Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A PRISÃO DE GEDDEL e os reflexões na politica baiana

Com viagem do presidente da ALBA, Angelo Coronel, quem representou a Casa nas solenidades ao 2 de Julho foi o vice-presidente Luiz Augusto (PP)
03/07/2017 às 20:06
 MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. A prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB baiano, tem reflexos na política do Estado, mas, nada que possa alterar a trajetória dos prováveis candidatos ao Palácio de Ondina, em 2018. A memória do povo é curta e ainda está longe do pleito. Em tese, a prisão prejudica mais a Geddel, em sí, que vê sua carreira política chamuscada e, se já tentou duas vezes o Palácio de Ondia, sem êxito, agora, então, suas chances são menores ainda.

   2. Também ainda é cedo para avaliar o desdobramento da prisão em si com a Operação "Cui Bono?", que investiga prováveis atos de corrupção na Caixa, onde Geddel, no governo Dilma Rousseff, PT, era um dos vice-presidentes. O teor dessas investigações ainda não é do conhecimento mais amplo da imprensa, em sua totalidade.

   3. Evidente que para o prefeito de Salvador, ACM Neto, a prisão de Geddel não é nada interessante, uma vez que se trata de um forte aliado e as negociações para a entrada do então deputado Bruno Reis, no PMDB, para alcançar a posição de vice-prefeito de Salvador, como alcançou, foram articuladas pela duplaa Neto/Neto e sacramentada em solenidade na sede do PMDB, no Stiep.
 
   4. E Bruno, caso ACM Neto seja candidato a governador e este sendo vitorioso, em hipótese, será titular no comando da Prefeitura por dois anos, com direito à reeleição. Isso não significa, também e lá adiante, que Bruno se mantenha no PMDB.
   
   5. Mas, como estamos falando de hoje, uma vez que a prisão de Geddel aconteceu nesta segunda-feira, temos que observar a situação da atualidade. A bancada da Oposição na Assembleia, hoje, sob a liderança do peemedebista Leur Lomanto Jr - aliado de Geddel - sofrerá perda de fôlego nas criticas ao governo Rui. E, se já vinha claudicante, sem muita firmeza, tende a ficar mais frágil.
   
   6. Em sínteses, no momento, a prisão de Geddel beneficia politicamente o governador Rui Coista. Evidente que Rui não vai se meter nessa seara, nem tripudiar, até porque o papel do político intelegente não é esse. Mas, se provocado - e na época da campanha sempre acontece isso - tem esse trunfo.

   7. A prisão de Geddel o afasta de uma provável presença na chapa majoritária DEM/PMDB/PSDB no estado e abre mais espaço - por exemplo - para o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, apontado como um bom nome para o Senado.
   
   8. Analistas nacionais afirmam que a prisão de Geddel pode complicar bastante sua vida, uma vez que haveria vários depoimentos de Joesley e Funaro o pondo em situações delicadas e a prisão envolve também esse aspecto de que Geddel teria atuando para impedir os avanços da Lava-Jato. 

   9. Nos próximos dias teremos uma noção mais aproximada do que poderá acontecer com o político baiano. Lembrando, ainda, que ele não tem foro privilegiado.
                                                                             ******
   10. A ordem de serviço para dar início às obras de recuperação da BA 504, no trecho entre Aramari e Ouriçangas, será assinada pelo governador Rui Costa na próxima quinta-feira (6), às 10h, no município de Ouriçangas. A recuperação desta estrada é resultado de uma indicação parlamentar do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), feita em 2013.

   11. Em um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, o trecho a ser recuperado compreende 19 km de extensão. A obra beneficiará 215 mil pessoas que habitam os municípios de Alagoinhas, Aramari, Ouriçangas, Santanópolis, Pedrão e Araçás, além de garantir mais segurança aos motoristas dos quase 500 veículos que trafegam na região diariamente.
   
   12. A Secretaria Municipal de Manutenção (Semanestá em estado de alerta em razão dos fortes ventos que atingem a capital baiana nesta segunda-feira (03), diante do risco de queda de galhos ou de árvores inteiras. Esse risco, de acordo com a Seman, seria em função da combinação dos ventos, que chegam a 30km/h, junto ao solo encharcado por conta das chuvas que atingem a cidade. 

   13. Somente durante o dia, quatro árvores aparentemente sadias caíram em consequência dos ventos nas regiões de Pau da Lima, Barra, Arraial do Retiro e São Rafael.

