Ingressos para a Campus Party Bahia estão esgotados. Evento acontece dias 10 e 11 de agosto.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (GLOBO) Diva Guimarães virou celebridade em Paraty, ofuscando até os escritores convidados da Flip. Após dar um emocionante depoimento sobre racismo na mesa que uniu o ator Lázaro Ramos e a jornalista Joana Gorjão Henriques para discutir o tema, a paranaense não consegue dar mais que dez passos pelas ruas do Centro Histórico sem ser abordada. Pessoas pedem fotos, abraços e até autógrafos. Na internet, o vídeo com o registro de sua participação foi visto mais de cinco milhões de vezes. E isso porque ela diz que coisa boa não dá ibope.
2. — Estou assustada! — confessa ela, admitindo estar também empolgada com a repercussão de sua fala. — Não me preparei para isso, se tivesse pensado, não teria levantado da cadeira, sou muito tímida. Naquela hora quis representar quem não pôde estar aqui. Falei ali pela minha mãe, pelos meus antepassados. Foi um renascimento, uma libertação.
3. A história que a fez vencer a timidez para narrar “com a alma” um episódio de racismo sofrido num internato católico de São Paulo (e que a levou para o espiritismo, por “pavor” do catolicismo), poderia ter sido tristemente substituída por outra, que viveu dias antes, em Paraty.
4. — Eu estava passeando pela rua, quando uma mulher me chamou de forma agressiva e disse: "aposto que esse cachorro que vem aqui e faz cocô em tudo é seu!". Por que aquele cachorro tinha que ser meu? Ele poderia ser de qualquer outra pessoa. Eu apenas disse: "eu sei porque você está dizendo que esse cachorro é meu".
5. É racismo. Às vezes eu ignoro, às vezes eu respondo de forma cínica, dessa vez falei no mesmo tom — explica. — Isso aconteceu aqui, na Flip, quando estão homenageando quem? Lima Barreto, que é negro. Nem todo mundo tem essa capacidade de compreensão — completa ela, dona de uma ironia fina, no melhor estilo do homenageado da festa.
*****
6. O Sindilimp da Bahia inaugurou sua subsede na região da Chapada Diamantina, na última sexta-feira (28), com a presença de membros do Conselho Jurídico e da direção do sindicato que representa os trabalhadores terceirizados e de limpeza urbana.
7. Esse espaço, conforme o conselheiro jurídico e vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), será para atender a demanda reprimida, facilitar o acesso a órgãos de fiscalização e acompanhar os processos dos trabalhadores terceirizados chapadeiros. “Viemos com o objetivo de ampliar no nosso braço de atuação e colocar o sindicato mais próximo do trabalhador, cumprir com nossa função constitucional.
8. A partir deste mês de agosto, a subsede da Chapada Diamantina atenderá na Praça do Coqueiro, número 70, sala 1A, em Itaberaba”, informa.
9. Os ingressos já estão esgotados, mas não será isso que impedirá a participação do público na Campus Party Bahia, a primeira edição no Estado e também a primeira Campus no mundo a acontecer dentro de um estádio de futebol! Assim como nas demais edições, o evento contará com uma área gratuita, aberta ao público e repleta de atrações.
10. A Open Campus funcionará nos dias 10 e 11 de agosto, das 10h às 21h, e no dia 12, das 10h às 18h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
11. Quem passar pelo espaço poderá interagir com uma série de simuladores, acompanhar a etapa Bahia do Campeonato Brasileiro de Drones para profissionais, além de conhecer protótipos de trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras.
12. Pela primeira vez, a Campus Party contará com uma área repleta de atrações e destinada exclusivamente para as crianças, com jogos, apresentações teatrais, entre outras atividades. A iniciativa da Campus Kids é do Governo do Estado da Bahia.
13. “A Open Campus nasceu com o objetivo de receber as pessoas que não conseguiram adquirir ingressos para acampar ou acompanhar as atividades dentro da Arena, bem como para proporcionar a esse público o gostinho das experiências que a Campus Party pode oferecer e deixar aquela vontade de ampliar a participação na edição seguinte”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.
14. “Trata-se de um local democrático, que tem a proposta de aproximar os visitantes de tendências da tecnologia como drones, robótica, realidade aumentada, bem como gerar conhecimento e apresentar projetos criativos trazidos por estudantes e empreendedores”, complementa Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.
15. Mais de 40 mil pessoas são esperadas nos quatro dias em que a área estará aberta ao público.
16. Servidores da saúde evacuaram o prédio anexo da Secretaria de Saúde do Estado, no Centro Administrativo, com risco de desabamento atestado pela Defesa Civil, após protesto do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-Ba), nesta sexta-feira (28), para exigir a interdição imediata do imóvel para a realização da reforma necessária.
17. O imóvel, onde funcionava o antigo prédio da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos, sofreu danos estruturais graves após incêndio ocorrido em 2014, mas, até então, o Governo do Estado não realizou nenhuma intervenção corretiva na estrutura externa onde trabalham cerca de 200 trabalhadores, entre servidores e terceirizados.
18. Durante a mobilização realizada dentro do prédio, a diretoria da entidade alertou os trabalhadores sobre a gravidade do problema e o descaso do secretário Fábio Vilas-Boas. A comissão foi recebida pelo engenheiro da Sesab César Chastinet e pelo assessor especial do gabinete Diego Alvarez, que prometeram se posicionar sobre as providências que serão tomadas, em nova reunião agendada para a próxima segunda-feira (31).
19. A vice-presidente do Sindsaúde Tereza Deiró ressaltou que o laudo da Defesa Civil, emitido em 25 de julho de 2017, foi solicitado em caráter de urgência pelo sindicato, após demora do governo em se pronunciar sobre as condições de segurança e salubridade do prédio, mesmo diante de diversas solicitações do sindicato, através ofícios encaminhados para Sesab e outras secretarias do Estado.
20. A reforma trabalhista, sancionada no dia 13 de julho, gerou uma série de mudanças na legislação vigente no Brasil. Com 120 dias para entrar em vigor, o novo regulamento deve provocar um aumento de trabalho, pelo menos, nos departamentos de recursos humanos das empresas já que precisam entender e seguir pontos específicos para não escorregar na interpretação das regras.
21. De acordo com especialistas jurídicos, as principais dúvidas suscitadas pelos empregadores estão na contabilização do registro de horas extras e o banco de horas; as novas opções de divisão de férias e a possibilidade de acordo com a empresa em caso de demissão do funcionário.
22. Com objetivo de elucidar o conjunto de mudanças na legislação trabalhista no país, o escritório Neves Souza Advogados Associados promove no próximo dia 03 de agosto, para sua cartela de clientes, o seminário "As mudanças trabalhistas sob a ótica empresarial".
23. Voltada para empresários, o evento gratuito abordará os impactos do novo regulamento nos negócios e contará com a participação do professor e juiz do trabalho, Danilo Gaspar, do TRT da 5ª Região, que lançou recentemente um curso completo sobre as novas normas.
24. "Todos os setores da sociedade precisam discutir, juntos, as mudanças do país. A mudança na legislação é apenas o primeiro passo. Caberá a nós aplicarmos de forma benéfica à sociedade", explicou Leandro Neves, sócio-diretor técnico do escritório Neves Souza.
25. Serão disponibilizadas, ainda, 20 vagas para empresários interessados em participar do encontro. As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@nevessouza.com.br. "Disponibilizamos um quantitativo de vagas mas já estamos com expectativa de ampliar o acesso a essas importantes informações com a realização de uma segunda edição do seminário", finalizou Neves.