Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JUIZ MORO sentencia: "A lei está acima de você". Veja repercussã

O mito Lula da Silva vai se derretendo e passa de esperança do Brasil para condenado em primeira instância
12/07/2017 às 19:38
 MIUDINHAS GLOBAIS:
   
  1. Como já era esperadA a condeção do ex-presidente Lula da Silva a 9 anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro, por corrupção e lavagem de dinheiro - em um dos cinco processos que responde, o do triplex de Guarujá - teve aqueles que consideraram uma pena "sem provas" - estratégia dos petistas em várias declarações - e os que, como o prefeito de SP, João Dória, disseram que a Justiça tarda mas não falha.
  
  2. O juiz Sergio Moro negou qualquer “satisfação pessoal” ao condenar Lula. Afirmou ser ser “lamentável” que um ex-presidente seja condenado criminalmente. “Prevalece, enfim, o ditado “não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você'”, disse na sentença.

  3. Em sua página no Facebook, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirmou: “É só o começo. Lula ainda tem mais outros quatro processos em andamento. Justiça sendo feita contra um criminoso que tantos prejuízos trouxe ao Brasil com seu projeto de poder”.

   4. Já o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a Justiça foi feita e voltou a fazer um ataque recorrente que faz ao petista, chamando-o de “o maior cara de pau do Brasil”. O ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, disse que quase acertou a pena. “Eu apostei em dez anos. Quase acertei. O juiz Sergio Moro acertou de novo.”
   
   5. Em nota, o PT/Bahia disse que convocou a executiva do partido para discutir a medida do Juiz Moro que condenou o ex-presidente Lula. Hoje as centrais sindicais estão em vigília no Campo da Pólvora protestando.

   6. "Embora seja uma decisão de primeira instância, é uma medida arbitrária e ilegal, conduzida por um juiz parcial que baseia a sentença em delações sem provas num vergonhoso ataque à democracia”, critica o presidente do PT, Everaldo Anunciação.

   7. Este juiz é flexível com os adversários do PT, a exemplo da liberação da mulher de Cunha, e parcial contra nós. Ele não tem credibilidade, afirma Everaldo. Ele adianta que “vamos recorrer, pois sabemos que Lula é inocente, vítima de perseguição.  

   8. O PT nacional também se posicionou afirmando que a condenação de Lula é mais um capítulo da farsa capitaneada pelo consórcio golpista que assumiu o País para suprimir direitos sociais e trabalhistas, ampliar o tempo para as pessoas se aposentarem, cortar gastos essenciais em Saúde e Educação e, principalmente, vender empresas estatais importantes como a Petrobras, a Infraero, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.

   9. O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) lamentou a condenação do presidente Lula em processo julgado pelo juiz Sérgio Moro que trata do tríplex do Guarujá. Para o parlamentar petista, o processo “é uma farsa” por não ter provas de que Lula seja o proprietário do imóvel.

   10. “Esse caso do tríplex é simbólico, porque o presidente nunca usufruiu do tríplex, nunca dormiu lá, e não há nenhum documento com valor jurídico que ateste sua posse do imóvel. Havia uma explícita proposta de compra, e um vendedor interessado em vender, oferecendo reformas para tornar o seu produto mais atraente. Tornar isso crime foi a única saída que encontraram para tirar Lula da eleição de 2018”, afirmou o petista.

   11. Solla convocou a militância do PT para ir às ruas. “Não precisa ser vidente para prever que farão de tudo para a decisão ser mantida na segunda instância, enterrando a candidatura de Lula, para só depois da eleição Lula ser absolvido nas instâncias superiores. Alguma coisa precisa ser feita em termos de garantias internacionais”, completou Solla.
   
   12. "Hoje é um dia histórico. Estamos tirando o Brasil das garras do comunismo petista. Aprovamos o fim do imposto sindical que sustentava uma oligarquia sindical e tivemos a condenação a nove anos de prisão do ex-presidente Lula, chefe de toda essa estrutura de poder fundada sobre a corrupção", disse o líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Alexandre Aleluia.

   13. O democrata salientou que a "formação de um Brasil melhor" foi somente um engodo do petismo. "São 14 milhões de desempregados, 60 mil assassinatos por ano", exemplificou. Sobre o fim do imposto sindical, salientou que ele "tirava o dinheiro de quem trabalha" para financiar sindicatos que não defendem interesses dos trabalhadores, mas do PT e linhas auxiliares.

   14. O democrata salientou ainda que a decisão de hoje e o fim do imposto dificultam os planos do Foro de São Paulo, organização criada por Lula e pelos irmãos Castro para impor um domínio das esquerdas na América Latina. "Alguns podem desconhecer o Foro de São Paulo, mas podemos dizer hoje que o Brasil deu um passo para libertar-se também dessa organização", salientou o democrata.
  