   14. Por esse motivo, a Seman reforçou o plantão noturno e diurno para o acompanhamento dos vegetais da cidade. "A velocidade acima do normal nos preocupa e, por isso, estamos em estado de alerta. 

   15. É importante observar que as ações preventivas realizadas pela Prefeitura em cerca de 5 mil vegetais por mês garantem a redução de incidentes, mas seguimos acompanhando o comportamento dos vegetais, inclusive porque muitos estão em terreno privado", alerta o titular da Seman, Marcílio Bastos.
   
   16. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa – ALBA, deputado e primeiro vice-presidente Luiz Augusto, participou no domingo (02.07) dos tradicionais festejos pelo 2 de Julho - data em que é comemorada a Independência da Bahia. 

   17. A solenidade teve início com uma alvorada de fogos na Lapinha e marcou a 194ª comemoração do evento cívico. Luiz Augusto estava em substituição ao presidente Angelo Coronel, que está fora do Estado em compromisso particular.

   18. Representando o Legislativo baiano, Luiz Augusto participou do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), ao lado do governador Rui Costa; do prefeito de Salvador, ACM Neto; e do professor Eduardo Morais de Castro. 

   19. Luiz Augusto também acompanhou os dois dos símbolos dos festejos, o Caboclo e a Cabocla, saindo da Lapinha em direção ao Centro Histórico de Salvador.
   
   20. O programa Olá Bahia, com Carlos Geilson, estreou nesta segunda-feira (3/7), na Rádio Popular FM 100,7 MHz. Com notícias com uma linguagem leve, mesclando jornalismo e entretenimento, o programa trouxe nesta primeira edição a participação de políticos, jornalistas e ouvintes, que parabenizaram o âncora Carlos Geilson e os repórteres Elias Lúcio e Patrícia Oliveira pela nova empreitada.

   21. Geilson prometeu trazer sempre algumas notícias quentes no cenário político e hoje já trouxe uma novidade. Segundo ele, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, vai se afastar do cargo no ano que vem, para ser candidato a vice-governador ou a senador, na chapa encabeçada por ACM Neto (DEM). Há probabilidade, inclusive, de José Ronaldo mudar de sigla partidária.
   
   22. A votação dos projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Desafetação de Bens Públicos foi invertida em reunião do Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Salvador (CMS), na manhã desta segunda-feira (3), no Salão Nobre da Casa. 

   23. O presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), propôs a modificação diante das sugestões do Ministério Público da Bahia de alterações no projeto de Desafetação.

   24. Os liderem definiram que a LDO segue para votação na sessão ordinária desta quarta-feira (5). Caso ocorra pedido de vista, ficará para o dia 10. Já o projeto de Desafetação deve ser apreciado em Plenário no dia 12.
   
   25. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia realiza nesta terça-feira, dia 4 de julho, às 10h, o lançamento oficial da 6ª edição da Liquida Bahia, no hotel Sheraton da Bahia. O evento vai contar com apresentação da campanha 2017, seguida de uma palestra da especialista em inovação e empreendedorismo, Simone Bazzan, com o tema “Aumente a Performance da sua Empresa Utilizando Ferramentas Tecnológicas Inovadoras – Projeto Inova Varejo”.
 
   26. A palestra é parte do PNDV (Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo), desenvolvido pelo Sebrae nacional e CNDL. O lançamento vai reunir empresários, parceiros e autoridades. A Liquida Bahia ocorre este ano entre os dias 7 e 16 de julho e tem realização da FCDL Bahia e CDLs do Estado; patrocínio da Rede; e apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Sebrae Bahia e CDL Salvador.
 
   27. Os microempreendedores individuais (MEIs) de Salvador que tiverem débitos com a Receita Federal podem obter orientações para parcelamento por meio do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), localizado no Comércio. O prazo dado pelo órgão federal para regularização da situação foi iniciado nesta segunda-feira (3).
 
    28. O pagamento dos débitos apurados na forma do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos, abrangidos pelo Simples Nacional (Simei) até a competência do mês de maio de 2016, poderá ser feito em no máximo 120 prestações com valor mínimo de R$50. Para conseguir o parcelamento via CEM, o empreendedor ou ambulante deverá ter o endereço do negócio em Salvador e estar com a declaração anual de faturamento em dia.