da Rede SAC. A reabertura acontece no dia 5 de setembro de 2017, às 10h, em sessão pública a ser realizada no auditório da Superintendência de Patrimônio (Supat), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

   8. O licitante será escolhido pelo critério de maior oferta, com preço mínimo mensal estipulado em R$ 80 mil.

   9. A iniciativa, pioneira no Estado da Bahia, tem o intuito de proporcionar mobilidade, agilidade e eficiência na operação dos espaços publicitários dos 35 postos, na capital e no interior, e visa rentabilidade financeira permanente e otimização dos custos de manutenção das unidades, de forma a desonerar o Governo do Estado.

    10. O contrato oriundo deste processo licitatório conta com vigência de 36 meses, contada a partir da data da assinatura do contrato. E prevê que o Estado receba como receita o valor fixo de R$ 80 mil (preço mínimo) ou o percentual de 30% do faturamento auferido pela empresa, dentre eles o que for maior.

   11. A Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) lança nesta segunda feira (28), das 8 às 17h, no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, em Salvador, o Programa de Aperfeiçoamento Profissional para os egressos participantes do Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado. O evento acolherá 481 profissionais de Salvador e do município de Lauro de Freitas (RMS), lotados em 22 das 27 secretarias do Estado. 

   12. Após a abertura oficial será ministrada aula inaugural, com palestras sobre 'Administração Pública', pela professora Elizabeth Matos, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e ‘Dimensão Crítica do Trabalho segundo a metodologia PBL’, pelo professor Aldi Roldão, da Unitalentos - Educação e Formação de Talentos. 

   13. O Programa de aperfeiçoamento será executado, em dois anos, para todos os 4.500 técnicos alocados, nas modalidades - Educação a Distância (EaD) com, no mínimo, 160 horas, e presencial e semipresencial, com até 140 horas. Totalizando 300 horas. 

   14. A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado pu­blicou, no Diário Ofi­cial do Es­tado (DOE), deste sá­bado (26), o re­sul­tado final do pro­cesso se­le­tivo sim­pli­fi­cado em Re­gime Es­pe­cial de Di­reito Ad­mi­nis­tra­tivo (REDA), convocando para a contratação de pro­fes­sores da Edu­cação Bá­sica, Pro­fis­si­onal e do Campo, bem como de pro­fis­si­o­nais de apoio ad­mi­nis­tra­tivo e pe­da­gó­gico, num total de 395 convocados, para atuar na Edu­cação In­clu­siva e téc­nicos nível médio/me­di­ador do En­sino Médio com In­ter­me­di­ação Tec­no­ló­gica (EMITec).
 
   15. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca que a contratação de novos professores e demais profissionais vai no sentido de fortalecer a Educação e faz parte de um conjunto de ações tocadas pelo governo. "O foco principal está no fortalecimento do eixo pedagógico das escolas. 

   16. Portanto, convocamos os coordenadores pedagógicos que estavam lotados em unidades administrativas, em outros lugares, para voltarem para suas unidades escolares de origem e ampliamos a carga horária destes profissionais. 

   17. Além disso, ampliamos a gratificação dos diretores escolares e ofertamos um abono para aqueles professores prestes a se aposentar que estão optando em permanecer em sala de aula.  Estamos também preparando um concurso público , já anunciado pelo governador Rui Costa, para mais de 3,4 mil professores e coordenadores pedagógicos".
 
    18. Os can­di­datos têm o prazo de 10 dias úteis, a partir da data de divulgação, para comparecer no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, nos se­guintes lo­cais: Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, si­tuada na Ave­nida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª ave­nida, CAB (Centro Ad­mi­nis­tra­tivo da Bahia), 1° andar, sala 138, para os apro­vados em Sal­vador.  

   19. Os apro­vados para o in­te­rior do Es­tado de­verão com­pa­recer nas sedes dos Nú­cleos Ter­ri­to­riais de Edu­cação (NTE) a que per­tence o mu­ni­cípio para o qual foram apro­vados. 

   20. A comunidade do Soronha, em Itapuã, recebeu, neste sábado (26), o projeto ‘Ação na Comunidade – Saúde e Cidadania’. Realizada pelas voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a iniciativa levou para os moradores serviços e orientações de saúde e cidadania como a emissão de 150 carteiras de identidade (RG), além de palestras sobre os direitos da mulher e a entrega de 15 colchões de casal a famílias beneficiadas, sorteios de cestas básicas e entrega de 20 enxovais.

   21. As ações aconteceram no Colégio Estadual Rotary e logo cedo a fila já era grande. A trabalhadora doméstica Rose Diniz aproveitou para colocar os documentos em dia. “Estava precisando fazer documentos novos, mas como trabalho com horário fixo, não tenho tempo para me deslocar e esperar em fila. Aqui foi rápido e fácil, acordei cedinho e vim fazer minha identidade”, comemora.

   22. De acordo com dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) a partir dos números divulgados pela Fundação João Pinheiro (MG) sobre o Déficit Habitacional do Brasil e suas unidades federativas, foi identificado que, na Bahia, houve importante avanço: a redução da 11,5% no déficit habitacional, que saiu de cerca de 511 mil domicílios em 2007 para 452 mil domicílios em 2015. 

    23. Entre as 27 unidades federativas brasileiras, a Bahia foi a segunda que mais reduziu o Déficit (- 58.796 domicílios), atrás apenas do estado do Maranhão (-72.498 domicílios).

    24. O déficit habitacional baiano correspondia a 12,9% dos domicílios do estado em 2007. Já em 2015, houve redução de 3,8 pontos percentuais registrando 9,1% dos domicílios. Esta queda do Déficit Habitacional na Bahia foi resultado da melhora em dois componentes do déficit: Coabitação familiar (-139 mil domicílios) e Adensamento excessivo (-22 mil domicílios). Registraram aumento (suplantado pela redução dos demais), os componentes Habitação precária (cerca de 29 mil domicílios) e Ônus excessivo com aluguel (cerca de 72 mil domicílios).

    25. Ao analisar a participação de cada um dos quatro componentes na constituição do Déficit Habitacional observa-se que a Coabitação familiar correspondia a mais da metade do déficit habitacional em 2007 (63,3%) e em 2015 perdeu participação no déficit total, reduzindo-se a 40,8% deste. 

    26. Por sua vez, o Ônus excessivo com aluguel, que representava 20,8% do déficit em 2007 cresceu e em 2015 representou 39,4%. Juntos, Coabitação familiar e Ônus excessivo com aluguel continuaram representando mais de 80% do déficit habitacional do estado.

    27. As habitações precárias, quem 2007 representavam 10,3% do déficit ampliaram participação na composição, atingindo 18,2% do déficit em 2015. Entre os dois anos, 22 mil domicílios saíram da condição de adensamento excessivo, fazendo a participação deste componente no déficit declinar de 5,7% para 1,6%.

     28. Segundo Guillermo Etkin, coordenador de pesquisas sociais da SEI “as políticas habitacionais realizadas no estado que, entre outros resultados, promoveram a construção de 331.484 domicílios entre 2007 e 2015, também repercutiram na redução do déficit habitacional baiano reduzindo-o em cerca de 11,5%”. 

    29. Este arrefecimento foi verificado em dois componentes do Déficit, com destaque para a redução em cerca de 43,9% no item Coabitação familiar. O componente Ônus Excessivo com Aluguel e Habitações Precárias registraram aumento no período sem, contudo, promover aumento no déficit total, visto que não suplantaram a redução dos demais componentes.