   15. A sentença do juiz Sérgio Moro, condenando o ex-presidente Lula a nove anos e meio de cadeia, em primeira instância, no caso do tríplex do Guarujá, repercutiu fortemente em Brasília e nas principais lideranças políticas. O vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, Luiz Caetano (BA), utilizou a tribuna para sair em defesa do correligionário. 
 
  16. “Vejam bem o retrato do Brasil atual! O homem que foi flagrado carregando uma mala com R$ 500 mil está solto. Aécio retornou normalmente ao Senado. Já o "cara", respeitado mundialmente, que tirou milhões de brasileiros da miséria e reduziu o desemprego no país à sua menor taxa na historia, foi condenado em primeira instância, após implacável e absurda perseguição, sem uma única prova contra ele”, afirmou.

   17. A  condenação do ex-presidente Lula, sem que houvesse provas que justificasse a decisão, é uma ação política do juiz Sergio Moro, o que atesta, mais uma vez, sua parcialidade. A avaliação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), que considera a ação tomada em Curitiba “como parte do roteiro do golpe” que derrubou Dilma Rousseff da presidência da República. 

   18. O parlamentar acrescenta ainda que a decisão do magistrado busca tirar o foco da opinião pública um dia depois da reforma trabalhista ser aprovada pelo Senado Federal.

   19. “Por todo o país as pessoas percebem que o golpe segue seu roteiro: retirar Dilma em um golpe, blindar os tucanos e o governo Temer, abafar a Lava Jato, destruir os direitos do Povo brasileiro e tentar inviabilizar a candidatura de Lula em 2018. O povo não é bobo e percebe que não é uma coincidência a condenação de Lula ser divulgada logo após a aprovação da reforma trabalhista”, enfatiza. “

   20. O juiz Sergio Moro condenou Lula, mesmo sem provas. Isso não é uma novidade, afinal, todo mundo sabe da parcialidade deste juiz. Entretanto, essa condenação, ao contrário do que esperam os detratores de Lula, está gerando uma grande corrente de solidariedade ao melhor presidente da história do Brasil”, afirma Galo, ao considerar que o ex-presidente Lula “sairá ainda maior dessa injustiça”.  
   
   21. O deputado estadual Alex Lima (Podemos) classificou como 'vergonhosa' a sentença do juiz federal Sérgio Moro, condenando o ex presidente Lula (PT) a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na ação penal do caso triplex do Guarujá. De acordo com o parlamentar, não há provas que liguem o petista ao imóvel o que torna 'parcial' a decisão do juiz. 

   22. “Essa situação é vergonhosa. Não se pode condenar uma pessoa à prisão sem qualquer prova que comprove o crime. Condenar sem provas não é justiça, é justiçamento e não deve existir parcialidade quando o assunto é justiça”, disse o deputado, ressaltando ainda que o ex presidente tem sofrido perseguição política. 

   23. “Um operário , semi analfabeto, que conquista a presidência da República através do apoio popular, sem dúvidas, será exaustivamente perseguido por quem é contra a inclusão social”, completou.

   24. Para Lima, a estratégia da condenação é retirar o ex presidente da corrida eleitoral de 2018, uma vez que o petista aponta como o preferido em todas as pesquisas de intenções de voto. “Está mais do que claro que a estratégia do golpe continua, mas não podemos permitir que a vontade popular seja suprimida. O povo brasileiro já demonstra que quer Lula presidente e não assistirá mais uma injusta calado”, afirmou.
                                                                          ******
   25. Balanço da Secretaria Municipal da Educação (Smed) mostra que a adesão ao movimento da APLB não foi significativa e apresentou queda nesta quarta (12), quando apenas cerca de 36% das escolas pararam, comparativamente aos 37,5% da terça (11). 

   26. A maioria das unidades de ensino da rede abriu e os alunos tiveram aula. A secretária de Educação, Paloma Modesto, visitou escolas em todas as dez regionais nos dois dias de movimento. "Encontrei várias escolas abertas, funcionando normalmente, e foi uma excelente oportunidade para conversar com diretores, coordenadores e professores da rede", diz, ressaltando a boa receptividade desses profissionais e o compromisso deles com o direito à educação de qualidade dos estudantes da rede municipal.

   27. Paloma Modesto frisa que o processo de negociação com os professores não se encerrou ainda. "Estamos negociando, através de um diálogo muito aberto e transparente. A Prefeitura fez uma proposta de reajuste e outros benefícios. Estamos agora aguardando uma nova rodada". 

   28. A proposta da Prefeitura é a concessão de avanço de referência para todos os servidores do magistério, coordenadores pedagógicos e professores, a partir de setembro de 2017, o que representa 2,5% de incremento salarial. Essa proposta atende a 100% dos servidores efetivos da educação. Além disso, está sendo oferecido o pagamento da gratificação de estímulo ao aprimoramento profissional para o os servidores que fizeram a requisição, que varia de 2,5% a 7,5%. Esse benefício vai atender aproximadamente 1.800 pessoas.